Com o advento da internet, o século XXI é alvo das chamadas “Fake News”, onde a verdade é mascarada através de notícias falsas ou sensacionalistas, que visam atacar certo público. Nesse contexto, o Brasil não é exceção, uma vez que, todos os dias, milhares de “Fake News” são disseminadas no país. Desse modo, torna-se essencial analisar os impactos negativos que elas causam na sociedade vigente, e a necessidade de combate-las.
Em primeira análise, os prejuízos causados pela criação e veiculação de notícias falsas são incalculáveis. “Você tem direito as suas próprias opiniões, não aos seus próprios fatos”. A frase dita pelo senador norte-americano Daniel Moyham torna-se indubitavelmente necessária no mundo globalizado em que vivemos, uma vez que a população não compreende a diferença entre fato e opinião, e muitas vezes, não sabem o tamanho do prejuízo que a desinformação causa.
Em segunda lugar, há a constante necessidade de frear a veiculação das “Fake News”, uma vez visto os prejuízos que ela causa. Nessa perspectiva, já existem punições previstas no Código Penal, que condenam tanto a criação quanto a veiculação de notícias falsas, uma atividade criminosa. O praticante pode ter que pagar uma multa, ou em casos mais severos, pode ser até preso. Todavia, mesmo com as punições, os crimes continuam, mostrando que elas não são totalmente eficazes.
Concluindo, as “Fake News” que assolam a sociedade são muito perigosas e causam prejuízos a população. Portanto, é dever dos cidadãos se precaverem, por meio da verificação da fonte e da veracidade das notícias que compartilham, com a finalidade de frear a veiculação das “Fake News” nas mídias digitais. Dessa forma, será possível combater a disseminação de notícias falsas por meio do próprio lugar em que elas seriam veiculadas.
Darlenepereiramendes
C1 – soube abordar o tema , mostrando domínio da linguagem e argumentos.150
C2 – desenvolveu o tema , bem feito.200
C3 – coerencia.200
C4 – conhecimentos dos variados mecanismos linguísticos .150
C5 – própos meios de controlar o problemas.200
virgulas ok
pontos ok
acentos ok
total- 900 pontos
parabens!
robertaantunes_
competência I: domínio da norma culta da língua escrita. 120
competência II: compreender a proposta da redação. 160
competência III: coerência do texto. 120
competência IV: conhecimento dos mecanismos linguísticos. 160
competência V: proposta de intervenção para o problema abordado. 120
diegohpinheiro
competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa. nota 160
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. nota 160
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. nota 120
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. nota 200
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. nota 120