Estudante

Fome no Brasil, como enfrentar esse problema? (Se possível coloquem nota pfv).

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No filme ‘’Inácio Garapa – O Matuto Sonhador’’, o protagonista Inácio, junto com sua família, passa por muitas dificuldades, entre elas, a fome, diante das circunstâncias, o personagem decide sair de sua cidade junto com sua mulher e filhos em busca de melhores condições de vida.  Fora do mundo fictício, no Brasil, esse cenário não se difere. Muitos brasileiros, além de enfrentar seus obstáculos econômicos, se preocupam com a real falta de alimento em suas casas, em que, muitas vezes, os limitam de realizarem suas refeições ao dia. Diante dessa perspectiva, é necessária uma análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Em primeiro lugar, vale ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o problema da fome no país. Nesse sentido, é lícito citar, que mesmo à Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, em seu artigo 6°, garantir o direito a educação, saúde e alimentação, como inerente a todo cidadão brasileiro, tal benefício não tem se aplicado com ênfase na prática, quando se observa a fome presente no Brasil, na qual muitas pessoas são vítimas, por não possuírem condições financeiras suficientes para conseguirem uma alimentação digna, pois tal situação os enquadram.

Ademais, é fundamental apontar que com a chegada de uma pandemia e um urgente isolamento social, essa temática se agravou, pois muitas famílias ficaram em um estado vulnerável já que muitos responsáveis pela economia da família, não podiam sair de suas casas para trabalhar. Mesmo existindo políticas públicas, como o programa do Bolsa Família, tal benefício não é o suficiente, pois, grande parte dos gastos familiares ultrapassam a quantia fornecida pelo programa social. Em consequência disso, muitos buscam ajuda a conhecidos e desconhecidos para amenizar o seu caso, se entregando a sorte de realizar sua futura refeição ou não. Posto isso, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Portanto, cabe ao Governo através do Ministério da Cidadania, promover projetos que visem a distribuição de cestas básicas, voltadas para famílias e pessoas de baixa renda, por meio de cadastros que garantam a entrega de alimentos, para àqueles que estejam precisando, é importante que o cadastro seja realizado em locais acessíveis, como escolas e praças públicas, para que todos tenham acesso. Além disso, o Governo deve criar e aprimorar, políticas públicas, para cada região, para que sejam mais eficientes e eficazes, objetivando aumentar a oferta de emprego e programas de ajuda, principalmente para famílias necessitadas.

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5 Correções

  1. BOA NOITE JULLIA ! TUDO BEM? Espero que sim, vamos lá =D

    INTRODUÇÃO:
    *Fundamentação do tema (repertório)
    *Problematização do tema
    *OK!

    IMPORTANTE: É necessário apresentar a tese logo na introdução. ok?

    Desenvolvimento 01:
    * Uso dos elementos conectores
    *Presença de repertório
    * Argumentação boa
    *Tópico frasal ok!

    OBS:
    Procure desenvolver os períodos de forma HARMONIOSA, desse modo as ideias ficam articuladas de maneira eficaz.
    > A QUANTIDADE DE PERÍODOS POR PARAGRAFO SÃO 3.

    Desenvolvimento 02:
    * Uso de conectivos
    * Apresentação de repertório
    * Fundamentação do tema

    OBS:
    Procure desenvolver uma argumentação objetiva, sempre. Isso ajuda a articular uma sequência lógica de ideias, consequentemente ,vedando que haja alguma fuga do tema.

    Outra coisa, cuidado com a ausência de conectivo no inicio dos períodos, isso pode deixar a sua argumentação um tanto solta.

