O uso de veículos de tração animal no Brasil

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Durante o período neolítico viu-se a necessidade de um meio de transporte eficiente para transporte de materiais, e para isso o uso de veículos de tração animal no Brasil foi aderido. Diante disso, foram ocasionadas problemáticas ecológicas e econômicas.

A princípio, é compreensível a necessidade do transporte humano. Evidente disso, contempla-se o filme “O auto da compadecida”, onde a vivência na roça elide a possibilidade de uma modernização, fazendo com que a locomoção seja realizada através de animais. Fora das telas, a realidade brasileira é diretamente relacionada com a necessidade campestre de condução. Diante disso, a utilização dos animais como meio de transporte ocasiona problemas ecológicos desequilibráveis, já que a taxa de morte de animais com essas condições é vivenciada no sistema atual, sendo assim, a extinção dos mesmos pode ser recorrente, prejudicando ainda mais a vida no planeta.

Outrossim, o sistema capitalista do Brasil implementa alta agropecuária no interior, que por sua vez requer algo que desloque as produções, fazendo ainda maior a utilização de animais, por ser o recurso mais acessível. Dessarte, os mesmos tornam-se cativos da própria população brasileira, pois não há disponibilidade de recursos que possibilitem os  trabalhadores rurais a utilizar outro meio para movimentação da economia no setor primário. Sendo assim, a frase “Um boi de carro chorava, seu olhar denunciava a tristeza do seu choro” da música “Boi de carro e alforria a boi de carro” de Delmiro de Barros, expressa a baixa importância dada para o gado e a alta demanda de dedicação oferecida a economia populacional e ao dinheiro recebido com a produção.

Tendo em vista isso, cabe ao governo federal oferecer tecnologia nos setores primários, para que a exploração animal através do uso de veículos de tração animal sejam extintas e cada ser irracional mantido assegurado possa ter seus direitos observados. Com tais medidas tomadas, o Brasil será beneficiado pela conservação de seu patrimônio ecológico e econômico, assegurando-se em sua capacidade de desenvoltura tecnológica eficiente.

 

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4 Correções

  1. Olá!

    C1: Domínio da língua portuguesa: Você deve mostrar que possui bons conhecimentos da língua portuguesa na modalidade formal. Nota: 200

    C2: Compreensão da proposta: Você deve demonstrar que compreendeu e definiu o recorte temático apresentado. Nota: 160

    C3: Organização e defesa: Você deve fazer um projeto de texto, que consiste em planejar o que vai ser escrito, que argumentos serão utilizados, o momento de apresentá-los. Nota: 160

    C4: Conhecimentos linguísticos e argumentação: Você deve entender bem os conectivos (conjunções, advérbios, locuções, preposições, etc.) e a função de cada um deles com certeza será proveitoso para deixar seu texto ainda mais coerente. Nota: 160

    C5: Proposta de intervenção: Você deve apresentar soluções para o que foi abordado, isso tudo tendo em conta aspectos como a cidadania, os valores humanos e a diversidade cultural. Nota: 160

    Nota final: 840, a nota é apenas simulação, para uma nota exata é necessário de um profissional para avaliar.

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  2. Competência 1-160
    Competência 2-200
    Competência 3-160
    Competência 4-120
    Competência 5-120
    Nota: 760
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    *na conclusão faltou o detalhamento e faltou vc colocar” cabe ao Governo Federal (maiúsculo) tomar medidas sendo elas a…
    *Na conclusão tem que colocar conjunção conclusiva como “dessarte” ao invés de “tendo em vista”.
    * No final do desenvolvimento 1: “a extinção dos mesmos”. Isso está errado, quando você coloca “o mesmo” substituindo “ele”, a frase fica errada, é um erro comum mas todo mundo acha que é certo, é que nem as pessoas na TV falando: “há dois anos atrás” e não sabem que é um pleonasmo.
    * Na dissertação, você precisa colocar uma causa e consequência, ali você coloca somente os problemas (consequências) mas não aborda nenhuma causa (o mesmo erro da outra redação).
    *Denovo, tem algumas vírgulas que você colocou que não estão corretas, por exemplo no início, antes de “viu-se” precisa ter a vírgula naquela ocasião e em outros casos.
    No seu texto também tem poucos conectivos e alguns você colocou errado, por exemplo na conclusão (início) e no desenvolvimento, quando você coloca dessarte. Dessarte/destarte significa portanto.

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  3. Introdução muito bem colocada, bem direto ao ponto e objetiva, já direcionando aos argumentos que serão debatidos nos desenvolvimentos.

    Há algumas repetições de conectivos nos desenvolvimentos como por exemplo: ” diante disso” e “sendo assim”, o que a meu ver seria considerado como um deslize pontual, já que o projeto de texto está bem elaborado e seguiu corretamente o que foi exigido.

    Na conclusão há a falta de um dos elementos exigidos na proposta de intervenção que no caso é o modo/meio, basicamente seria como o agente (Governo Federal) aplicaria aa ação (oferecer tecnologia nos setores primários), uma sugestão seria por exemplo: “cabe ao governo federal oferecer tecnologia nos setores primários, (através de políticas públicas ou de uma distribuição de recursos para garantir o acesso a essas tecnologias pelos setores primários) para que a exploração animal através do uso de veículos de tração animal sejam extintas e cada ser irracional mantido assegurado possa ter seus direitos observados.

    Fora isso eu acredito que esteja tudo dentro do que é exigido, sendo assim nas competências eu daria as notas:

    Competência I: 200 pontos, o texto apresenta uma ótima estrutura sintática, havendo apenas 2 desvios pontuais que foram a repetição dos conectivos.
    Competência II: 200 pontos, há abordagem completa do tema com uso de repertório legitimado e pertinente ao tema com uso produtivo de cada um deles.
    Competência III: 200 pontos, o desenvolvimento das informações, fatos e opiniões está ótimo, há apenas o deslize pontual da repetição de conectivos, já citado na competência I.
    Competência IV: 160 pontos, Presença constante de elementos coesivos, porém há ainda poucas repetições, o que não e admite passar como um “deslize” nesta competência.
    Competência V: 160 pontos, há a falta de 1 dos 5 elementos exigidos. Porém a proposta de intervenção cumpriu com o objetivo de apresentar uma solução que ameniza ou soluciona o problema.
    Total: 920 pontos.

    Espero que tenha gostado!

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  4. Introdução : Está perfeita! Você contextualizou com uma alusão histórica e colocou e fez o encaminhamento argumentativo.

    D1: você repetiu o conectivo “Diante disso” você poderia ter colocado “Dessa forma”, que é um conectivo de consequência , ficaria mais coerente.

    D2: está bem legal, no entanto, você repetiu novamente o conectivo ” sendo assim”… porém fora isso está bem compreensível o que você quer passar..

    CONCLUSÃO: Faltou você colocar o detalhamento de como isso poderia seresponder feito, e faltou um conectivo que indique finalidade

    *sua redação tem ótima estrutura
    *você precisar estudar variedades de conectivos
    *seria bom você voltar à sua alusão da introdução, e finalizar na conclusão…

    Acho que daria 880 nessa redação
    Espero que você tenha gostado da correção! E bono estudos!

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