A Constituição brasileira de 1988 – lei fundamental e suprema do Brasil – assegura a todos, em seu artigo 5º, a igualdade de todos perante a lei. Ainda que o Estado garanta esse direito, tal prerrogativa não se faz verdadeira, afinal, milhões de cidadãos não têm acesso à identificação, atentando contra à cidadania. Nesse sentido, é necessário analisar tal quadro, intrinsecamente ligado aos direitos básicos.
Nessa perspectiva, acerca da ausência da emissão da documentação para uma certa parcela da população – cerca de três milhões – evidencia-se, por parte do Estado, ações para garantir o cumprimento da Constituição cidadã. Sob esse âmbito, percebe-se que o Brasil é excludente em suas ações, pois, mesmo que o registro civil tenha se tornado obrigatório em 1888, muitas pessoas atualmente não têm conhecimento de seu sobrenome, quem dirá o acesso à saúde e a educação, que é negada para quem não têm documentação pessoal.
Outro ponto relevante, nessa temática, é a filosofia de Fiódor Dostoiévski, que traz à luz de discussão a ideia de que o grau de civilização de uma sociedade pode ser medido pela maneira como tratam os prisioneiros. Desse modo, ao relacionar essa filosofia com o fato de que, de acordo com um estudo do CNJ, somente 5 em 27 unidades federativas brasileiras têm controle da identificação dos presos. Em vista disso, grande parte da população carcerária não têm uma reabilitação genuína, pois lhes foram negados o direito de se matricularem em escolas, pois os mesmos não têm documentação pessoal, consequentemente muitos ex-prisioneiros podem retornar a vida do crime.
É necessário, portanto, que medidas sejam tomadas para que toda a população brasileira obtenha o acesso à identificação pessoal. Posto isso, o Ministério da Cidadania, junto as grandes mídias, deve induzir os cidadãos a procurarem a documentação necessária para que possam ter acesso a qualquer serviço público, isso através de grandes campanhas de divulgação e de oferecimento a documentação gratuitamente. Somente assim será possível exercer a cidadania em sua totalidade.
VitoriaMB
Olá!
C1: Domínio da língua portuguesa: Você deve mostrar que possui bons conhecimentos da língua portuguesa na modalidade formal. Nota: 160
C2: Compreensão da proposta: Você deve demonstrar que compreendeu e definiu o recorte temático apresentado. Nota: 120
C3: Organização e defesa: Você deve fazer um projeto de texto, que consiste em planejar o que vai ser escrito, que argumentos serão utilizados, o momento de apresentá-los. Nota: 120
C4: Conhecimentos linguísticos e argumentação: Você deve entender bem os conectivos (conjunções, advérbios, locuções, preposições, etc.) e a função de cada um deles com certeza será proveitoso para deixar seu texto ainda mais coerente. Nota: 160
C5: Proposta de intervenção: Você deve apresentar soluções para o que foi abordado, isso tudo tendo em conta aspectos como a cidadania, os valores humanos e a diversidade cultural. Nota: 160
Nota final: 720, a nota é apenas simulação, para uma nota exata é necessário de um profissional para avaliar.
Natally
Oie, tudo bom? Vou tentar pontuar algumas coisas que observei por parágrafo.
Introducao: sua introdução está boa mas seria legal já colocar os argumentos que você vai abordar nos d1 e d2. Há uma repetição de “todos”, tente usar um sinônimo.
D1: coloque a fonte de onde você tirou essa informação: “ausência da emissão da documentação para uma certa parcela da população – cerca de três milhões”.
D2: ótima alusão, muito bem colocada. Seus argumentos são bons, mas como eu disse anteriormente, é legal já abordar o tema na introdução, por já forma o caminho pelo qual você vai percorrer.
Conclusao: está muita boa, talvez um pouquinho mais de detalhamento pra ficar bem completa.
É isto, espero ter ajudado.
Boa sorte!!!!
marcella_tavares
oiiee, vou fazer so algumas observações, espero ajudar de alguma maneira.
-Cuidado com a repetição de palavras, nesse caso, “todos”, procure sempre por sinonimos
-Cuidado com a linguagem informal
-Pesquise uma lista de conectivos para iniciar as frases como ademais, portanto, além disso, assim, etc
-Tente usar melhor tópicos frasais, lembre que o texto é circular, portanto, vale citar na conclusão algo do início mas com palavras diferentes com o objetivo de manter essa circularidade do texto.
boa sorte espero ter ajudado <3