Mestre

MORADORES EM SITUAÇÃO DE RUA NO BRASIL

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            A obra brasileira “Capitães da Areia”, do escritor Jorge Amado, retrata a história de Pedro Bala, um garoto que liderava um grupo de crianças órfãs, que moravam na rua e encontraram na criminalidade sua forma de sobrevivência. Para além da ficção, percebe-se que o cenário descrito pelo autor é visto no Brasil contemporâneo, já que são notórios os altos índices de pessoas em situação de rua no país. Nesse contexto, é evidente que há óbices que inviabilizam o combate dessa problemática, tais como a constante negligência governamental, além de fatores socioeconômicos.

             A princípio, sabe-se que o descaso da esfera pública no que tange à proteção dos direitos dos cidadãos é um fator determinante para agravar os casos de moradores em situação de rua na nação verde-amarela. Nessa perspectiva, destaca-se o Artigo 6º da Constituição Cidadã, o qual garante os direitos sociais a todos os indivíduos, dentre os quais encontra-se o direito à moradia. Sob esse prisma, nota-se a relação da temática em pauta com a perspectiva do filósofo e escritor Ferdinand Lassalle: de acordo com ele, uma lei, quando não reflete a realidade de um local, torna-se uma mera folha de papel.

             Concomitantemente, percebe-se que os fatores de ordem econômica caracterizam um agravante da situação. Nesse viés, é indubitável que, de acordo com os estudos do filósofo e educador Marshall McLuhan, o desenvolvimento capitalista possibilitou o surgimento de uma “Aldeia Global”, isto é, um espaço em que todos os indivíduos têm, teoricamente, suas relações facilitadas. No entanto, a partir da análise do diário real da escritora brasileira Carolina de Jesus, “Quarto de Despejo”, fica claro o lado obscuro do sistema econômico vigente na contemporaneidade. A autora em questão analisa a realidade vivenciada por ela e seus conterrâneos na Favela do Canindé, e retrata a vida de muitos cidadãos brasileiros que não possuem moradia para viver, enquanto outra grande parcela dos indivíduos vivem vidas luxuosas, e isso acontece devido, sobretudo, à desigualdade na distribuição de renda.

             A partir dos fatores supracitados, infere-se que o grande número de moradores em situação de rua no Brasil é uma problemática. Portanto, urge que o Ministério da Educação, em parceria ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, amplie as oportunidades laborais aos indivíduos em questão, por meio da oferta de cursos técnicos profissionalizantes e auxílios habitacional e alimentício durante o período de duração do curso. Dessa forma, mediante a capacitação profissional, tais cidadãos deverão ser inseridos no mercado de trabalho, obtendo a renda necessária para viverem uma vida digna. Essa ação, assim, deve ser realizada a fim de que os casos de moradores de rua diminuam no território tupiniquim, e para que situações de miséria, como aquelas narradas por Carolina de Jesus, sejam minimizadas na hodiernidade.

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3 Correções

  1. Opa, tudo bem?!

    ” A princípio” não é um conectivo Inter-Parágrafos. Sugiro “Nesse viés”,”Nesse contexto”, “Sob essa ótica”, “Sob esse viés”, “Nesse quadro”, “Esse quadro”, “Sob esse prima” também, etc.

    “Sob esse prisma, nota-se a relação da temática em pauta com a perspectiva do filósofo e escritor Ferdinand Lassalle: de acordo com ele, uma lei, quando não reflete a realidade de um local, torna-se uma mera folha de papel.”

    Então… na minha opinião não está errado,
    Só que os corretores e professores geralmente orientam ao aluno que escreva primeiro a citação e depois a explique por meio de comparação com a realidade. Você fez uma inversão, explicou a citação antes de citá-la.
    Procure evitar isso para não ter problemas.

    Fora isso, acho que só o teceiro parágrafo ficou grande demais. Talvez não caiba nas 30 linhas, embora isso varie com a caligrafia de cada um, mas tome cuidado.

    acho que sua nota ficaria em 940+

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  2. Oii, tudo bem? Não sou profissional na redação, mas vou te ajudar com o que sei.

    C1: Domínio da escrita formal
    200

    C2: Compreender o tema e não fugir do que é proposto
    200

    C3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    Trouxe ótimos repertórios!
    200

    C4: Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    200

    C5: Respeito aos direitos humanos e proposta de intervenção
    200

    Parabéns! Sua redação está excelente, com os três repertórios, ótimas teses e argumentos e contém os cinco itens na conclusão. Nota final: 1000

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  3. Olá tudo bem? espero que sim! sou iniciante talvez eu possa estar errada em alguns pontos.
    sua redação está boa, achei muito prazerosa de se ler porém
    te aconselho a melhorar a pontuação da sua redação como as vírgulas, é os acentos que faltou em algumas palavras, sua conclusão está ótimo mas estude mais o desenvolvimento.

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