tema: Como reduzir a produção e o descarte ilegal de lixo no Brasil?
A quantidade de lixo produzido é algo equivalente à riqueza de um indivíduo, já que para conseguir transformar algo em lixo, algo foi produzido e adquiriu energia ao ser feito. No entanto, principalmente no Brasil, o descarte acaba sendo inapropriado, de modo que problemas sociais e ambientais acabam surgindo em decorrência dessa prática, como o contato direto com lixões a céu aberto e resíduos tóxicos que contaminam o solo. Portanto, é de suma importância que o governo brasileiro privatize todo o sistema de descarte e catação de lixo no país.
Por um lado, o monopólio de um serviço se torna muito prejudicial ao consumidor. Segundo a Escola Austríaca de Economia, quanto mais empresas, ou mesmo trabalhadores autônomos ofertando um serviço à economia, mais o consumidor será beneficiado, já que no caso, existiria muita demanda a ser contratada para que a catação de lixo e o descarte ocorreria de maneira correta. Assim, o monopólio do Estado como o único oferecedor do serviço de descarte de lixo e catação se mostra totalmente prejudicial a população.
Além disso, muitas vezes, o descarte de lixo em locais inapropriados acaba por ocorrer pelo motivo de não haver um local específico para isso à disposição da população em geral. O Brasil configura em um ranking péssimo quando se trata de saneamento básico, tal fato faz com que populações sem esse serviço, comecem a cavar fossas e despejar o lixo, gerando resíduos tóxicos e prejudicando o meio ambiente. Em síntese, isso acontece porque é proibido um indivíduo ofertar o serviço de catação e descarte pela lei, o que de fato gera pobreza.
Logo, o Poder Legislativo Federal e Estadual devem agir em conjunto para que todos os indivíduos que quiserem oferecer o serviço de catação e descarte de lixo, possam fazer sem nenhum empecilho, com o fito de diminuir os problemas sociais e ambientais decorrentes da ingerência estatal. Essa ação seria feita por meio da declaração da lei inconstitucional, já que fere a propriedade privada, no caso a liberdade do indivíduo de trabalhar, segundo o princípio da não agressão libertário. Apenas desse modo o problema relacionado ao lixo seria resolvido.
Lív_
Olá, boa tarde ;)
Sua redação de modo geral é boa, você entendeu bem a proposta do tema e demonstra certo conhecimento ao dissertar sobre em defesa de seu ponto de vista. Além disso, não há muitos erros ortográficos no texto, o que é ótimo. O que eu sugiro para você é deixar seu texto mais interessante, ou seja, usar mais repertórios (referências de filmes, séries, livros, pessoas etc) para enriquecer sua redação, demonstrar para o corretor que você possui conhecimento sobre o assunto e sabe trazer a ficção para a realidade.
INTRODUÇÃO
-> “problemas sociais e ambientais acabam surgindo em decorrência dessa prática”, esse “acabam” é informal, troque o “acabam surgindo” por “surgem”;
-> Apenas sugestões de usar repertórios e que sua tese seja melhor desenvolvida, é bom que você a divida em duas, para cada uma ser argumentada em cada parágrafo posterior.
DESENVOLVIMENTO 1
-> “acaba por ocorrer”, esse “acaba” deixa a frase informal, não utilize essa palavra;
-> “quanto mais empresas, ou mesmo trabalhadores autônomos ofertando um serviço à economia”, essa frase está confusa, seria melhor se fosse “quanto mais empresas, ou mesmo trabalhadores autônomos, ofertam um serviço à economia”;
-> “já que no caso, existiria muita demanda a ser contratada para que a catação de lixo e o descarte ocorreria de maneira correta.”, essa frase está confusa, seria melhor se fosse: “já que existiria uma grande demanda a ser contratada para a realização da catação do lixo – implicando no descarte correto dos resíduos.”;
-> Falta vírgula depois de “Estado” e “catação” no final do parágrafo;
-> Considere outros sinônimos de “lixo” e “catação”, pois elas se repetem muitas vezes;
-> “prejudicial a população.”, esse “a” recebe crase: à.
DESENVOLVIMENTO 2
-> “acaba por ocorrer”, é informal o “acaba”, como já mencionei;
-> “O Brasil configura em um ranking péssimo”, “ranking” é estrangeirismo, deve estar entre aspas ou ser substituído por “classificação”: “O Brasil se configura em uma classificação péssima”;
-> Não precisa da vírgula depois de “serviço”;
-> “o que de fato gera pobreza.”, a frase soa melhor sendo: “o que gera de fato a pobreza”.
CONCLUSÃO
-> “possam fazer”, soa melhor sendo “fazê-lo”;
-> Seria “agressão libertária”, atente-se ao gênero da palavra;
-> Disserte melhor os objetivos dessas intervenções, qual a finalidade dessas ações? O que será alcançado com isso? Faltam mais propostas em sua intervenção. Lembre-se de deixar claro os 5 elementos da conclusão: o agente, a ação, o como, o objetivo e a finalidade.
COMPETÊNCIAS
C1- 180
C2- 160
C3- 160
C4- 180
C5- 160
TOTAL: 840