O mercado de trabalho para o jovem contemporâneo: desafios e oportunidades (ENEM)

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Enquanto no Brasil conseguir emprego é uma tarefa difícil para inexperientes, países como Dinamarca e Alemanha oferecem oportunidades: este através da educação profissional juntamente à básica e aquele notificando seu sistema aos três meses de desemprego de um jovem. Desse modo, o mercado de trabalho acaba não aceitando tantos jovens inexperientes, o que implica no crescimento dos índices de desemprego tanto atuais como futuros.
De acordo com dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), jovens que estão na faixa de 18 a 24 anos possuem mais dificuldade para conseguir emprego. Logo, com a procura pelos profissionais mais capacitados — devido à competitividade presente no meio capitalista — os recém formados não são preferência de contratação das grandes empresas.
Desse modo, de 314 mil desempregados brasileiros, um percentual de 41% é composto por jovens, conforme dados da Codeplan (Companhia de Planejamento do Distrito Federal). É uma parcela significativa, tendo em vista a crise econômica que o país enfrenta e que pode vir a estagnar caso exista no país uma geração inteira de pessoas inexperientes e incapacitadas para o mundo do trabalho.
Em suma, o aumento nas taxas de desemprego em torno de pessoas mais novas pode vir a ser um grande causador de crises econômicas maiores. A fim de reduzir esse tipo de problema, cabe ao MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), juntamente ao poder legislativo do Governo Federal, inserir novos programas de inclusão trabalhista — através de palestras e cursos — para os que ingressam no mercado de trabalho, para que assim os profissionais sejam instruídos em relação aos equipamentos tecnológicos.

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2 Correções

  1. Introdução: A comparação feita entre os países é pertinente ao tema e a apresentação do problema foi feita de forma clara.
    Desenvolvimento 1: Para começar o primeiro desenvolvimento, deve-se usar algum conectivo, como “Em primeiro lugar”, e apresentar a ideia geral do parágrafo. O parágrafo ficou muito curto, você poderia ter desenvolvido mais a argumentação e encerrado com uma conclusão do que foi escrito.
    Desenvolvimento 2: Como já foram usados dados estatísticos no outro desenvolvimento, para diversificar os repertórios, você poderia usar uma citação ou uma contextualização histórica, por exemplo. Para evitar repetir a palavra “país”, use algum sinônimo, como “nação”. Para encerrar o parágrafo, é aconselhável fazer um conclusão do que foi escrito.
    Conclusão: A proposta de intervenção apresenta os cinco elementos, mas a questão dos equipamentos tecnológicos, para mim, ficou meio desconexa do que foi abordado no resto do texto.
    Nota: 840
    Competência 1: 160
    Competência 2: 200
    Competência 3: 160
    Competência 4: 120
    Competência 5: 200

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  2. Já adianto um conselho: separe os parágrafos da redação aqui na plataforma do Escrever Online, vai facilitar a visualização e correção.
    Competência 1 – 180
    Competência 2 – 160, os dados estatísticos apresentados no texto acabam o deixando expositivo, coloque menos dados e mais argumentos
    Competência 3 – 160, desenvolva melhor seus desenvolvimentos, como eu disse, eles aparentam ser expositivos
    Competência 4 – 120, use mais conectivos interparáfrafos e intraparágrafos, os que você trouxe não colaboram na coesão tô seu texto
    Competência 5 – 160, proposta intervenção boa, porém incompleta. Falta o detalhamento
    Nota – 780

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