Preservação da saúde mental no mundo globalizado

  • 0

A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6 , o direito a educação como inerente a todo cidadão brasileiro.Conquanto,tal prerrogativa não tem se reverberado com enfâse na prática quando se observa a preservação da saúde mental no mundo globalizado, dificultando deste modo , a universalização desse direto social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se importante a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Em uma primeira análise , deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o transtorno mental. Nesse sentido, a falta de atendimento psicológico tanto para adolescentes e crianças prejudica o desenvolvimento e conservação da saúde físico-mental, considerada importantíssima para a vida do ser humano, pois ela está relacionada com o âmbito familiar,  no ambiente de trabalho e em diversos decorreres do dia a dia . Essa conjuntura, seguindo as ideias do filósofo contratualista John Locke , configura-se como uma violação do “contrato social” , já que o Estado não cumpre suas função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a saúde, o que infelizmente é evidente no país.

Ademais , é fundamental apontar a internet como impulsionador dos transtornos mentais no Brasil. Segundo a OMS ( Organização Mundial da Saúde) 86% dos brasileiros apresentaram índices de ansiedade e depressão. Diante de tal exposto, com a mídia no auge gera um aumento significativo de pessoas com crises de pânico, relacionado ao estress. As redes sociais estão cada vez mais tóxicas, cercados de comentários maldosos sobre determinada postagem , levando o indivíduo a acreditar naquelas mentiras e absorvendo todas essas informações até perceber que está se desgastando. Logo , é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Depreende-se , portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos, para isso, é imprescindível que o Ministério da Saúde, por meio de investimentos avance na especialização de médicos para dar o maior suporte possível  a população em geral , afim de ajudar a maioria das pessoas que convivem com essa situação.

Assim, se consolidará uma sociedade mais humana,  onde o Estado desempenha corretamente seu “contrato social” tal como afirma John Locke.

 

Compartilhar

1 Correção

  1. Oii, tudo bem? Não sou profissional na redação, mas vou te ajudar com o que sei.

    C1: Domínio da escrita formal
    Houve alguns desvios, como “afim”. No contexto que essa palavra estava contida, era de finalidade, então se escreve separado
    120

    C2: Compreender o tema e não fugir do que é proposto
    200

    C3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    Trouxe ótimos repertórios!
    200

    C4: Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    200

    C5: Respeito aos direitos humanos e proposta de intervenção
    Faltou o detalhamento
    160

    Parabéns! Nota final: 880

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.