” O que é barato sai caro e o que é caro custa dinheiro”. O provérbio português evidencia o preço do atual consumismo das pessoas. Tal retrato da realidade é fundamentado por fatores como: a falsa sensação de bem estar , a falta de educação financeira das famílias e a maciça indústria do marketing.
É notório que comprar proporciona uma sensação de paz e alegria. É nesse contexto que muitas pessoas se iludem com o passageiro contentamento e acabam por gastar desenfreadamente. Tal situação, faz com que mais a frente as mesmas se deparem com enormes dívidas e o que era felicidade passa a ser drama, pesadelo e angústia ocasionados pelo o impulso de adquirir só para se satisfazer e não por necessidade.
Além disso, a falta de conhecimento financeiro sobre economia, organização das finanças e gastos conscientes justificavam o padrão atual de consumo das famílias. Dados do Serviço de Proteção de Crédito (SPC) informa que 55% da população brasileira se encaixa no perfil de “consumidores em transição”, ou seja, que não sabem administrar por completo seu orçamento ainda.
Nesse sentido, a indústria de marketing também contribui para o consumo sem freios dos cidadãos. As propagandas que são veiculadas com o intuito de despertar o desejo de obter das pessoas acabam por aumentar o problema. Dessa forma, Cada vez mais tem-se uma sociedade que não pensa sobre a administração do seu dinheiro.
Assim, é de fundamental importância que o Ministério das Comunicações através da (SECOM) Secretaria Especial de Comunicação Social elabore propagandas sobre educação financeira com fins educativos para ser divulgadas nos veículos de rádio , TV e redes sociais. Ainda promover através do Ministério da Educação disciplinas nas escolas para ser ministradas por professores de exatas sobre finanças essas ideias contribuiriam para termos uma sociedade menos consumista e mais educada financeiramente.
WolfJr
Olá tudo bem? Estarei realizando a correção da sua redação, contudo vale ressaltar que não sou nenhum profissional, mas farei o meu melhor para lhe proporcionar uma redação de qualidade!
” fatores como; (1)”
(1)-Ponto e vírgula mal empregado, o correto seria dois pontos.
“É nesse contexto,(2)”
(2)- Vírgula má empregada.
Você demonstrou um bom domínio do assunto e cometeu poucos erros de português, porém, a sua conclusão não respondeu a pergunta “como?” Como implementar essas medidas? Esta é a principal fonte de erros nas redações, atente-se a isto. Recomendo ler um pouco mias os moldes do texto dissertativo-argumentativo.
Abraços virtuais, bons estudos :)