Iniciante

O movimento imigratório para o Brasil no século 21

  • 1

São Tomás de Aquino defendeu que todo ser humano deve ser tratado com a mesma importância. Contudo, as pessoas que migram para o Brasil são vítimas de discriminação constantemente na conjuntura hodierna. Esse problema acontece devido à xenofobia e à falta de amparo por parte do Governo. Diante disso, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Em primeiro plano, a aversão aos estrangeiros mostra-se como um dos desafios à resolução da problemática. De acordo com a filósofa Agnes Heller, crer em preconceitos é cômodo, pois nos protege de conflitos, porque confirma nossas ações anteriores. Por essa perspectiva, a hostilidade dos brasileiros, ainda hoje, com os migrantes de países menos desenvolvidos encontra apoio em conceitos pré-concebidos de outros povos e na ideia de etnocentrismo. Tais pensamentos estão fundamentados em estereótipos de herança histórica, para ilustrar, de que todo mulçumano é terrorista e na superioridade em relação as demais culturas. Ademais, o medo de que os migrantes ocupem empregos que poderiam ser dos brasileiros também é um fato. Assim, é inconcebível que este cenário continue a perdurar.

Em segundo plano, a falta de políticas no que tange à inclusão dos imigrantes ainda é um empecilho à solução da questão. Segundo a Carta Magna de 1988, constitui um objetivo fundamental, construir uma sociedade solidária e sem preconceitos de origem. Entretanto, esse objetivo ainda não foi atingido, haja vista, a carência de incentivos por parte do Governo Federal em insertar essas pessoas na sociedade brasileira. Com isso, a Constituição e os direitos humanos têm sido violados ao não acolherem as pessoas que buscam abrigo no Brasil. Logo, é substancial a mudança dessa situação.

Indubitavelmente, medidas são necessárias para amenizar esse impasse. Portanto, é imprescindível que o Ministério da Cidadania promova ações que estimulem a inserção de pessoas de outros países no corpo social do país, como empresas e colégios, por meio de propagandas nas mídias. Por exemplo, esses comerciais podem conter relatos de imigrantes e depoimentos de empresários que contrataram essas pessoas. Concomitantemente, o Ministério da Educação deve realizar campanhas nas escolas sobre inclusão de povos de origens estrangeiras. Tais ações possuem o objetivo de tirar esses indivíduos da margem da sociedade. A partir disso, será possível minimizar esse percalço no Brasil.

Compartilhar

2 Correções

  1. Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
    NOTA: 200
    Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
    NOTA: 200
    Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    NOTA: 200
    Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    NOTA: 200
    Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    NOTA: 200
    TOTAL: 1000
    OBS: De acordo com os critérios avaliativos do Enem seu texto parece estar em conceito 1000 muito boa clareza, conectividade e conclusão a cerca do tema.

    • 1
  2. Olá tudo bem? vou corrigir de acordo com os meus conhecimentos, para maior precisão consulte um profissional

    Você possui um bom domínio da linguagem formal, sem muitos erros
    A introdução está bem escrita e o repertório se encaixou perfeitamente, os tópicos frasais estão excelentes também, única coisa que eu senti falta foi uma exemplificação com filmes, séries ou livros, isso ajudaria seu texto em 100%, mas foram isso está perfeito
    Seus argumentos foram bem desenvolvidos e a sua proposta de intervenção está muito boa!
    Está no caminho certo!! Você consegue

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.