Desafios para a prática de leitura no Brasil

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Apesar da Constituição Federal de 1988 assegurar legalmente o direito a educação, vê-se que há muito tempo a prática de leitura no Brasil é vista como um problema. Isso acontece não só pela falta de incentivo familiar, mas também o valor elevado dos livros.

Sob esse viés, com a carência de estímulo a leitura muitos jovens acabam crescendo com o desinteresse pelo costume de ler, muitas pessoas começam a ter contato com livros apenas quando estão no colégio o que poderia ser diferente se desde de crianças os pais estimulasssem os filhos a terem uma rotina de leitura. De acordo com a Declaração Universal Dos Direitos Humanos, todos os seres humanos nascem iguais em dignidade e em direitos. Porém no Brasil o problema da prática da leitura não encontra respaldo político e social para ser solucionado.

Ademais, com o alto preço que as livrarias colocam nas obras, muitos leitores param de comprar os livros o que acaba prejudicando também as lojas já que muitas delas são obrigadas a fecharem por falta de público. Segundo o levantamento feito pelo Instituto Pró- Livro, apenas 52% dos brasileiros têm o hábito de leitura.

Portanto, cabe as escolas criar bibliotecas para incentivar os estudantes a ler, em conjunto os parentes devem mostrar os filhos desde de pequenos a importância da leitura, com o intuito que os jovens mudem a mentalidade sobre a leitura. Além disso, as livrarias devem agir da diminuição dos preços e na divulgação dos livros, com o objetivo de recuperar e conquistar novos leitores e assim resolver o próprio problema de baixo lucro.

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3 Correções

  1. Olá, vou tentar corrigir de acordo com o que sei do modelo Enem

    Você começou bem sua introdução, foi uma boa contextualização, mas eu senti falta de uma tese mais bem definida.
    No D1, você foi bem nos seus argumentos, eu só acho que eles ficaram meio sem coesão entre uma informação e outra, apesar da Declaração dos direitos humanos ser um bom repertório, não dá pra encaixa-lo em todo lugar, e eu achei que nesse tema ele não combinou tanto.
    ´´começam a ter contato com livros apenas quando estão no colégio“ , seja mais específica, acho que sendo o colégio uma instituição de ensino, crianças pequenas podem ir ao colégio, logo, também seria responsabilidade dos professores incentivar esse gosto pela leitura.

    D2, é interessante a conexão que você criou, como uma coisa leva a outra, mas lembre-se que, se as livrarias aumentaram os preços existem outros lugares onde é possível achar livros mais acessíveis, como sebos ou lojas de departamento, tente não fugir muito do tema.

    Conclusão, apesar da solução ser interessante, você não colocou o orgão responsável pela ação, nem como ela deve fazer isso, nem o detalhamento. As livrarias realmente poderiam arrumar meios de divulgação mais impactantes, mas muita coisa influencia no preço final de um livro, dificultando assim, a diminuição dos preços.

    Espero ter te ajudado :)

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  2. Oii, tudo bom?
    A introdução começou bem, mas faltou uma tese para ser defendida
    No segundo parágrafo duas coisas “muitas pessoas começam a ter contato com livros apenas quando estão no colégio o que poderia ser diferente se desde de crianças pais estimulasssem os filhos a terem uma rotina de leitura.”, sei que vc não quis dizer isso, porém deu a entender que quando as crianças estão na escola não são mais crianças e a outra parte é que não consegui entender “De acordo com a Declaração Universal Dos Direitos Humanos, todos os seres humanos nascem iguais em dignidade e em direitos. Porém no Brasil o problema da prática da leitura não encontra respaldo político e social para ser solucionado.”, então é necessário que as ideias sejam organizadas para que deixe uma mensagem clara e objetiva.
    O 3° parágrafo está bom, só faltou mais desenvolvimento, e a proposta de intervenção não ficou tão boa,
    Precisa de agente para as ações colocadas, o efeito disso, e não é simples diminuir preços, existe motivos do livro ser caro e não é apenas culpa da livraria.

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  3. Competência 1: 120
    Competência 2: 160
    Competência 3:120
    Competência 4:120
    Competência 5: 120

    Olá minha jovem,
    Competência 1: vc conseguiu se sair razoavelmente bem, tente estudar um pouco sobre o uso da vírgula, não só isso tente treinar concordância, frases como “desde de pequeno” (parágrafo final), devem ser substituídas por “desde pequeno” ou se preferir desde a “tenra infância”. Tal erro não é único, tente buscar esse tipo de inadequação no seu texto. A nota que dei foi branda poderia ser menor se o texto fosse estudado por um profissional de português, ou pelo menos alguém mais rígido.

    Competência 2, você usou um repertório sociocultural produtivo, porém eles ficaram muito soltos no texto, tente desenvolver melhor seus repertórios.

    Competência 3: Como já falei mesmo as ideias estando lá, estão desorganizadas e mal desenvolvidas. foque nisso com mais afinco.

    Competência 4: Vc se saiu bem, no que tange ao início dos parágrafos, porém o texto carece de conectivos que interliguem as ideias nos parágrafos.

    Competência 5: Vc inseriu agentes e ações, ótimo, eles foram um pouco carentes tente ler redações nota mil e tente abstrair o que seria agentes e ações interessantes. Mas o detalhamento foi muito superficial, foque nisso, o efeito muito bom e o meio não existe.

    Bom foi isso, me perdoe por qualquer erro, sou só mais um aluno, e lembre-se quanto mais treino melhor.

    Ps: Todas as notas que coloquei poderiam ser menores se analisadas por um profissional.

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