O acesso limitado as artes nacionais no Brasil

  • 0

A semana de arte moderna revelou a importância da arte para a sociedade brasileira, ocasionando grande repercussão de criatividade nos artistas. No contexto atual, nota-se a dificuldade do acesso às artes nacionais, sendo decorrente principalmente na falta de incentivo escolar e político.

A vista disso, pode-se acrescentar que o procedimento artístico proporciona a união da racionalidade com a emoção, fatores cruciais para a vida. Com isso, a constituição federal de 1988 assegura a todos os cidadãos a liberdade de acesso a meios culturais/artísticos, dando valorização a arte pública. Porém, a descrição efetuada, não é vivenciada na prática, tendo em vista que o incentivo escolar para o acesso a processos criativos e culturais é reduzido, elevando a problemática.

Outrossim, faz-se necessário citar que a má divulgação dos processos artísticos nacionais, prejudicam a cultura e a desenvoltura da sociedade. Ademais, ao observar a pintora “Frida Kahlo”, conclui-se que suas obras eram símbolos de inovação e críticas ao sistema. Nesse cenário, a arte atinge a reflexão popular a respeito da política, sendo este, um dos principais fatores para a falta de investimento político na arte brasileira.

Conquanto, manifesta-se a obrigatoriedade de uma intervenção midiática, por seu avanço na distribuição de informações, podendo descrever em redes sociais ( tais como Facebook e Instagram, pois possuem maior alcance do público), a importância da arte nacional para a cultura e para o desenvolvimento crítico, incentivando a população a obter desejo pelos movimentos artísticos, não só isso, mas também, tornar o Brasil uma nação reconhecida pelos seus atos sociais gratificantes.

Compartilhar

5 Correções

  1. Olá! Vou tentar te ajudar
    ** Lembrando que não sou “profissional”, só quero tentar ajudar!

    Pontos positivos: Você iniciou seu texto contextualizando e explicitou sua tese dando um “spoiler” do que será dito posteriormente.
    Pontos negativos: Tente desenvolver um pouco mais a relação entre a semana de arte moderna com o cenário atual, lembre-se que o corretor quer tudo muito bem explicado!

    Desenvolvimento(1) ->
    Pontos positivos: Você mostrou uma das causas do problema e a embasou com um repertório, que aliás é ótimo para ser utilizado em qualquer tema, a constituição.
    Pontos negativos: Novamente, desenvolva mais seu raciocínio até que esteja um parágrafo bem completo e consistente. Tente fazer uma frase de conclusão em cada parágrafo, use palavras de impacto para resumir o que foi dito.

    Desenvolvimento(2) ->
    Pontos positivos: Você mostrou a outra causa proposta e a embasou com um repertório
    Pontos negativos: Novamente, desenvolva mais seu raciocínio até que esteja um parágrafo bem completo e consistente. Tome cuidado com os conectivos! Geralmente, em um desenvolvimento, nós fazemos o tópico frasal (que vc fez) e após o embasamos com um repertório produtivo, portanto tente utilizar conectivos como — Portanto, entretanto, contudo, mas e etc. ” Outrossim, faz-se necessário citar que a má divulgação dos processos artísticos nacionais, prejudicam a cultura e a desenvoltura da sociedade. Ademais, ao observar a pintora “Frida Kahlo” […]”. O “ademais” naquele contexto não caberia, mas sim um conectivo de consequência ou contraste.

    Conclusão ->
    Pontos positivos: Você identificou o real problema da proposta e soube formular uma solução para ele.
    Pontos negativos: Cuidado com os 5 elementos! A competência 5 é considerada a mais fácil de tirar 200 pts, pois trata somente da proposta de intervenção. Mas para vc conseguir terá que cumprir os 5 elementos. No seu texto eu identifiquei apenas 3, faltou o agente e a finalidade. A finalidade foi inserida, mas de forma incompleta e improdutiva (os corretores a classificariam como uma frase de fechamento, portanto sempre faça a proposta de intervenção e após terminá-la coloque uma frase de fechamento com elementos que remetam a algo utilizado na introdução).

    Competência 1 (domínio da norma culta) = 180
    Competência 2 (Compreensão da estrutura e do tema) = 180
    Competência 3 (Selecionar, relacionar e organizar argumentos) = 120
    Competência 4 (Conhecimentos linguísticos para construção da argumentação) = 180
    Competência 5 (Proposta de intervenção) = 120
    Nota final = 780

    Espero ter ajudado!

    • 2
  2. introdução: Gostei, mas acho que você precisaria desenvolver mais um pouco, lembre o corretor “não” conhece o assunto

    desenvolvimento: muito bem colocados e claros para quem estar lendo, isso mostra q você entendeu o tema

    conclusão: faltou detalhamento e alguns aspectos do meio e da ação.

    você tem um repertorio bom, quanto mais praticar melhor
    nota:780

    • 1
  3. Olá! Apesar de não ser profissional, espero te ajudar com algumas informações que observei em seu texto.

    No primeiro parágrafo os pontos que serão citados no desenvolvimento estão muito bem colocados e claros para o leitor. Isso mostra que o tema foi entendido e será exposto ao decorrer do tema a sua posição sobre ele. Em relação a isso as ideias estão bem colocadas , porém é bom que desenvolver mais a relação entre o repertório e o tema, porque seu repertório é bom, mas você não o relacionou com o tema. ( Desenvolver as ideias a partir de um exemplo/repertório demostra ao leitor que você tem domínio do texto e boa argumentação.) – Eventos culturais e históricos é interessante que sejam colocados em letras maiúsculas – Semana de Arte Moderna ou Primeira Revolução Industrial, Segunda Guerra. Palavras que denotam ênfase – principalmente, geralmente – é bom colocar entre vírgulas, elas dão uma ideia a mais na frase.

    Segundo- Porém, a descrição efetuada, não é vivenciada na prática, ( cuidado para não separar o sujeito do predicado; aqui a descrição não é vivenciada, ela sofre a ação e se comporta como um sujeito)
    Como já falado, é preciso haver um relacionamento do repertório com o texto e também um desenvolvimento dessa ideia, explique sobre o tema e a relação com o exemplo que você citou. ( Isso ocorre nos dois desenvolvimentos, por isso é bom reavaliar a forma de dissertação, melhorando sua argumentação (exponha os fatos e os explique brevemente, mas de maneira objetiva)

    A conclusão ficou muito boa, porém faltou alguns aspectos como o meio que a ação ia ocorrer, um detalhamento melhor da ação, e de seus impactos no meio. ( É bom, mas não é obrigatório, vc pode ao final do texto fazer uma última relação com o repertório citado em um de seus parágrafos, de preferencia o primeiro.

    Nota: 780

    • 1
  4. Gostei da introdução, mas acho que você precisaria desenvolver ela mais um pouco, ela tem apenas dois períodos, quando o recomendado é 3. Um ponto positivo foi que você esclareceu quais seriam os pontos da sua argumentação já de início.
    Em resumo, acredito que você tenha que treinar desenvolver melhor suas ideias, tanto na introdução, quanto nos dois paragrafos de desenvolvimento.
    (sou apenas uma vestibulanda)

    • 1
  5. Ola
    Competência 1 (domínio da norma culta) = 180
    Competência 2 (Compreensão da estrutura e do tema) = 180
    Competência 3 (Selecionar, relacionar e organizar argumentos) = 120
    Competência 4 (Conhecimentos linguísticos para construção da argumentação) = 180
    Competência 5 (Proposta de intervenção) = 120
    Nota final = 780

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.