A ocupação urbana desordenada no Brasil não é um problema atual, este problema tem início quando a família real Portuguesa muda-se para o Brasil, passando a capital para a cidade do Rio de Janeiro, onde os trabalhadores e a população pobre da época é obrigada a ir morar nos subúrbios da nova capital, visto que nos dias atuais este problema se agrava cada vez mais, pois os números de cortiços e favelas estam cada vez maior. Portanto é necessário que medidas sejam tomadas, para que essa ocupação não ocorra.
De acordo com o artigo 6 da constituição federal de 1988, todos têm direito a moradia. Quando esta lei é aplicada quer dizer que aà população tem direito a moradia de qualidade, onde possam viver em casas que tem uma boa infraestrutura, com saneamento básico e sem a preocupação de serem roubados ou mortos por balas perdidas.Então viver em uma favela é um perigo à todo momento, pode acontecer desabamentos, troca de tiros e entre outras catástrofes.
No livro “O cortiço” traz a cidade do Rio de Janeiro no século XX que retrata como a população é deixada de lado, onde acreditam que os moradores hajem de acordo com o meio que vivem, como animais. O livro não é muito diferente da nossa realidade mesmo sendo do século passado, pois grande parte da população brasileira vive na margem da sociedade, e estes não vivem em lugares assim por opção, vivem por falta de oportunidades e descaso do governo.
Diante dos fatos apresentados é necessário que a mídia mostre a realidade dos milhares de brasileiros que vivem nessas ocupações, fazendo propagandas e postagens para que toda a população se conscientize e possam ajudar essas comunidades. Também é necessário que o governo tome atitudes para acabar com a ocupação desordenada, construindo casas para toda à população e os realocando, para que assim todos possam viver com dignidade e assim torne o artigo 5 da constituição federal de 1988 verdadeiro, onde todos tem direitos iguais.
Skadoosh
1° competência- 180 uso indevido da vírgula
2° competência- 200 está de acordo
3° competência- 200 está de acordo
4° competência- 200 está de acordo
5° competência- 180 ausência do detalhamento
O texto está perfeito, possui todos os elementos, só acho que na conclusão os agentes deveriam ser mais desenvolvidos e possui alguns erros de grafia.
0 Compartilhar
JoaoGomesD
Na introdução, você esqueceu de apresentar as teses, apesar de falar muitos sobre os problemas enfrentado, precisa focar numa vertente para desenvolver melhor. Algumas repetições de palavras(tome cuidado)
No desenvolvimento, repetição da palavra “moradia”, falta uma argumentação melhor no seu d1 e conectivos também
O seu d2, ficou bom, mas ainda repetição da palavra “população”, procure sinônimos ]
Na conclusão, de inicio volte ao problema do tema, você esqueceu do detalhamento e o meio/modo
evaristacunha2
Olá.
Eu apenas irei fazer uma análise do seu texto. Ainda estou aprendendo e não estou apta para atribuir nota.
Enfim, o repertório que você utilizou sobre a família real foi ótimo, porém a partir disso você não aprofundou na problemática.
Por que pessoas vivem em condições precárias nas favelas?
Por que a tanta violência?
Esses aspectos seriam fundamentais na construção de argumentos e tese do texto.
Outra questão, acredito que você poderia problematizar mais sobre o descaso do Governo com as pessoas que vivem em condições precárias.
As ações que o próprio Governo não exerce.
É apenas uma dica.
Continue praticando. Está em um ótimo caminho!
Dio_Hyun~
Olá! Vou anotar algumas observações que notei enquanto lia seu texto!
Redação sobre: OCUPAÇÃO URBANA DESORDENADA NO BRASIL
Introdução:
A ocupação urbana desordenada no Brasil não é um problema atual, este problema|1| tem início quando a família real Portuguesa muda-se para o Brasil, passando a capital para a cidade do Rio de Janeiro, onde os trabalhadores e a população pobre da época é obrigada a ir morar nos subúrbios da nova capital|2|, visto que nos dias atuais este problema se agrava cada vez mais|3|, pois|4| os números (*o número, pois é sinônimo de quantidade) de cortiços e favelas estam (*Está) cada vez maior. Portanto (usa-se vírgula aqui) é necessário que medidas sejam tomadas, para que essa ocupação não ocorra.
