Iniciante

Desperdício de alimentos no Brasil

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Segundo a idéia planetária de Hans Johns “o homem tem o dever moral de preservar a natureza para futuras gerações”. No entanto, ao observar os índices elevados de desperdício de alimentos, é notório que, tal pensamento não tem sido executado com ênfase na prática. Nesse sentido pode-se afirmar que, a má gestão de alimentos e a falta de conscientização agravam essa situação.

Em primeira análise, deve-se ressaltar que o problema advém na maioria das vezes no transporte ou manuseio. Uma vez que, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que cerca de 1/3 do que é produzido, é perdido no caminho entre a colheita e o freguês, correspondente a 1,3 bilhões de toneladas. Portanto fica claro que a má gestão de alimentos é o maior causador do problema.

Ademais é fundamental apontar a falta de conscientização como impulsionador desse impasse. Logo que, conforme um estudo realizado pela universidade federal de Goiás (UFG) 40% do desperdício está localizado nas centrais de abastecimento, supermercados e consumidores. Desse modo, é incontestável que há falta de conscientização dos comerciantes e clientes.

Em virtude dos fatos mencionados é evidente que medidas são necessárias para combater tais obstáculos. Para isso é imprescindível que o governo, por meio de ONGS, deve concientizar as pessoas, com o objetivo que o desperdício diminua. Além de que, deve-se fazer leis, a fim de que haja multas para altos niveis de desperdício. Para que assim possa-se cumprir o dever moral de preservar a natureza para as futuras gerações.

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6 Correções

  1. Sua introdução está boa, com a contextualização e explicação do tema. Sua tese é clara.

    No seu desenvolvimento, tente tornar seus repertórios mais produtivos e argumentar melhor em cima deles, não apenas cotas dados. Isso impulsiona sua nota na competência 2.

    Sua conclusão apresenta a proposta de intervenção. Entretanto está incompleta, faltando o modo/meio e o detalhamento.

    C1 – 160
    C2 – 120
    C3 – 160
    C4 – 160
    C5 – 120

    Nota: 720

    • 2
  2. bom, sou apenas uma estudante, então vou dizer conforme o que sei.

    •achei ótima a introdução
    •quem você citou
    •li e achei muito bom
    •domínio mediano na linguagem
    •o desenvolvimento podia ter sido melhorado
    •a conclusão ficou meio que incompleta
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    •fora isso, ficou bom.
    •com treino vai melhorando mais.
    •desculpa não dá nota, é que tô tentando ficar agora kk:)
    • seus textos são bons de ler.

    • 1
  3. Sua introdução está boa com uma contextualização do tema e uma tese clara
    Tente argumentar mais no desenvolvimento do seu texto
    A sua conclusão está boa , mas faltou especificar MEIO/MODO e detalhar mais a sua proposta de intervenção.
    em geral seu texto está bom , só tente argumentar mais !
    C1:160
    C2: 100
    C3:140
    C4: 140
    C5: 100
    Nota: 640

    • 1
  4. Competência 1: 160
    Competência 2: 100
    Competência 3: 140
    Competência 4: 140
    Competência 5: 100
    NOTA: 640
    Achei ótima sua introdução, contextualizou bem o tema, de forma clara e sucinta. Já o desenvolvimento faltou desenvolver melhor a argumentação, você apresenta dados que confirmam suas teses, mas não faz uma argumentação muito consistente. Com relação a conclusão: faltou especificar e detalhar sua proposta de redação. Quando for fazer a proposta tente sempre responder as seguintes perguntas: O que deve ser feito? Quem deve fazer? (especificar a entidade) Como deve ser feito? Qual a finalidade? Lembrando sempre de relacionar sua proposta com o restante do texto.

    • 1
  5. C1: Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. 120.
    C2: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. 160.
    C3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um
    ponto de vista. 80.
    C4: Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta
    repertório pouco diversificado de recursos coesivos. 80.
    C5: Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao
    assunto. 40.
    Total: 480

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  6. C1: Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. 120.
    C2: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. 160.
    C3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um
    ponto de vista. 80.
    C4: Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta
    repertório pouco diversificado de recursos coesivos. 80.
    C5: Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao
    assunto. 40.
    Total: 480

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