Estudante

A questão dos refugiados

  • 1

No filme As Crônicas de Nárnia, é retratada a vida de três irmãos que, devido à bombardeios em sua cidade natal, foram obrigados a se abrigarem na residência de seu tio. Porém, em contrapartida à ficção, encontrar asilo para evitar conflitos armados tornou-se um problema, pois cada vez mais políticas anti-imigracão vêm sendo adotadas. Nesse viés, dois pontos centrais da problemática devem ser combatidos, que são eles: o fechamento das fronteiras e a falta de inclusão.

 

Destaca-se, em primeira instância, o bloqueio imigratório, imposto pela maioria dos países europeus. O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assim como à Europa, construiu um muro, com capital estrangeiro, visando barrar o deslocamento de pessoas. Consoante, observa-se um acúmulo de indivíduos em campos de concentração que, sem condições para retornarem ao seu país ou procurarem abrigo em outro, ficam dispostos em grandes aglomerações, sem mantimentos ou saneamento. Dessa forma, a aversão a entrada dos refugiados é uma barbárie e um desrespeito à vida.

 

Outrossim, em segunda instância, está a dificuldade de inclusão dos refugiados na sociedade. O Brasil recebe, em sua maioria, refugiados da América e da África, devido a esse fato, mais da metade dos residentes expatriados no Brasil não falam a língua adequadamente, logo, são privados dos seus direitos, de condições dignas e, principalmente, de sua cidadania. Mediante a isso, fica evidente a dificuldade de adaptação dos refugiados, além do grande descaso do governo quanto à problemática.

 

Urge-se, portanto, que o governo adote uma postura objetiva e ajude os indivíduos expatriados. Com tal finalidade, o Ministério da Cidadania, deve, por intermédio do projeto “falando bonito”, ensinar português básico aos imigrantes, além de instrui-los acerca da constituição, de tal modo que estes tenham pleno acesso aos direito e sua dignidade seja preservada. Por fim, os entraves serão sanados e, assim como no filme, as pessoas terão um local seguro para se abrigarem.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá. Irei destacar alguns erros.
    Parcialmente está perfeita sua redação. Então vamos lá?
    ———————————————————————————————————————-
    1- Evite usar tantas vírgulas sem necessidade.
    2- Embase sua redação em aspectos concretos, ex;( livros, documentários, filmes, filósofos.)
    3- Em busca de informação, nunca confie no Wikipédia.
    4- Busque mais conectivos que tenham a ver com sua redação.
    5- Busque saber sobre os ministérios que atuam no Brasil.
    6- Não deixe sua redação vazia e sem nexo. Saiba quando e onde usar a pontuação.
    7- A gramática é muito importante. Saiba dominar as palavras usadas para defender sua ideia.
    ———————————————————————————————————————
    Por fim, notei que sua redação tem começo, meio e um possível fim. Por que possível? Porque apresenta partes jogadas, tente organizar o agente e a ação.
    ———————————————————————————————————————-
    NOTA- 920
    ———————————————————————————————————————

    • 2
  2. No filme As Crônicas de Nárnia (1), é retratada a vida de três irmãos que, devido à bombardeios em sua cidade natal, foram obrigados a se abrigarem na residência de seu tio. Porém, em contrapartida à ficção, encontrar asilo para evitar conflitos armados tornou-se um problema, pois cada vez mais políticas anti-imigracão vêm sendo adotadas. Nesse viés, dois pontos centrais da problemática devem ser combatidos, que são eles: o fechamento das fronteiras e a falta de inclusão.

    (2) Destaca-se, em primeira instância, o bloqueio imigratório, imposto pela maioria dos países europeus. (3) O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assim como à Europa, construiu (7) um muro,(4) com capital estrangeiro, visando barrar o deslocamento de pessoas (5). Consoante (6), observa-se um acúmulo de indivíduos em campos de concentração que, sem condições para retornarem ao seu país ou procurarem abrigo em outro, ficam dispostos em grandes aglomerações, sem mantimentos ou saneamento. Dessa forma, a aversão a entrada dos refugiados é uma barbárie e um desrespeito à vida.

    Outrossim, em segunda instância (8), (9) está a dificuldade de inclusão dos refugiados na sociedade. (10) O Brasil recebe, em sua maioria, refugiados da América e da África, (11) devido a esse fato, mais da metade dos residentes expatriados no Brasil não falam a língua adequadamente (12), logo, são privados dos seus direitos, (13) de condições dignas e, principalmente, de sua cidadania. Mediante a isso, fica evidente a dificuldade de adaptação dos refugiados, além do grande descaso do governo quanto à problemática. (14) (15)

    Urge-se, portanto, que o governo adote uma postura objetiva e ajude os indivíduos expatriados. Com tal finalidade, o Ministério da Cidadania, deve, por intermédio do projeto “falando bonito” (16/17), ensinar português básico aos imigrantes, além de instrui-los acerca da constituição (18), de tal modo que estes tenham pleno acesso aos direito (19) e sua dignidade seja preservada. Por fim, os entraves serão sanados e, assim como no filme, as pessoas terão um local seguro para se abrigarem. (20)

    1 – Título de obras precisam estar entre aspas (competência 1)
    2 – Se você estiver se preparando para o ENEM, devido a uma atualização das suas normas, é recomendado substituir o “Destaca-se, em primeira instância” por “diante disso” (competência 4)
    3 – Use algum conectivo como “Nesse sentido” (competência 4)
    4 – Remova a vírgula (competência 1)
    5 – Não é um erro em si, mas seria interessante especificar que essas pessoas são imigrantes
    6 – Coloque “Consoante a isso”
    7 – O verbo “construiu” concorda com “O ex-presidente dos Estados Unidos e a Europa”, sendo o correto escrever “construíram” (competência 1)
    8 – Para os padrões do ENEM, sugiro que mantenha somente o “em segunda instância”
    9 – Reformule isso, para ficar mais coerente (sugiro escrever: “Outrossim, nota-se a dificuldade de inclusão dos refugiados na sociedade”) (competência 3)
    10 – Adicione um conectivo, como “Nesse cenário, vale destacar que”
    11 – Adicione o “e” para dar a ideia de adição (competência 4)
    12 – Essa informação veio de que lugar? (competência 2)
    13 – Remova essa vírgula (competência 1)
    14 – Poderia ter argumentado um pouco mais
    15 – Como você traz a informação sem uma comprovação, logo é considerado que você não trouxe um repertório sociocultural (competência 2)
    16 – Se for o nome do projeto, coloque as letras iniciais em maiúsculo (“Falando Bonito”) (competência 1)
    17 – Deixe claro que o projeto ainda é uma sugestão, pois eu lendo, dá a entender que ele já existe (competência 3)
    18 – “Constituição” deve ser escrito com a inicial em maiúsculo (competência 1)
    19 – A palavra “direito” concorda com “aos”, sendo o correto escrever “aos seus direitos” (competência 1)
    20 – Essa proposta de intervenção não soluciona todos os problemas apontados no texto

    Olá estudante, tudo bem? Fiz a correção da sua redação de acordo com os padrões do ENEM, aproveite!

    Competência 1: 160
    Competência 2: 160
    Competência 3: 120
    Competência 4: 160
    Competência 5: 200
    —— nota final: 800 ——

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.