É notório que preservar o patrimônio histórico cultural brasileiro é uma tarefa desafiadora, principalmente porque há uma lenta mudança na mentalidade social. Nesse viés, observa-se um delicado problema, que tem como causas: a falta de investimento e o silenciamento.
A princípio, a falta de investimento caracteriza-se como um complexo dificultador. Com isso, o Tesouro Nacional demonstra que atualmente o investimento em infraestrutura abaixo e configura-se como menor em 10 anos. Nesse sentido, no que tange à preservação do patrimônio histórico, verifica-se um descaso por parte do Estado em relação a infraestrutura dos museus e prédios históricos que necessita urgente de manutenção e proteção. Logo é necessário agir sobre esse desafio.
Ademais, evidencia-se que a invisibilidade social é um grande responsável pela complexidade do impasse. Nessa perspectiva, o sociólogo Habermas traz uma contribuição relevante ao defender que a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Porém, percebe-se uma lacuna no que se refere à questão da preservação do patrimônio cultural, visto que pouco se fala sobre o assunto nas mídias de massa e escola, gerando a desinformação da maioria dos brasileiros. Assim, trazer à pauta esse tema e debatê-lo amplamente aumentaria a chance de atuação nele.
Portanto, o Ministério da Cidadania deve investir em informação sobre a importância de preservar o patrimônio histórico, por meio de campanhas e palestras em escolas, a fim de reverter o silenciamento e a falta de investimento. Tal ação pode, ainda ser divulgada nas mídias de massa para que a população tome conhecimento.
M4Y
Olá, Victoria. Tudo bem? Espero que sim!
Vamos para a correção.
INTRODUÇÃO
– Repertório sociocultural ausente
– Problematização ok
– Tese ok
DESENVOLVIMENTOS
– Tópico frasal ok
– Embasamento ok
– Argumentação ok
INTERVENÇÃO
– Agente ok
– Ação ok
– Meio/Modo ok
– Finalidade ok
– Detalhamento ok
Obs 1: Sua redação está muito boa, bem desenvolvida com uma argumentação estruturada. Porém senti falta de um repertório consolidado na abertura da introdução.
Nota: 880
C1 – 200
C2 – 160
C3 – 120
C4 – 200
C5 – 200