De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada em 1948: “Todo indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal”. Ao analisar o atual panorama de abandono e falta de segurança que os indígenas brasileiros enfrentam diariamente, infere-se que este direito fundamental não tem sido alcançado efetivamente por essa população.
Primeiramente, vale ressaltar, as constantes ações violentas de invasão e apropriação das terras indígenas por parte de agricultores e fazendeiros que ocupam essas terras e entram em intensos conflitos, o que resulta na morte de milhares de indígenas que defendem seus territórios. O que escancara uma grave violação dos Direitos Humanos.
Ademais, existe um descaso do governo brasileiro acerca da proteção à vida e à moradia desses povos, devido a pouca fiscalização e uma penalidade branda aos invasores, o que favorece a atuação dos mesmos.
Diante do exposto, fazem-se necessárias ações imediatas para a eficiente proteção dessa população. Para que o direito à segurança seja exercido, cabe ao governo brasileiro a criação de leis de proteção mais eficazes, além da maior fiscalização, e uma penalidade rígida aos transgressores. O que resultará na integral segurança dos primeiros habitantes do Brasil.
por favor corrijam com uma nota de acordo com as competências do Enem :))) Desde já agradeço.
Victoria Bomfim
De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada em 1948: 1“Todo indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal”.
》Reportório ok ,mas Todo(é minúsculo)
Ao analisar o atual panorama de abandono e falta de segurança que os indígenas brasileiros enfrentam diariamente, infere-se que este direito fundamental não tem sido alcançado efetivamente por essa população.
》contextualização ok,porém faltou a tese com seus argumentos 1 e 2
Primeiramente, vale ressaltar, as constantes ações violentas de invasão e apropriação das terras indígenas por parte de agricultores e fazendeiros que ocupam essas terras e entram em intensos conflitos, o que resulta na morte de milhares de indígenas que defendem seus territórios. O que escancara uma grave violação dos Direitos Humanos.
》em geral o D1 está bom ,mas pode melhor no sentido de começar o D1 com um tópico frasal curto ,na qual vc mostra pra o corretor o que vc vai argumentar no parágrafo. Outro ponto, é vc trazer repertório tais com: citação filosófica, livros, filmes… que comprovo sua tese. Logo após vc faz sua contextualização , também é interessante vc usar mais conectivos e nexos assim seu texto fica mais coeso ok
Ademais, existe um descaso do governo brasileiro acerca da proteção à vida e à moradia desses povos, devido a pouca fiscalização e uma penalidade branda aos invasores, o que favorece a atuação dos mesmos
》 argumentação superficial ~ não tem tópico frasal, e nem conectivos e muito menos fechamento
Diante do exposto, fazem-se necessárias ações imediatas para a eficiente proteção dessa população.
》TÓPICO FRASAL ok
Para que o direito à segurança seja exercido, cabe ao governo brasileiro a criação de leis de proteção mais eficazes, além da maior fiscalização, e uma penalidade rígida aos transgressores. O que resultará na integral segurança dos primeiros habitantes do Brasil.
》ta faltando o MODO E A FINALIDADE, assim vc perde ponto na competência 5
NOTA: 580
Johnncley
Competência 1 – Demonstrar domínio da norma culta (120)
Competência 2 – Compreensão da proposta
(180)
Competência 3 – Selecionar, relacionar argumentos(80)
Competência 4 – Demonstração de conhecimento para a construção da argumentação(120)
Competência 5 – Elaboração de propostas de solução para o problema(80)
Nota: 580
Camila_T
Sua introdução ficou boa, só achei que ficou meio confuso sua segunda tese, eu só consegui encontrar a tese sobre a falta de segurança.
Acho que poderia ter desenvolvido um pouco melhor seu desenvolvimento, mad ficou bom.
Na proposta de intervenção você deveria ter colocado um agente,meio,detalhamento e finalidade .
Competência 1 – Demonstrar domínio da norma culta (160)
Competência 2 – Compreensão da proposta (120)
Competência 3 – Selecionar, relacionar argumentos(120)
Competência 4 – Demonstração de conhecimento para a construção da argumentação (160)
Competência 5 – Elaboração de propostas de solução para o problema (80)
nota:640