Iniciante

TEMA: “Os perigos das Fake News na era da informação”

  • 3

Segundo o físico teórico Albert Einstein, “tornou-se aterradoramente claro que a nossa tecnologia ultrapassou a nossa humanidade”. Visto isso, é possível mencionar que o avanço tecnológico, que teve um aumento em grande escala desde a Terceira Revolução Industrial, foi responsável por globalizar o acesso à internet, que por consequência, gerou o crescimento gradual de circulação de notícias falsas, também conhecidas como Fake News. E ainda analogicamente com o pensamento de Einstein, essa crescente fabricação de informações enganosas tem o poder de prejudicar o desenvolvimento da humanidade por ter a alta capacidade de difamar ou minimizar pessoas públicas, tanto quanto também tem a aptidão de gerar uma maior desconfiança sobre qualquer fato apresentado em mídias.

 

Na tentativa de divulgar títulos de notícias chamativos, nota-se que criadores de conteúdos passaram a adotar a medida de difamar pessoas para obter mais acessos em seus sites, o que pode gerar prejuízo para vítima em si ou também para a população como um todo. Como, por exemplo, em períodos de eleições brasileiras, candidatos a importantes cargos políticos são geralmente vítimas de altas criticas sobre sua moralidade e isso pode causar certa influência no futuro do país, visto que o Brasil usa a democracia representativa, onde a população tende a eleger de acordo com as informações obtidas por meio de mídias sociais sobre os candidatos em questão. Ainda convém lembrar que celebridades são também frequentemente afetadas pela circulação de correntes enganosas, gerando instabilidade na carreira das mesmas.

 

Ademais, pode-se afirmar que a difamação de figuras públicas tem, como consequência direta, a ascensão da desconfiança nas mais diversas redes informacionais. Além de que, ao contrário do que se pensa, a desconfiança de informações pode ser um fator preocupante, pois quando não praticado conjuntamente com a busca dos fatos verdadeiros, se torna um ato inútil e essa lógica pode ser facilmente relacionada ao pensamento do filósofo Zygmunt Bauman, que afirma, “muita informação não significa sabedoria”, concluindo então, que é irrelevante a quantidade de informação adquirida por meio da internet, se tais informações forem ilusórias e sem pesquisas por fontes mais confiáveis feitas pelos indivíduos.

 

Portanto, como solução é oportuno diminuir a fabricação de Fake News e aumentar a conscientização social sobre o uso adequado da internet como fonte de pesquisa, tendo como principais agentes, o Ministério Educacional ou o órgão responsável pela fiscalização das redes sociais de cada país, aplicar uma intensificação na inserção de multas e aprovar a responsabilidade de supervisionar a mídia como uma tarefa de um cargo politico específico e qualificado, visando aumentar a predominância de fontes confiáveis, consequentemente gerando maior liberdade de expressão baseadas em fatos verdadeiros. Sendo, medidas essas, de suma importância, pois concordando com o que o fundador da empresa Apple, Steve Jobs, disse, “a tecnologia move o mundo”.

Compartilhar

4 Correções

  1. Mandou bem!!!
    – Boa argumentação.
    – Redação bem estruturada.
    – Ótimo vocabulário.
    — Só achei que ficou um pouco longa, mas tirando isso você foi muito bem.

    Mandou bem!!!
    – Boa argumentação.
    – Redação bem estruturada.
    – Ótimo vocabulário.
    — Só achei que ficou um pouco longa, mas tirando isso você foi muito bem.

    • 1
  2. olá, enquanto aluno:

    – gostei da tua introdução, muito bem contextualizada, além de apresentar muito bem os dois pontos centrais

    – muito legal também, e achei que ficou subentendido a relação das difamções e eleições, eu particularmente deixaria mais explícito, não sei

    – já nesse densenvolvimento achei muito bom, muito conclusivo. também gostei que em nenhum do parágrafos tu tenha usado dados brutos, coisas de coletânea etc

    – gostei, mas achei que ficou meio corrido, com apenas dois períodos. Achei interessante pôr mais uma informação, que não estava citada anteriormente

    • 1
  3. Olá vou analisar sua redação!
    Está de parabéns pela bela redação, só está um pouquinho longa….
    Mas você arrasou mesmo.
    Mostrou um ótimo domínio da língua portuguesa, conhece bem a estrutura da redação…
    C1 – 200
    C2 – 200
    C3 – 180
    C4 – 180
    C5 – 200
    total; 960

    Repertório sociocultural vc mostrou que tem e que sabe utilizá-los, continue treinando fazer redações, ampliando ainda mais seu conhecimento!
    Nunca desista!!
    Bons estudos.

    • 1
  4. ótimo domínio da Língua Portuguesa.
    desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e
    apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com
    proposição, argumentação e conclusão.
    apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema,
    de forma organizada.
    Articula as partes do texto com poucas inadequações e
    apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
    Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e
    articulada à discussão desenvolvida no texto
    C1: 200
    C2:200
    C3: 180
    C4:190
    C5: 200
    970

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.