    *** Muitas repetições das palavras “família”, cuidado. Esse requisito faz com que você perca pontos na competência 01.

    Conclusão:

    Portanto, cabe ao Governo através do Ministério da Cidadania, promover projetos que visem a distribuição de cestas básicas, voltadas para famílias e pessoas de baixa renda,por meio de cadastros que garantam a entrega de alimentos, para àqueles que estejam precisando, é importante que o cadastro seja realizado em locais acessíveis, como escolas e praças públicas, para que todos tenham acesso. Além disso, o Governo deve criar e aprimorar, políticas públicas, para cada região, para que sejam mais eficientes e eficazes, objetivando aumentar a oferta de emprego e programas de ajuda, principalmente para famílias necessitadas.

    * Respeitou os direitos humanos
    * Proposta completa

    OBS:
    Senti falta apenas de um fechamento de ideias no final da conclusão, que retomasse ao repertório da sua introdução. Creio eu que ficaria mais completo.

    Cuidado com divisão dos períodos, desenvolva-os de forma igualitária, ok? Dessa maneira, fará com que a sua conclusão esteja completa com uma sequência lógica de ideias.

    Outra coisa, procure usar mais conectivos conclusivos, isso trás mais coerência e enriquece o seu parágrafo.

    _______ CORREÇÃO POR COMPETÊNCIA _______

    COMPETÊNCIA 01: 140
    COMPETÊNCIA 02: 160
    COMPETÊNCIA 03: 180
    COMPETÊNCIA 04: 160
    COMPETÊNCIA 05: 180

    SUCESSO NOS ESTUDOS.
    =)

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  2. No filme ‘’Inácio Garapa – O Matuto Sonhador’’, o protagonista Inácio, junto com sua família, passa por muitas dificuldades, entre elas(12), a fome, diante das circunstâncias, o personagem decide sair de sua cidade junto com sua mulher e filhos em busca de melhores condições de vida. Fora do mundo fictício, no Brasil, esse cenário não se difere. Muitos brasileiros, além de enfrentar(1) seus obstáculos econômicos, se preocupam(2) com a real falta de alimento em suas casas, em que(13), muitas vezes, os(3) limitam de realizarem suas refeições ao dia. Diante dessa perspectiva, é necessária uma análise dos fatores que favorecem esse quadro.
    1- enfrentarem
    2 – preocupam-se
    3 – quem/o que os limitam? Frase mal formulada.
    12 – sem vírgula
    13 – a qual
    Observação: recomenda-se, já na introdução, antecipar os fatores que favorecem o quadro apresentado.
    Em primeiro lugar, vale ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o problema da fome no país. Nesse sentido, é lícito citar, (4)que mesmo à(5) Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, em seu artigo 6°, garantir(6) o direito (7)a educação, saúde e alimentação, como inerente a todo cidadão brasileiro, tal benefício não tem se aplicado com ênfase na prática, quando se observa a fome presente no Brasil, na qual muitas pessoas são vítimas, por não possuírem condições financeiras suficientes para conseguirem uma alimentação digna, pois tal situação os enquadram.
    4 – sem vírgula
    5 – sem crase
    6 – garante
    7 – com crase
    Ademais, é fundamental apontar que com a chegada de uma pandemia e um urgente isolamento social, essa temática se agravou, pois muitas famílias ficaram em um estado vulnerável(8) já que muitos responsáveis pela economia da família(9), não podiam sair de suas casas para trabalhar. Mesmo existindo políticas públicas, como o programa do Bolsa Família, tal benefício não é o suficiente, pois,(10) grande parte dos gastos familiares ultrapassam a quantia fornecida pelo programa social. Em consequência disso, muitos buscam ajuda a conhecidos e desconhecidos para amenizar o seu caso, se entregando a sorte de realizar sua futura refeição ou não. Posto isso, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
    8 – vírgula
    9 – sem vírgula
    10 – sem vírgula
    Portanto, cabe ao Governo(agente) através do Ministério da Cidadania(meio), promover projetos que visem a distribuição de cestas básicas(ação), voltadas para famílias e pessoas de baixa renda, por meio de cadastros(meio) que garantam a entrega de alimentos, para àqueles que estejam precisando, é importante que o cadastro seja realizado em locais acessíveis,(detalhamento) como escolas e praças públicas, para que todos tenham acesso. Além disso, o Governo deve(ação 2) criar e aprimorar(11), políticas públicas, para cada região, para que sejam mais eficientes e eficazes, objetivando aumentar a oferta de emprego(finalidade 2) e programas de ajuda, principalmente para famílias necessitadas.
    11 – sem vírgula

