“Não podemos continuar vivendo como se não houvesse amanhã, porque existe um amanhã”. Esse pensamento, da ativista ambiental Greta Thumberg, levanta a necessidade da substituição das energias não renováveis, visto que seu uso não será viável em um futuro próximo. Acerca disso, as fontes tornáveis destacam-se como uma alternativa, entretanto, no Brasil ainda há desafios quanto ao acesso a estas, apesar do país possuir boas características para sua implantação.
A partir desse cenário, pode-se afirmar que a implementação de energias retornáveis em larga escala não é uma realidade em razão de possuir custos inacessíveis para a maioria da população. Nesse sentido, segundo o site Portal Solar, o valor para a instalação de um projeto completo de energia solar fotovoltaica em uma residência ultrapassa os 15 mil reais. Esse exemplo demonstra que tais despesas dificultam a popularização dessas tecnologias entre os cidadãos menos abastados do país. Com base nisso, conclui-se que é essencial que as fontes de joules duradouras e limpas tornem-se mais econômicas a curto prazo.
Por outro lado, o território brasileiro possui atributos extremamente propícios para a geração de energias sustentáveis. Destarte, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), cerca de 80% da energia usada no país é oriunda de fontes renováveis. No entanto, esses números poderiam ser maiores, tendo em vista o potencial das terras nacionais, as quais apresentam alto índice de radiação solar além de condições favoráveis de ventos. Diante do exposto, fica claro que o país precisa aproveitar melhor os seus recursos naturais.
Portanto, medidas precisam ser tomadas para a resolução do problema. A fim de difundir o uso de energias renováveis urge que o Ministério da Economia diminua os custos de sua implantação, mediante a criação de tecnologias nacionais mais acessíveis a partir de pesquisas na área, de forma a garantir que todas as construções sejam abastecidas com fontes duráveis. Só assim, como Greta citou, os cidadãos terão uma vida mais sustentável.
Ângelo.
Olá! De acordo com as competências do ENEM:
C1: 160
Percebi erros de vírgula e de algumas palavras(Ex: retornáveis, o certo não seria renováveis?). Enfim, procure melhorar isso,
C2: 200
Parabéns! Não fugiu do tema em nenhum momento!
C3: 200
Argumentação maravilhosa!
C4: 200
Gostei da grande variedade de conectivos!
C5: 200
Proposta de intervenção completa.
Nota final: 960
A redação está ótima, continue assim. Fique de olho apenas quando estiver escrevendo. Ah, e na introdução, comece falando “A ativista (nome dela” afirma que…”, começar com a citação não ficou muito legal. Mas o resto do texto está ótimo, você vai longe!!