É indubitável que a reintegração do preso no Brasil é deficitária, tendo como um de seus impecilhos o preconceito e a ineficiência do Estado, o qual ao invés de tornar a cadeia um ambiente de reeducação, transformou-a em uma verdadeira escola do crime.
Em primeira análise,é sobressalente ressaltar que a punição sem reitegração do preso na sociedade é mais barata para o Estado, porém, é também a mais ineficaz. Segundo Focault- no seu livro Vigiar e punir- ele versa sobre a punição baseada no temor, sendo esta a mais simples e menos custosa. Ainda por esse viés, a sociedade brasileira é bastante preconceituosa com relação a ex-detentos, fato que dificulta ainda mais o processo reintegrativo.
Em segunda análise,mas não menos importante, ainda há a questão da super lotação carcerária.Para sanar tal problemática, poderia implementar a pena de morte no Brasil, o que agradaria a uma parcela da população que pensa os presidiários como a escória da sociedade. Contudo,tal ação fere tanto a Constituição Federal de 1988 quanto a Declaração Universal dos Direitos do Homem. Esse problema, encontra um paralelo na literatura na obra prima Crime e Castigo de Fiodór Dostoievisky, o qual lança o questionamento sobre a decisão de vida ou morte daqueles considerados maus pela sociedade.
Em suma, com o fito de amenizar tal questionamento é necessário medidas a serem tomadas. Para isso, o Governo Federal deve por meio de projetos de lei, promover cursos dentro da cadeia objetivando as necessidades do mercado de trabalho.Nesse sentido, o intuito de tal ação é formar um cidadão que não vá reincidir no crime pois tem oportunidades melhores, para que dessa forma o Brasil possa superar o problema tanto da reintegração quanto o gigantesco número de pessoas com a liberdade cesseada.
Thamirysbds
Oi, Lua! :)
INTRODUÇÃO
É (1) indubitável que a reintegração do preso no Brasil é deficitária, tendo como um de seus impecilhos o preconceito e a ineficiência do Estado, o qual (2) ao invés de tornar a cadeia um ambiente de reeducação, transformou-a em uma verdadeira (3) escola do crime.
1. evite expressões sentimentalistas como “indubitável”
2. “ao invés” não, “em vez de”, preste atenção:
Ao invés de = Ao contrário de (envolve coisas opostas)
Ex.: perdi ao invés de ganhar. (perder é o antônimo de ganhar)
Em vez de = No lugar de (envolve coisas gerais)
Ex.: comi maça em vez de uva. (não se trata de antônimos, mas qualquer coisa)
não erre mais! :)
3. como de fato você pode me provar que o Estado é realmente o responsável por essa “escola de crime” ? Não deixe informações soltas, trabalhe sempre com o porquê das coisas, explicando-as, sem deixar rastros de dúvidas. Além disso, evite essas expressões tão “fortes”, seja imparcial.
-> Você trouxe uma introdução bem rápida, foi direto ao ponto. Se me permite um conselho, comece citando algo, trazendo um conhecimento de fora, pra ajudar na C2 e deixar sua intro mais completa.
D1
(1) Em primeira análise,é sobressalente ressaltar que a punição sem (2) reitegração do preso na sociedade é mais barata para o Estado, porém, é também a mais ineficaz. Segundo (3) Focault- no seu livro Vigiar e punir- (4) ele versa sobre a punição baseada no temor, sendo esta a mais simples e menos custosa. Ainda por esse viés, a sociedade brasileira é bastante preconceituosa com relação a ex-detentos, fato que dificulta ainda mais o processo reintegrativo.
1. evite “Em primeira/segunda análise”, o inep não considera como conectivos
2. faltou o “n”, mas acredito que foi falha na digitação, visto que “reintegrativo” está correto
3. faltou o “u” Foucault
4. “Segundo Focault ele versa sobre” acredito que você se confundiu, acabou completando a frase de acordo com o que você colocou dentro do travessão, perdendo a coesão. O mais correto seria:
“Segundo Foucault -no seu livro Vigiar e Punir- a punição é baseada no temor”
-> Trouxe uma excelentíssima citação, mas deixou a desejar na argumentação. No tópico frasal, este que é o “coração” do parágrafo, você disse que a punição era mais barata pro Estado, mas era também ineficaz, porém, na sua argumentação você não voltou a abordar isso. Como exatamente isso é ineficaz ? Que consequências isso traz para os ex-presidiários ? Por que essa punição é mais barata ? Desenvolva mais a sua problematização e traga um período conclusivo no final.