    C1: 160
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 200
    C5: 160

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  3. I – Frases gigantes. II – Organização argumentativa. III – Nota

    I – Frases que ultrapassam o limite de 02 linhas (25 palavras, mais ou menos) combinam diversas orações que pedem construções complexas o suficiente para lhe dar uma bela de uma dor de cabeça. Limite o tamanho das suas frases e você verá que os erros de norma culta diminuirão, além de você provavelmente perceber mais facilidade para organizar os pensamentos, reler o que escreveu, para não se perder. O leitor também agradece.

    II – Escrever primeiro um tópico frasal; após, uma explicação desse tf; após, o aprofundamento. Essa parece ser uma fórmula que garante a coerência.

    O primeiro argumento trata de uma negligência estatal, mas que não foi provada. O Estado não funcionar e o Estado não cumprir a Constituição são quase repetições de uma mesma ideia. Talvez a Constituição servisse de ênfase pontual no aprofundamento, mas eu, pelo menos, gostaria de vê-la explicando o que é essa negligência estatal, por que ela acontece, como ela acontece, que tipo de relação se estabelece entre essa negligência e a fome, qual é o problema de as pessoas terem que migrar… Enfim, isso tudo são opções de abordagem argumentativa que você tem. Obviamente não precisa responder a tudo, só àquilo que você achar mais importante para o seu argumento – e, claro, aquilo que você melhor conseguir escrever.

    O segundo traz a pandemia para a discussão, e eu não sei até que ponto devemos pensar nessas circunstâncias temporárias para argumentar no Enem, já que o problema da fome é antigo no Brasil. Dificilmente, inclusive, o Enem traz temas com recorte temporário. Esses são problemas que persistem ou persistirão, independentemente dessas circunstâncias.

    Está proibida de pensar em covid como argumento? Claro que não. A pandemia vai marcar a nossa geração em vários aspectos, mas tome sempre o cuidado de não torná-la o seu centro argumentativo em temas cuja força infelizmente parece resistir ao tempo, para demonstrar que conhece o “pré-pandemia”.

    III – Senti que as notas dos colegas foram rigorosas. Sem dúvidas a C1 poderia receber 120, mas as 400 palavras também pedem um equilíbrio. Encontrei 25 erros, alguns que não foram apontados pelos outros, mas também não acho que deva ser o seu foco nos estudos agora. Imagino que, na prova, receberia 160.

    C2 seria 200 pelo repertório introdutório, apesar de eu não curtir essa estratégia. Entendo a sua dificuldade argumentativa e, então, o seu maior esforço na introdução. Argumentos são guiados por perguntas; você deve saber se fazer essas perguntas que o corretor pode fazer.

    C3 imagino com 160, mas também poderia receber 120, já que não vislumbrei desenvolvimento do primeiro argumento, mas esse sou eu, do Direito. Ah, sei lá o quanto a faculdade influencia a minha leitura sobre argumentos constitucionais.

    C4, 160. Aqui, eu estaria sendo rigoroso pela repetição de algumas palavras, como “junto com”, “família” e uma sequência de pois-pois-pois ali entre o 2º e o 3º parágrafos que dava pra evitar.

    C5, 200. Você parece estar sabendo o que faz, aqui.

    Caso tenha alguma dúvida, não se importe de me perguntar.

