Tabagismo no século XXI: problemas e consequências

  • 0

É notório que combater o tabagismo no século XXI é uma tarefa desafiadora, pois o tabaco tem um longo legado histórico. Nesse viés, observa-se um delicado problema, que tem como causa o silenciamento e como consequência problemas de saúde.

A princípio, a falta de debate caracteriza-se como um complexo dificultador. Com isso, o sociólogo Habermas traz a contribuição relevante ao defender que a linguagem é verdadeira forma de ação. Porém, percebe-se uma lacuna no que se refere à questão do tabagismo no século XXI, que é muito silenciada, visto que pouco se fala sobre o tema nas mídias de massa e escola, gerando adesinformação da maioria dos brasileiros, que trata como um desafio já resolvido. Assim, trazer à pauta esse tema e debatê-lo amplamente aumentaria a chance de atuação nele.

Ademais, é fundamental apontar os problemas de saúde que o tabagismo causa aos usuários. De acordo com o IBGE, o fumo deixa mais de 700 mil pessoas enfermas no Brasil. Nessa perspectiva, o tecido social precisa ter noção dos efeitos que o uso do tabaco causa a saúde do indivíduo, seja um pneumonia ou até mesmo em casos mais grave um câncer de pulmão que pode levar a morte. Logo, sem a presença de um raciocínio lógico que permita tomar decisões de bom senso, esse empecilho tem sua resolução dificultada.

Portanto, o Ministério da Saúde deve investir em informação sobre o tabagismo, por meio de campanhas e palestras, a fim de reverter o silenciamento. Tal ação pode, ainda ser divulgada na mídia de massa e escola para que a população tome conhecimento. Desse modo, o tabagismo no século XXI será de fato erradicado.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá Victoria, abaixo segue minha correção sobre sua redação:
    – 1° parágrafo: sua introdução ficou muito boa! Mas a causa do silenciamento ficou um pouco confuso;
    – 2 ° parágrafo: no trecho “a falta de debate caracteriza-se como um complexo dificultador”, acho que não seria um debate, mas sim a falta de conhecimento das pessoas. E no trecho “a linguagem é verdadeira forma de ação” poderia colocar as ASPAS. Já o erro gramatical: “silenciada e “adesinformação”. E faltou coesão em “aumentaria a chance de atuação nele”;
    – 3 ° parágrafo: no trecho ” é fundamental apontar os problemas de saúde que o tabagismo causa aos usuários”, não ficou muito esclarecido, porque nessa frase não se trata de uma solução, porém ela implícita dessa maneira;
    – 4 ° paragrafo: ficou muito bom a intervenção do Ministério da Saúde, porém você colocou muitos agentes, que não é muito recomendado (Ministério da Saúde, mídia e escola).
    Sua redação é muito boa, Victoria!
    Continue avançando!
    Espero te ajudado!

    • 1
  2. Oii, achei sua redação muito boa e fácil de entender, porém, o desenvolvimento 2 ficou um pouco confuso. Acredito que seja porque falta pontuação. No seu desfecho crítico (Logo, sem a presença de um lógica…) Também ficou sem sentido pra mim.
    C1: 180
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 180
    C5: 200

    N: 920

    (Não sou profissional, então pode ter erros na minha correção)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.