1 – A repetição do termo “problema” pode prejudicar a sua nota.
2 – Por que a população é obrigada a morar nos subúrbios? Tente detalhar um pouco mais para validar seu repertório.
3 – Outra repetição do termo “problema”, tente usar sinônimos, como empecilho, ou algo do tipo. Além disso, também tem-se falta de coerência, afinal de contas, essa premissa explicativa não está corretamente assimilada com o fato antecedido, que é sobre uma das consequências da família ter vindo ao Brasil. Então fica a pergunta: por que o problema se agrava cada vez mais?
4 – Outra proposição explicativa que não está bem articulada com a proposição anterior.
— Bem, tivemos a apresentação de um fato histórico (a vinda da família real ao Brasil) para contextualizar a problemática. Entretanto, a apresentação da tese ficou um tanto confusa, devido ao encadeamento de ideias.
_______________
Desenvolvimento 1:
De acordo com o artigo 6 da constituição federal de 1988, todos têm direito a (*à) moradia. Quando esta lei é aplicada quer dizer (*Sugestão: significa, em lugar de “quer dizer”) que aà população (correção: a população) tem direito a moradia de qualidade, onde possam viver em casas que tem (*têm) uma boa infraestrutura, com saneamento básico e sem a preocupação de serem roubados ou mortos por balas perdidas. Então (usa-se vírgula aqui) viver em uma favela é um perigo à (*sem crase) todo momento, |*1| pode acontecer desabamentos, troca de tiros e entre outras catástrofes.
1 – Sugestão: use uma conjunção explicativa, como: já que, uma vez que…
— Esse parágrafo de desenvolvimento ficou muito vago, visto que a maior parte das premissas se referem ao artigo, não ao problema em si.
___________
Desenvolvimento 2:
No livro “O cortiço” traz (*Sugestão: troque o “traz” para algo como “é apresentada”) a cidade do Rio de Janeiro no século XX que retrata como a população é deixada de lado, onde acreditam que os moradores hajem (*atuam) de acordo com o meio que vivem, como animais. O livro não é muito diferente da nossa|1| realidade mesmo sendo do século passado, pois grande parte da população brasileira vive na margem da sociedade, e estes não vivem em lugares assim por opção, vivem por falta de oportunidades e descaso do governo.
1 – Um texto dissertativo argumentativo é, preferencialmente, escrito em 3ª pessoa. Aliás, se sua redação for dirigida para o Enem, recomenda-se que seja, integralmente, feita em 3ª pessoa; evita-se, portanto, expressões como: nossa.
— Bem, foi muito bom ter citado o livro de Azevedo, porém senti a falta de uma conclusão nesse parágrafo. Lembre-se que a argumentação consiste em um conjunto de proposições explicativas que dão suporte a uma proposição conclusiva.
_____________
Conclusão:
Diante dos fatos apresentados (usa-se vírgula aqui) é necessário que a mídia (agente) mostre a realidade dos milhares de brasileiros (ação) que vivem nessas ocupações, fazendo (*Sugestão: troque o “fazendo” para algo como “por meio de, mediante, por intermédio de…) propagandas e postagens (use vírgula aqui) para que toda a população se conscientize e possam (*possa) ajudar essas comunidades (objetivo). Também é necessário que o governo tome atitudes para acabar com a ocupação desordenada, construindo casas para toda à (*sem crase) população e os realocando, para que assim todos possam viver com dignidade e assim torne o artigo 5 da constituição federal de 1988 verdadeiro, onde todos tem (*têm) direitos iguais.
__________
Eh, não sou profissional em correção, ou qualquer coisa do tipo, ainda estou praticando, contudo, espero ter ajudado em algo. Continue praticando, pois a prática leva ao aprimoramento! Boa sorte!
Thamires Guimaraes
Por favor quem for corrigir minha redação colocar as competências! Estou quero praticar pra o enem e quero saber como estou indo e quais os principais pontos que estou errando, se tiver dicas e indicações de sites que ajudem nesse processo, estou agradecida☺️ Aluna do 3 ano ensino médio, primeira vez usando essa plataforma!