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  4. Introdução:
    No filme ‘’Inácio Garapa – O Matuto Sonhador’’, o protagonista Inácio, junto com (1) sua família, passa por muitas dificuldades, entre elas, (2) a fome, (3) diante das circunstâncias, o personagem decide sair de sua cidade junto com (4) sua mulher e filhos em busca de melhores condições de vida. Fora do mundo fictício, no Brasil, esse cenário não se difere. (5) Muitos brasileiros, além de enfrentar seus obstáculos econômicos, se preocupam com a real falta de alimento em suas casas, (6) em que, muitas vezes, os limitam de realizarem suas refeições ao dia. Diante dessa perspectiva, é necessária uma análise dos fatores que favorecem esse quadro. (7)

    (1) “Junto com” é um pleonasmo, pois o “junto” tem a mesma função de “com” que é unir algo. Portanto, evite usá-la
    (2) O uso dos dois pontos ao invés da vírgula ficaria melhor
    (3) Ponto final
    (4) Mesmo motivo da (1)
    (5) O uso do conectivo “onde” deixaria a argumentação mais fluida.
    (6) vírgula desnecessária
    (7) Quais fatores? Faltou citá-las

    ———
    Desenvolvimento 1:

    Em primeiro lugar, vale ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o problema da fome no país. Nesse sentido, é lícito citar, (1) que mesmo à Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, em seu artigo 6°, garantir o direito a educação, saúde e alimentação, como inerente a todo cidadão brasileiro, tal benefício não tem se aplicado com ênfase na prática, quando se observa a fome presente no Brasil, na qual muitas pessoas são vítimas, por não possuírem condições financeiras suficientes para conseguirem uma alimentação digna, pois tal situação os enquadram. (2)

    (1) Vírgula desnecessária
    (2) Faltou fechamento

    —–

    Desenvolvimento 2:

    Ademais, é fundamental apontar que com a chegada de uma pandemia e um urgente isolamento social, essa temática se agravou, pois muitas famílias ficaram em um estado vulnerável já que muitos responsáveis pela economia da família, não podiam sair de suas casas para trabalhar (1). (2) Mesmo existindo políticas públicas, como o programa do Bolsa Família, tal benefício não é o suficiente, pois, (3) grande parte dos gastos familiares ultrapassam a quantia fornecida pelo programa social. Em consequência disso, muitos buscam ajuda a conhecidos e desconhecidos para amenizar o seu caso, se entregando (4) a sorte de realizar sua futura refeição (5) ou não. Posto isso, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

    (1) Erro de concordância. Trabalharem*
    (2) Faltou conectivo
    (3) Vírgula desnecessária
    (4) pronomes oblíquos nunca devem vir ao início de uma frase. Entregando-se*
    (5) erros de concordância. Realizarem*, suas*, futuras* e refeições*
    Obs: Muitas repetições das palavras “família”

    ——-

    Conclusão:

    Portanto, cabe ao Governo (1) através do Ministério da Cidadania, promover projetos que visem a distribuição de cestas básicas, (2) voltadas para famílias e pessoas de baixa renda, por meio de cadastros que garantam a entrega de alimentos, (3) para àqueles que estejam precisando, (4) é importante que o cadastro seja realizado em locais acessíveis, como escolas e praças públicas, para que todos tenham acesso. Além disso, o Governo deve criar e aprimorar, (5) políticas públicas, (6) para cada região, para que sejam mais eficientes e eficazes, objetivando aumentar a oferta de emprego e programas de ajuda, principalmente para famílias necessitadas. (7)

    (1) Faltou vírgula
    (2) Vírgula desnecessária
    (3) Vírgula desnecessária
    (4) Ponto final
    (5) Vírgula desnecessária
    (6) Vírgula desnecessária
    (7) Faltou o fechamento

    Nota:
    C1: 120 pontos
    C2: 200 pontos
    C3: 160 pontos
    C4: 160 pontos
    C5: 160 pontos
    Total: 800 pontos

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  5. Olá! Segue minha opinião sobre sua redação:

