Hegeniamente, diríamos que a verdade do opressor reside na consciência do oprimido. Seguindo esse raciocínio, quando nosso papel social não é ser o oprimido, não é possível mensurar as consequências claras e o reflexo que uma vida toda de opressão pelo sistema, exposta nas entrelinhas do provérbio “Água mole, em pedra dura, tanto bate, até que fura”, pode causar.
No hodierno cenário social, ainda seguimos o plano de divisão de clases, o qual tem, efetivamente, se provado ser injusto. Nele, ainda se tem a percepção de que as classes oprimidas precisam ascender, mudar, buscar alternativas para amenizar a realidade em que vivem, sem receber apoio algum de seus líderes hegemônicos, quase configurando uma luta de classes, ideia defendida por Karl Marx, séculos atrás. Fato esse que nos faz ter a ideia de que vivemos em uma sociedade estática, indo essa, também, contra os princípios de uma sociedade líquida, defendida por Balman.
Immanuel Kant diz que: O princípio da ética é agir de forma com que essa ação possa ser universal. Ao relacionar o dito popular e o princípio Kantiniano, teríamos uma dicotomia clara. Quando o argumento que defende a utilização de opressão “tanto bate, até que fura”, é usado para sugerir que essa, a partir de um ponto limite, seria a solução para os cenários brasileiros atuais, teríamos um cenário nacional de completo caos, muito longe da ideia de utopia.
Em suma, é reconhecível a importância da análise e conhecimento sobre tudo o que se foi banalizado socialmente ao longo dos anos, como um exemplo disso, a utilização de provérbios com interpretações variadas e ambíguas, que sujerem, em suas entrelinhas, ideias que, podem até mesmo, ir contra nossos conceitos morais. A importância do estudo filosófico, principalmente nas escolas, se faz presente mais uma vez, pois se a mesma estivesse, seria evidente o entendimento social de que, não só porque uma coisa é ética, ela é, necessáriamente, moral.
Ângelo.
Olá! Se você está treinando para o ENEM, atente-se as dicas a seguir:
Introdução: a introdução possui a seguinte estrutura; apresentação + contextualização + tese. Na apresentação, utilize um repertório cultural(filme, série, música, lei, alusão histórica, etc.), após isso, contextualize o seu repertório, isto é, associe-o à realidade. Por fim, apresente duas causas ou uma causa e uma consequência para o problema. E NUNCA pessoalize seu texto, “nosso”, “podemos” são coisas imperdoáveis pro ENEM.
Desenvolvimento: no desenvolvimento a divisão de parágrafos está correta, é bom que se tenha dois parágrafos de desenvolvimento. Porém, no D1, você deve começar com uma frase tipo: “Primeiramente, é importante ressaltar que (1° tese) é um (problema, obstáculo, impasse). Após isso, apresente uma comprovação(dado estatístico, citação, repertório, etc.), por fim, argumente sobre essa comprovação. O D2 é a mesma coisa, tendo um caráter mais conclusivo. Novamente, não pessoalize seu texto.
Conclusão: se o seu treinamento é para o ENEM, saiba que você deve elaborar uma proposta de intervenção, e primeiro você deve solucionar o problema que você propôs, e segundo, ela deve conter cinco elementos:
Agente(quem fará)
Ação(o que será feito)
Meio(como será feito)
Detalhamento(detalhes sobre um dos três elementos anteriores)
Finalidade(para que será feito)
A sua proposta está as avessas, então comece a verificar esses cinco elementos.
É isso, talvez eu fui crítico demais, entretanto, é preciso ouvir as críticas para nós melhorarmos nossas habilidades. Ah, e NUNCA use ditados populares na redação, ok?
izabela52
Vou analisar a estrutura e detalhes de sua redação como a banca do ENEM deseja. Primeiramente gostaria de dizer que o seu texto está maravilhosa é algo ótimo para se ler, é um deleite as informações que acerca foram abordadas. mas enfim, vamos lá. caso não seja o interesse em redação do ENEM ignore!
A sua introdução ela traz um repertorio indireto e a sua opinião, o que não é apropriado está tão aberto assim, na sua introdução se é necessário abordar dois problemas, seus desenvolvimentos começar com conectivos, ademais eles estão bem desenvolvidos e argumentados, fez-se dos repertórios bem contextualizados.
para a conclusão, se começa com um tópico frasal e sua proposta de intervenção não está tão exposta para localizar o agente, meio… mas o detalhamento está perfeito. espero de alguma forma ter contribuído com o seu texto, Bom sorte, você escreve muito bem.
VIihjon
Olá! De acordo com as competências do ENEM:
C1: 160
Percebi alguns erros! Por exemplo, a crase na introdução não deveria existir, já que os personagens são os animais(masculino), o certo seria “aos personagens”, e “governo federal” é “Governo Federal”.
C2: 180
Parabéns! Não fugiu do tema em nenhum momento.
C3: 80
Os argumentos estão 10, sugiro apenas que comprove primeiro, depois problematize, mas com argumentos assim, você vai longe!
C4: 120
Apresente uma quantidade maior de conectivos, use principalmente conjunções de caráter conclusivo.
C5: 80
Proposta de intervenção completa.
Nota final: 620
você escreve muito bem, apenas atente-se em relação aos conectivos e a estrutura
sabrina0mf
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introduçao
contextualizaçao
tese
encaminhamento argumentativo
desenvolvimento
explicar em cada paragrafo porque a situaçao e um problema.
o que impede desse problema ser resolvido.
conclusao
vai apresentar uma proposta de interençao.
como resolver o prolema.
agente
açao
meio
detalhamento
finalidade.
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