No filme “O Menino do pijama listrado”, de 2008, é retratada a amizade do Bruno com o Shmuel, um menino judeu e pertencente a um campo de concentração; apesar do sistema nazista, marcado pela intolerância ao povo judeu, os meninos eram melhores amigos e agiam como se não houvessem diferença entre eles. Na sociedade brasileira atual, infelizmente esse respeito não é visto continuamente, de modo que episódios de intolerância ao diferente, especialmente no quesito religioso, ainda é presente no meio das pessoas. Sabendo disso, urge a tomada de medidas para que a intolerância religiosa seja combatida no Brasil.
De início, é importante destacar que a intolerância às religiões está diretamente ligada com o nosso passado histórico. O processo de colonização do Brasil esteve associado com a imposição religiosa dos europeus para com os nativos, e esse cenário de subordinação forçada das religiões perdurou por toda a história do Brasil, sendo evidenciado, por exemplo, pela Revolta dos Malês no Período Regencial, na qual lutavam por liberdade religiosa. Assim, devido a essa construção europeia religiosa, os indivíduos brasileiros foram formados imersos num cenário intolerante aos diferentes.
Em continuação, mesmo depois de aproximados 5 séculos depois da Colonização, episódios de mesma raíz impositora religiosa ainda são vistos no Brasil. Segundo a Secretaria de Direitos Humanos, os dados de discriminações religiosas coletados equivalem a cerca de 1 denúncia a cada três dias. Desse modo, a ciência e visualização dos fatos deixam clara a necessidade da reversão do quadro de indivíduos intolerantes no Brasil.
Portanto, para que a intolerância religiosa, intríseca historicamente no Brasil, seja combatida, é necessária a ação das escolas (de todas as faixas etárias) e das redes midiáticas na criação de palestras e campanhas publicitárias que exponham, através de fatos atuais e argumentos embasados em estudos, a urgência da mudança de mente para o respeito à religião do próximo. Dessa forma, poderemos gerar crianças e adultos como o Bruno, que convivem harmonica e respeitosamente com a diversidade religiosa.
Thiagoaleixo
C1:200( simplesmente perfeito, sua gramática é ótima, 100% nesse quesito)
C2:160( se você tivesse falado na introdução o que debateria nos desenvolvimentos eu te daria 200)
C3:200(nossa, eu estou impressionado com sua argumentação, perfeita. Parece até uma sofista praticando sua arte de argumentar)kkk
C4:200( ótima coesão e coerência)
C5:200( apresenta os 5 elementos, simplesmente perfeita)
Nota final: 960 com gostinho de 1000
JullyPereira
Gostei muito dos pontos que você trouxe, sobre o filme e a história dele mas acho que está muito grande as suas explicações, tem repetição de palavras muito perto, falta de acentuação como na palavra “Harmônica”.
São pequenas coisas a serem corrigidas, você tem uma escrita ótima e você soube colocar certinho na ordem de Assunto, Tema e Tese.
Meus parabéns.
julia*14
A redação está boa, porém, achei grande. Muita informação, pude ver alguns erros na ortografia ( harmônica), faltou falar sobre a atualidade, tirando isso sua redação está boa, bons argumentos , passa confiança para o leitor. Seus argumentos usados foram bem convincentes e suas ideias foram muito boas mesmo.
Bom não sou experiente nisso, estou apenas começando, mas Parabéns!
sop007
A redação está boa, porém, achei só um pouco grande. Muita informação, pude ver alguns erros na ortografia tipo a palvra harmônica, e assim tirando esses dois pontos sua redação está boa, argumentou bem, passa confiança para o leitor.
Seus argumentos usados foram bem convicentes e suas ideias passadas foram muito boas mesmo.
Continue assim, pessista até o fim, e parabéns.
Clarinha987
Primeiro período muito grande e não sei se fica legal usar ; em redação dissertativa, parece que está citando alguma coisa.
Eu gostei muito das suas ideias mas acho que tudo pareceu um pouco uma introdução, faltou falar sobre a atualidade sabe.
Conclusão achei top.
é a minha opinião, eu sou aluna então você pode discordar, paz.
Dudaalves212006
seu desenvolvimento e a argumentação estão ótimos mais existe alguns erros da grámatica por exemplo em “Dos Mâles” erro de concôrdancia agora a palavra “devido” devido a’ é uma expressão prolixa. É preferível dizer devido a, por, pela, pelo, pelas ou pelos “depois” pode ser substituído por após “raíz” erro de ortografia e “intríseca” também possui um erro de ortografia “harmonica” possui outro erro de ortografia o correto seria Harmônica.