D2
Em segunda análise,mas não menos importante, ainda há a questão da super lotação carcerária.Para sanar tal problemática, poderia implementar a pena de morte no Brasil, o que agradaria a uma parcela da população que pensa os presidiários como a escória da sociedade. Contudo,tal ação fere tanto a Constituição Federal de 1988 quanto a Declaração Universal dos Direitos do Homem. Esse problema, encontra um paralelo na literatura na obra prima Crime e Castigo de Fiodór Dostoievisky, o qual lança o questionamento sobre a decisão de vida ou morte daqueles considerados maus pela sociedade.
-> “poderia implementar a pena de morte no Brasil, o que agradaria a uma parcela da população que pensa os presidiários como a escória da sociedade” aqui, você zerou a redação. Embora esse não seja seu pensamento, mas sim de uma parte da sociedade, você não deve JAMAIS dizer isso na redação do enem. Mas, como é apenas um treino, irei desconsiderar essa parte.
-> o que se observa aqui é o fato de haver muitas citações e pouquíssima argumentação. Se você tava querendo falar sobre a questão da pena de morte, por que trouxe a super lotação carcerária no tópico? Os três repertórios que você usou foi apenas se tratando de algo que, além de não ser correto colocar na redação, não estava no tópico frasal. Entenda que aquilo que você trouxer no primeiro período do parágrafo, vai ser o assunto deste.
CONCLUSÃO
Em suma, com o fito de amenizar tal questionamento é necessário medidas a serem tomadas. Para isso, o Governo Federal deve (1) por meio de projetos de lei, promover cursos dentro da cadeia (2) objetivando as necessidades do mercado de trabalho.Nesse sentido, o intuito de tal ação é formar um cidadão que não vá reincidir no crime (3) pois (4) tem oportunidades melhores, para que (5) dessa forma (6) o Brasil possa superar o problema tanto da reintegração quanto (7) o gigantesco número de pessoas com a liberdade (8) cesseada.
1, 2, 3, 5 e 6. ausência de vírgula
4. “terá”, no futuro
7. cuidado com a regência: “quanto do”, veja que você colocou “tanto da”
8. “cerceada”
C1: 140
C2: 200
C3: 120
C4: 160
C5: 200
= 820 [representativa]
joicerodrigues063
Olá, no Desenvolvimento 2 eu acho que você poderia substituir o termo “segunda análise”, para não ficar repetitivo, achei a introdução um pouco “solta” e só percebi um núcleo, mas enfim, você tem bastante conhecimento da norma culta! parabéns! Gostei bastante da redação e da temática.
GiovanaMaria15
Olá, sobre a introdução acho que você poderia melhorar um pouquinho, tenta seguir o modelo de repertório, como esse problema afeta a sociedade brasileira ou a sociedade mundial e sua tese.
Uma redação boa não necessariamente tem que conter um vocabulário difícil.
Nos desenvolvimentos adorei seus argumentos, MUITO CULTA KKKK, ficaram perfeitos.
Thaynar da Conceição Andrade
Bom, e uma ótima redação, a sua análise contextual está ótima, mais na “minha” opinião, você usou palavras muito difíceis, a redação tem que ser explícita, facial de entender, afinal a função dela é fazer o leitor compreender o assunto abordado, mais tirando isso está impecável, parabéns pelo seu desempenho.
Darlan
Olá, o seu texto não está legal, a sua introdução ficou vazia, não trouxe aquele toque que tem que ter, não chama atenção, além do mais, acho que sua conclusão ficou bem ruim, você nao colocou como iria funcionar, e se o preso não quisesse fazer parte!? Será que só é culpa do estado? (Os presos tem muita modermia que não era para serem acatadas)
creio que vc precise ler mais sobre redações, não vi erros de português, tenha um bom dia <3
sua nota seria em torno de 600-630