De acordo com Oscar Wilde, “O primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação”. De maneira análoga, é preciso dar o primeiro passo em relação à inclusão social no esporte, pois ainda não acontece de forma efetiva e configura-se como um problema na realidade brasileira. Desse modo, devido ao preconceito existente e aos benefícios trazidos por ele, essa prática apresenta grande relevância.
Diante desse cenário, vale ressaltar que o enorme preconceito no mundo esportivo dificulta a inclusão social. Conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 66% das mulheres não praticam nenhum esporte e a maioria dos esportistas são pessoas brancas. Nesse contexto, é notório que as classes sociais mais altas possuem privilégios na realização de esportes e são incluídas com mais facilidade, enquanto mulheres, negros ou as classes mais baixas ainda precisam lutar contra o machismo ou o racismo, por exemplo, fazendo com que as práticas esportivas sejam consideradas “coisa de elite”.
Outrossim, o esporte traz inúmeros benefícios à saúde dos praticantes, aumentando a necessidade de incluir os indivíduos nessa atividade. Segundo o filósofo francês, Paul Valéry, “A saúde é o estado no qual as funções necessárias se cumprem insensivelmente e com prazer”. Nessa linha de raciocínio, a prática de exercício físico é um fator crucial para a saúde da população porque contribui para o controle do peso e para a prevenção de doenças, por isso, há a precisão de inserção social na prática desportiva. Dessa forma, é preciso garantir que as mulheres, negros e indivíduos de baixa renda sejam incluídos nos desportos e possam usufruir dos benefícios dos exercícios físicos.
Portanto, as ONGS, como órgãos de bastante importância para a sociedade, devem criar campanhas de apoio à prática esportiva, por meio de parcerias com as escolas, que apresentem a necessidade do combate ao preconceito a fim de incluir o máximo de pessoas nos desportos. Ademais, o Ministério da Saúde deve criar campanhas de incentivo à realização de exercícios físicos, por meio da criação de academias públicas e quadras poliesportivas, com a presença de nutricionistas e treinadores, com o intuito de garantir o beneficiamento da população pelos esportes. Espera-se com isso, dar o primeiro passo para a evolução citado por Oscar Wilde.
Izabela_Rodrigues
Olá, não sou nenhuma profissional mas vou tentar ajudar o máximo, usarei os critérios do Enem.
Competência 1: escrita formal ( 160 )
Competência 2: compreender o tema ( 200 )
Competência 3: organização e defesa do ponto de vista ( 200 )
Competência 4: mecanismos linguísticos ( 180 )
Competência 5: proposta de intervenção ( 200 )
NOTA: 940
CONCLUSÕES FINAIS; Uaaaaal ! parabéns muito bom seu texto, esse tema é fácil e você arrasou, ja entendeu o que o enem quer da gente . Só uma dica, na conclusão não precisa trazer duas ações ( propostas) só basta trazer uma bem detalhada que já é 200 pontos na certa e corre menos risco de errar em algo. bjs :)
WolfJr
Olá tudo bem? Estarei realizando a correção da sua redação, contudo vale ressaltar que não sou nenhum profissional, mas farei o meu melhor para lhe proporcionar uma redação de qualidade!
Olha, meus parabéns! Sua redação está impecável, não identifiquei nenhum erro! Você poderia conseguir uns 970 pontos com esta redação.
Abraços virtuais, bons estudos! :)