Causas e consequências da dependência digital dos jovens na contemporaneidade

  • 0

A Terceira Revolução Industrial proporcionou mudanças que incide, diretamente na conformidade entre os recursos tecnológicos e as relações interpessoais. Sob esse contexto, os aparelhos eletrônicos passaram a mediar a realidade e a conformidade social, de modo que a sociedade contemporânea dependa constantemente da internet. Dessa forma, os jovens passaram a ser um dos principais afetados pela dependência digital, por meio do uso excessivo das redes sociais, de forma a prejudicar sua saúde mental.

Cabe mencionar, a priori, que o abuso das mídias sociais é uma das principais causas para o surgimento de jovens dependentes da internet. Por conseguinte, segundo estudo feito pela Universidade Federal de São Paulo (Unicef), mais de 80% dos jovens avaliados se preocupam com o que acontece nas redes sociais enquanto estão ausentes e 65% dormem pouco para permanecerem on-line. Isto posto, os usuários estão cada vez mais tensos com a possibilidade de perderem algum acontecimento nas mídias, bem como seu ciclo de amizades, ao deixarem a realidade para se integrarem aos meios digitais.

É evidente, a posteriori, que problemas de saúde mental são consequências da dependência digital. De acordo com o Indicador de Confiança Digital, levantamento contínuo feito em 2019 pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), para pouco menos da metade dos jovens brasileiros, as redes sociais causam sintomas como tristeza, ansiedade e depressão. Nesse ínterim, observa-se que, ao se expor à internet, principalmente ao esperar-se reconhecimento, o bem-estar dos jovens depende de “likes” e comentários. Assim, o medo de ser deixado de fora leva os dependentes a se sentirem incapazes de proporcionarem para si uma maior satisfação pessoal.

Torna-se indubitável, portanto, que os motivos associados à dependência virtual resultam diretamente nos jovens da atualidade. Destarte, cabe ao Ministério da Educação, em parceria com suas respectivas secretarias municipais, promover uma educação digital dos estudantes, sobre as consequências emocionais que a internet pode causar, para que tenham controle do uso das tecnologias. Desse modo, isso pode ser feito por meio de uma disciplina complementar nas escolas, durante todo o ensino fundamental: a base estudantil. Somente assim, os jovens podem ter uma relação saudável entre o uso da tecnologia, a sociedade e a sua saúde.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá! De acordo com as competências do ENEM:

    C1: 160
    Escreveu muito bem, apenas atente-se onde usar os conectivos e no uso da vírgula.
    C2: 180
    Quase não vi fuga do tema. Continue assim que você irá longe.
    C3: 200
    Argumentos convincentes!! Parabéns e continue assim!!
    C4: 180
    Gostei da variedade de conectivos, apenas sugiro que mude ” a priori” e ” a posteriori” por outro conectivo, e saiba usá-los adequadamente.
    C5: 200
    Proposta de intervenção completa!!

    Nota final: 920

    Sua redação está ótima, continue assim! Apenas deixe sua tese clara para o leitor na introdução e coloque conectivos mais comum que você irá longe.

    • 1
  2. Boa noite, tudo bom?
    Sua redação está muito bem escrita e respeita a norma da língua. Entretanto, só tenha cuidado com algumas palavras de difícil compreensão, como, por exemplo, algumas que você utilizou: “a posteriori”, “nesse ínterim” e “destarte”. Que fique claro, você PODE e DEVE sim ter um texto rebuscado, mas cuidado com o excesso de palavras desse gênero, a qualidade da redação não é avaliada pelas “palavras difíceis”, o seu texto continuaria funcionando perfeitamente com conectivos mais comuns.
    Continuando, eu gostei muito do seu texto, você mostrou domínio do corpo exigido pelo ENEM, além disso, foi muito informativo e usou repertórios pertinentes, meus parabéns!

    COMPETÊNCIA 1 = 200
    COMPETÊNCIA 2 = 180
    COMPETÊNCIA 3 = 180
    COMPETÊNCIA 4 = 180
    COMPETÊNCIA 5 = 200
    TOTAL = 940

    Bom, eu não sou profissional, mas com o pouco conhecimento que possuo, espero ter lhe ajudado de alguma forma. E outra, realmente achei seu texto maravilhoso! Tudo que citei foi baseado no meu entendimento e opinião. Parabéns, você manda muito bem na redação, continua escrevendo por aqui. 🥰

    • 1
  3. 1° parágrafo está ok. Porém usou conformidade duas vezes, poderia colocar um sinônimo. e organizar melhor as causas e consequências.
    2° parágrafo está bom, com dados e etc. No início, poderia ter usado um conectivo que desse ideia de primeira argumentação, como em primeira análise, em primeiro lugar, e etc. Poderia trocar “por conseguinte” por: “tendo em vista que” e” isto posto” por “dessa forma”.
    3° parágrafo poderia ter iniciado com vale ressaltar também ou além disso. trocar assim por diante disso.
    nesses dois parágrafos de desenvolvimento faltou a marca de autoria, crítica ao problema para finaliza-los.
    4° parágrafo foi bom. uma dica é estudar melhor o detalhamento que precisa ter nesse parágrafo e uma dica geral é estudar melhor o uso dos conectivos.
    640/1000

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.