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Condições do recluso no Brasil: superpopulação carcerária, ociosidade e organizações criminosas

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Conforme a Constituição Federal de 1988, ninguém será submetido à tortura nem a tratamento desumano ou degradante. Desse modo, deve-se analisar a situação atual das condições dos reclusos brasileiros, a fim de que esses tenham seus direitos essenciais resguardados e o sistema carcerário atinja seu objetivo de punição e ressocialização.

Antes de tudo, é necessário abordar a superpopulação carcerária como entrave para o controle dos atos ocorridos e oferecimento de condições mínimas de sobrevivência dentro do sistema prisional. Isto é, dificulta a fiscalização policial devido ao grande número de presos, exemplificando, quando ocorrem agressões ou uso de celular dentro do presídio.

Ademais, a ociosidade do recluso prejudica a ressocialização, contribuindo para sua reincidência. Assim, o preso deve cumprir sua pena executando serviços para que tenha uma ocupação e uma possível profissão futura, visto que, há muitos casos de presos que retornam a cometer crimes.

Além disso, as organizações criminosas buscam integrar novos aliados e isso resulta em uma preparação de presos, às vezes sem antecedentes criminais, para o crime organizado. Dessa forma, prejudicando a sua ressocialização e condições de alcançar uma vida digna.

Em suma, ainda há muito a ser revisto sobre as condições dos reclusos brasileiros para que seja garantida uma maior efetividade ao sistema prisional. O Legislativo deve criar leis ,ou alterá-las,  para  o favorecimento do exercício do trabalho, punam rigorosamente crimes ocorridos dentro do presídio e que estabeleçam condições mínimas aos reclusos. O Executivo ampliar a quantidade de presídios e o Judiciário auxiliar nesse aspecto fazendo com que a Lei se cumpra.

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2 Correções

  1. Atentar-se nos comentários a respeito dos desvios, para então, alcançar a nota máxima nas próximas produções textuais.
    • Competência 1 (200 pontos): seu texto demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Só substituiria a expressão “dentro do” para “no”.
    • Competência 2 (120 pontos): desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Seu desenvolvimento aparenta ser apenas um texto expositivo. Acrescenta na próxima redação uma estrutura parecida com essa: TÓPICO FRASAL (introdução da ideia central a ser defendida); EXEMPLIFICAÇÃO (algo que perpassa a temática a ser defendida, como conhecimento sociocultural, argumentação histórica, filosófica ou entre nações); COMPROVAÇÃO/EXPLICAÇÃO (apresentação de fatos, dados ou exemplos que justifiquem de forma objetiva a crítica inicial); CONCLUSÃO (finalização do parágrafo que relaciona a informação apresentada ao Tópico Frasal).
    • Competência 3 (40 pontos): seu texto apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
    • Competência 4 (80 pontos): articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. Acrescenta na próxima redação uma tese que irá ser trabalhada em cada parágrafo do desenvolvimento. Além disso, embora você tenha trago repertório da Constituição Federal, faltou trazer mais deles nos outros parágrafos.
    • Competência 5 (120 pontos): elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Na proposta de intervenção deve se ter 5 elementos, só consegui identificar: agente (Quem?), ação (O quê?), efeito (Para quê?). Acrescenta na próxima redação: modo/meio (Como?) e detalhamento (sobre algum outro elemento).

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  2. Olá! Gostei da sua redação, você demonstra ter grande domínio da norma culta. Vou te dar umas dicas que podem ser eficientes:

    Introdução: bom começo referenciando com a Constituição e em seguida com a contextualização atual. Sugiro que na contextualização seguinte inserir um posicionamento, por exemplo, responder se os reclusos brasileiros estão sendo tratados desumanamente, e não somente colocar que se deve analisar a situação. Ainda, ao fim do primeiro parágrafo você deve inserir a tese que são dois problemas ou questões que serão tratados no segundo e terceiro parágrafo, respectivamente. Como a superpopulação carcerária e a ociosidade do recluso.

    Desenvolvimentos: particularmente acredito que trabalhar com 2 parágrafos é mais eficiente que 3, pois assim você consegue demonstrar tudo que um desenvolvimento necessita. Você pode iniciar com um tópico frasal, isto é, exemplificar qual das teses mencionadas anteriormente será tratada. Em seguida, você pode colocar uma citação/dado/referência que comprove seu argumento. Depois, contextualize o que acabou de inserir: como essa citação se relaciona com meu posicionamento? como ela comprova o que eu estou dizendo?

    Conclusão: aqui você inicia dando uma breve retomada em tudo que já disse, e depois responde às perguntas para garantir uma boa intervenção. As perguntas são: qual agente? ele fará o que? como fará? meio? modo? qual a finalidade da ação? Você pode detalhar bem nessa parte, pois só a conclusão te dá 200 pontos!

    C1 160
    C2 100
    C3 100
    C4 120
    C5 100
    TOTAL: 580
    Torcendo por você!

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