O filme norte americano “A rede social” retrata a história de Mark Zuckerberg que desenvolveu com seus colegas de faculdade a maior e mais rica empresa do mundo, o “Facebook”. Análogo a isso, no Brasil hodierno a questão do empreendedorismo como fator de mobilidade social é um desafio. Pois, a marginalização dos empreendedores e a falta de incentivos fiscais são os principais fatores que culminam na problemática em questão.
Em primeira análise, Michel Foucault, filósofo alemão, afirma que a sociedade impõe normas sociais. Nessa lógica, é a partir da própria sociedade que surge a marginalização e a criação de conceitos e idealizações errôneas sobre a classe dos empreendedores. Durante a Ditadura militar no Brasil, o governo manipulava a sociedade através de notícias nas redes midiáticas. Nessa perspectiva, há falta de informações corretas acerca do empreendedorismo na sociedade brasileira, e muitos ficam a mercê das ideologias alienadas criadas pela população.
Paralelo a isso, na bandeira do Brasil está estampada: “Ordem e progresso”. Porém, não há progresso social se a classe baixa cresce gradativamente cada vez mais por escassez de incentivo financeiro para os empreendedores de baixa renda. De acordo com Émile Durkheim, filósofo francês, é dever do Estado assegurar o progresso da nação. Nesse contexto, é coerente afirmar que é negligência governamental as autoridades não assegurarem o progresso de todas as classes sociais.
Portanto, o debate sobre o empreendedorismo como fator de mobilidade social é imprescindível. Nesse âmbito, é imperativo que o Ministério de Telecomunicações junto com o Ministério da Economia, realize debates sobre o empreendedorismo, por meio de propagandas semanais nos meios de comunicação, a fim de garantir a disseminação correta da temática. Outrossim, cabe ao Governo Federal e ao Banco do Brasil, distribuir mensalmente incentivos fiscais, por meio de um programa social para empreendedores de baixa renda, com o intuito de promover o acesso igualitário ao empreendedorismo e ter a oportunidade de ascender socialmente.
OBS: Se possível quem corrigir colocar alguns meios e vertentes de como abordar esse tema eu agradeco.
“Se possível quem corrigir colocar alguns meios e vertentes de como abordar esse tema eu agradeco.”
ótima redação, parabéns!
sua tese+proposta ficou bem diferente da minha.
No meu caso e como pus na minha redação sobre o tema, a educação seria muito importante.
Acabei adotando uma medida mais dŕastica e mais alinhada no sentido de conseguir a tão famosa “meritocracia” no sentido funcional e não-falacioso:
> taxação de 90% de grandes fortunas e heranças,
> utilização dos tributos para estatização das escolas de nível médio, fundamental e superior + implementação de cursos profissionalizantes em todo o ensino médio com aulas de empreendendorismo obrigatórias.
dae, a meritocracia seria real, já que todos teriam as mesmas condições educacionais. (bem utópico, eu sei).
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Oii, tudo bem? Não sou profissional na redação, mas vou te ajudar com o que sei.
C1: Domínio da escrita formal
200
C2: Compreender o tema e não fugir do que é proposto
200
C3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Trouxe ótimos repertórios!
200
C4: Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
200
C5: Respeito aos direitos humanos e proposta de intervenção
Utilize apenas uma tese para solucionar
160
Parabéns! Nota final: 960