    INTRODUÇÃO:
    No filme ‘’Inácio Garapa – O Matuto Sonhador’’, o protagonista Inácio, junto com sua família, passa por muitas dificuldades, entre elas (1), a fome, diante das circunstâncias, o personagem decide sair de sua cidade junto com sua mulher e filhos em busca de melhores condições de vida. Fora do mundo fictício, no Brasil, esse cenário não se difere.(2) Muitos brasileiros, além de enfrentar seus obstáculos econômicos, se preocupam com a real falta de alimento em suas casas, em que(3), muitas vezes, os limitam de realizarem suas refeições ao dia. Diante dessa perspectiva, é necessária uma análise dos fatores que favorecem esse quadro. (4)
    1- “trocaria entre elas” por “dentre estas”, já que você estaria se referindo às dificuldades encontradas
    2- trocaria esse ponto por dois pontos
    3- poderia colocar “em suas casas, que, por vezes, os limitam…”, daria mais dinâmica ao seu texto
    4- é importante sinalizar suas teses logo na introdução, digo, quais são esses fatores? já anuncie logo aqui

    D1:
    Em primeiro lugar, vale ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o problema da fome no país. Nesse sentido, é lícito citar, que mesmo à Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, em seu artigo 6°, garantir o direito a educação, saúde e alimentação, (1) como inerente a todo cidadão brasileiro, tal benefício não tem se aplicado com ênfase na prática, quando se observa a fome presente no Brasil, na qual muitas pessoas são vítimas, por não possuírem condições financeiras suficientes para conseguirem uma alimentação digna, pois tal situação os enquadram. (2)
    1-acredito que essa vírgula não se aplica aqui :/
    2-olha, seu parágrafo foi excelente, faltou dividir esse último período em 2 e o fechamento do seu parágrafo, ele ficou meio “aberto” nesse final, feche com: “Dessa maneira, sem a garantia de tal direito pela Constituição, muitas pessoas continuarão sem possuir uma alimentação digna” (só um exemplo bem abstrato, use palavras mais concisas no seu kkkk)

    D2:
    Ademais, é fundamental apontar que com a chegada de uma pandemia e um urgente isolamento social, essa temática se agravou, pois muitas famílias ficaram em um estado vulnerável (1) já que muitos responsáveis pela economia da família, não podiam sair de suas casas para trabalhar. (2) Mesmo existindo políticas públicas, como o programa do Bolsa Família, tal benefício não é o suficiente, pois, grande parte dos gastos familiares ultrapassam a quantia fornecida pelo programa social. Em consequência disso, muitos buscam ajuda a conhecidos e desconhecidos para amenizar o seu caso, se entregando a sorte de realizar sua futura refeição ou não. Posto isso, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
    1 – ausência de vírgula depois de vulnerável
    2 – faltou um conectivo
    Seu melhor parágrafo até aqui, excelente argumento e boa estruturação, foram erros bobos os que apontei, fáceis de melhorar. Parabéns!

    CONCLUSÃO
    Portanto, cabe ao Governo através do Ministério da Cidadania, promover projetos que visem a distribuição de cestas básicas, voltadas para famílias e pessoas de baixa renda, por meio de cadastros que garantam a entrega de alimentos, para àqueles que estejam precisando, é importante que o cadastro seja realizado em locais acessíveis, como escolas e praças públicas, para que todos tenham acesso. Além disso, o Governo deve criar e aprimorar, políticas públicas, para cada região, para que sejam mais eficientes e eficazes, objetivando aumentar a oferta de emprego e programas de ajuda, principalmente para famílias necessitadas.
    Conclusão perfeita, agente, ação, modo, finalidade e detalhamento. Muito bem estruturada, concisa e inteligente, curti mto! Eu adicionaria uma frase que retomasse o repertório da introdução, daria um charme a mais.

    Estimando uma nota final: 820. Essa nota é meramente estimativa e considerativa, já que eu não sou profissional no assunto. Você escreve muito bem, meus parabéns :)

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