A preservação das florestas brasileiras (Não é Enem)

  • 1

(Estou estudando para a redação da EAOAP, banca FAB (Aeronáutica). Nela não há necessidade de uma proposta de intervenção, não é nem aconselhável. A redação é dissertativa-argumentativa, no máximo 30 linhas. O candidato começa com 1000 pontos e vai perdendo pontos de acordo com esses quesitos:

I EXPRESSÃO:
Pontuação, ortografia, caligrafia, vocabulário,
acentuação gráfica e morfossintaxe = 0,2000 por cada erro
cometido relacionado a cada
um dos aspectos avaliados.

II ESTRUTURA:
Paragrafação = até 0,5000 por cada erro
cometido.

III CONTEÚDO:
Pertinência ao tema proposto = até 1,5000.
Argumentação coerente = até 1,5000.
Informatividade = até 1,5000.)

(O erro ortográfico idêntico será computado apenas uma vez.)

Segue a redação:

             No livro “Mayombe”, o autor Pepetela descreve a relação de alguns guerrilheiros angolanos com a natureza, os quais, vivendo dela e a respeitando, fundem-se à floresta como se eles fossem um só. Essa metáfora demonstra o quanto o convívio harmônico com a natureza contribui para a proteção dos indivíduos, uma vez que, na trama, o Mayombe ajudava os soldados em combate contra os portugueses. Contudo, no Brasil hodierno, essa realidade é refutada, já que questões econômicas e sociais impulsionam a degradação das florestas nativas, o que representa um empecilho à coexistência pacífica entre o homem e a natureza.

                Em primeiro plano, cabe salientar as bases da economia do país como contribuinte para a problemática. Tal fato decorre da expansão, durante a Ditadura Militar, da fronteira agrícola para a Amazônia, o que levou à destruição desse bioma até os dias atuais. Isso ocorre porque o Brasil foi o submetido a uma colonização de exploração, a qual estimulou o desenvolvimento de uma economia agrícola. Com isso, na sociedade contemporânea, esse modelo agro-exportador que hipervaloriza o lucro se perpetua, de modo a estimular, cada vez mais, a expansão do agronegócio em direção à região amazônica.

                 Ademais, percebe-se a apatia da população frente a negligencia do governo perante a preservação das florestas brasileiras. Com isso, a partir da indiferença, da degradação ambiental respeitando a Terceira Lei de Newton, que defende que toda ação tem uma reação, a qual estimula uma resposta da natureza nas mesmas proporções de sua destruição, o que leva ao aquecimento global, uma vez que as florestas são responsáveis por diminuir a grande quantidade de gás carbônico emitido.

                   Portanto, as florestas brasileiras vem sendo destruídas pela exploração da humanidade de seus ricos materiais, visando somente o lucro. Outrossim a sociedade se encontra com uma falta de empatia para com as florestas nacionais e sofre com as consequências, como na Lei de Newton.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá Noob!

    I EXPRESSÃO: Pontuação, ortografia, caligrafia, vocabulário, acentuação gráfica e morfossintaxe = 0,40

    II ESTRUTURA:
    Paragrafação = 100

    III CONTEÚDO:
    Pertinência ao tema proposto = 0,50.
    Argumentação coerente = 100.
    Informatividade = 0,50

    Nota final: 660, a nota é apenas uma simulação, para uma nota exata é necessário de um profissional nesse quesito.
    Espero ter lhe ajudado.
    Boa sorte no vestibular que irá prestar.

    • 8

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.