Iniciante

Obsolescência programada: uma armadilha para o consumidor e para o meio ambiente

  • 0

Desde a Revolução Industrial, o consumismo exagerado tem aumentado cada vez mais e aberto espaço, principalmente, para os ideias do Capitalismo. De maneira análoga, houve um aumento na obsolescência programada criada pelas empresas e essa configura-se como um problema na sociedade do consumo, pois prejudica tanto o consumidor quanto o meio ambiente. Dessa forma, o alto consumismo e o desejo de lucro das empresas corroboram a problemática.

Diante desse cenário, vale ressaltar que o consumismo é um dos principais fatores contribuintes para a obsolescência planejada. Segundo John Piper, escritor calvinista, “A marca do consumo é a redução do ‘ser’ para ‘ter’ “. Nesse contexto, a sociedade brasileira do consumo, por exemplo, tem um desejo enorme de consumir e de ter sempre os produtos mais revolucionários do mercado, por mais que isso apresente altos custos. Mediante a esse fato, as indústrias procuram uma forma de inovar o estoque e estimular a vontade consumista da população, criando então, a obsolescência programada, mesmo sendo prejudicial ao consumidor e ao meio ambiente.

Outrossim, o desejo de lucro por parte das empresas também é um fator crucial para haver a limitação gradativa da vida útil dos produtos, em especial, aparelhos eletrônicos. De acordo com o sociólogo inglês, Karl Marx, a economia é a base da sociedade capitalista. Nessa linha de raciocínio, apesar de gerar muito lixo para o meio ambiente e de ser uma armadilha para o consumidor, a necessidade de aumentar cada vez mais o lucro das empresas leva-as a recorrer às chamadas estratégias de “marketing”, principalmente, tornando obsoletos os aparelhos já disponíveis ao consumidor, o que trará a necessidade de adquirir os novos.

Portanto, o Ministério da Educação deve promover educação financeira aos estudantes, por meio de palestras e campanhas nas escolas, com a contratação de profissionais para ensinar a importância do consumo equilibrado, a fim de reduzir o consumo exagerado. Ademais, cabe ao Ministério da Justiça garantir o cumprimento dos direitos do consumidor, por meio de fiscalizações nas indústrias, que verifique a garantia dos produtos, ainda mais, de aparelhos eletrônicos, com o intuito de impedir a obsolescência programada do estoque. Espera-se, com isso, reduzir o alto consumo existente desde a Revolução Industrial.

Compartilhar

1 Correção

  1. – linha 02: capitalismo pode ser escrito com letra minúscula
    – linha 03: (…) empresas, e essa (…) – adicione uma vírgula
    análise introdução: bem feita e bem estruturada, contém os 3 períodos obrigatórios, vocabulário preciso, apresentação da tese bem feita. parabéns. eu, no entanto, acho que você deve explorar melhor o primeiro repertório sociocultural (revolução industrial). tente escrever um período completo (uma frase completa) sobre esse evento, explicando melhor

    análise desenvolvimentos 01 e 02: muito bem articulados, repertórios bem escritos, linguagem objetiva

    análise conclusão: contém os 5 elementos obrigatórios, mas não foi bem articulada. seu parágrafo de conclusão deve ser iniciado seguindo a seguinte estrutura:
    Conectivo de conclusão + reafirmação da tese + propostas + fechamento
    seu parágrafo não tem a reafirmação da tese, nem o fechamento.

    ficaria perfeito caso você fizesse da seguinte forma:

    “A partir dos fatores mencionados, percebe-se que a obsolescência programada é um problema fomentado pelo consumismo exacerbado e pelo desejo lucrativo capitalista. Portanto, cabe ao Ministério da Educação, promover a educação financeira aos estudantes, por meio de workshops informativos, que contem com a contratação de profissionais que ensinem a importância do consumo equilibrado, a fim de reduzir o consumo exagerado. Paralelamente, urge que o Ministério da Justiça garanta o cumprimento dos direitos do consumidor, por meio de fiscalizações eficazes nas indústrias, que verifiquem a garantia dos produtos, principalmente de aparelhos eletrônicos, com o intuito de impedir a obsolescência programada do estoque. Espera-se, com isso, reduzir o alto consumo existente desde a Revolução Industrial. Somente por meio de tais medidas, o impasse da obsolescência programada será superado no Brasil contemporâneo, e os impactos deixados pela Revolução Industrial serão minimizados.”

    vê? nessa conclusão, usei a sua como base, mas adicionei o que estava faltando. outra coisa: nuncaaa use “palestras” como uma ação, é muito clichê, e, como você deve saber, clichês são punidos severamente

    espero do fundoooo do meu coração ter te ajudado
    um beijo, e amei sua redação, vc escreve muito bem
    só corrige esses pontos que vai ser sucesso :)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.