Ao analisar o descarte de lixo indevido nos oceanos, vê-se que não é um problema atual. Dado que, com a 2° Revolução Industrial a produção e o consumo da massa aumentaram, e essa fabricação exacerbada perpetua-se até os dias atuais, provocando o descarte irregular dos insumos nos oceanos, resultando no desequilíbrio ecológico.
De acordo com o documentário Oceano de Plástico, em 2050 quando a população chegar a dez bilhões de pessoas, espera-se que a produção de plástico triplique devido a fabricação exagerada de inúmeros produtos, resultante do consumo excessivo. Para mais, esse lixo despejado nos oceanos muitas vezes é confundido com alimentos e os animais marinhos acabam ingerindo esses, contaminando cadeias alimentares e impactando na saúde dos seres humanos.
Além disso, o descaso que grandes indústrias possuem em relação às questões ambientais é extremamente preocupante, em virtude da quantidade de resíduos tóxicos que são despejados em meio aos cursos d’água. Apesar da legislação ambiental exigir que as indústrias tomem os devidos cuidados para que suas atividades não gerem tantos impactos ao meio ambiente, muitas delas acabam atuando de forma negligente.
Portanto, cabe a PNUMA-Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente unir os países e as comunidades ambientais em projetos que visem tornar a fiscalização nas indústrias mais severas, para que os resíduos descartados tenham o seu devido destino. Além de promover palestras pelo mundo com pessoas de diversas idades sobre a importância da educação sustentável e o seu impacto nas vidas futuras.
Johnncley
Competência 1 – Demonstrar domínio da norma culta (200)
Competência 2 – Compreensão da proposta
(200)
Competência 3 – Selecionar, relacionar argumentos(200)
Competência 4 – Demonstração de conhecimento para a construção da argumentação(140)
Competência 5 – Elaboração de propostas de solução para o problema(80)
Nota: 820
Camila_T
Competência 1 – Demonstrar domínio da norma culta (200)
Competência 2 – Compreensão da proposta (160)
Competência 3 – Selecionar, relacionar argumentos (120)
Competência 4 – Demonstração de conhecimento para a construção da argumentação (160)
Competência 5 – Elaboração de propostas de solução para o problema(120)
nota:760
Maria Eloiza
Competência 1 – Demonstrar domínio da norma culta (200)
Competência 2 – Compreensão da proposta (160)
Competência 3 – Selecionar, relacionar argumentos (120)
Competência 4 – Demonstração de conhecimento para a construção da argumentação (160)
Competência 5 – Elaboração de propostas de solução para o problema(120)
nota:800