Aprendiz

OS IMPACTOS ECONÔMICOS E SOCIAIS DA DESINDUSTRIALIZAÇÃO NO BRASIL

  • 2

Conforme Nicolau Maquiavel, no livro  “O príncipe”, para se manter no poder o governo dispõe-se a incumbência de operar e ter como objetivo o bem universal. Nesse sentido, no que tange à questão dos impactos econômicos e sociais da desindustrialização no Brasil, configura-se um grave problema, não só pela falta de incentivo governamental ao avanço tecnológico, como também mão de obra qualificada.

A princípio deve-se ressaltar a ausência de incentivos financeiros governamentais a tecnologia,o que deixa o Brasil em posição desconfortável perante ao mercado nacional e internacional. Segundo a Associação Brasileira da Indústrias de Insumos Farmacêuticos, o país importa 95% dos medicamentos para atender sua demanda. Com base nesses dados pode-se afirmar que a falta dos avanços tecnológicos internos deixa a nação completamente dependente do exterior.

Ademais, é fundamental apontar a falta de mão de obra qualificada como impulsionador da desindustrialização brasileira. Segundo Immanuel Kant “O homem não é nada além daquilo que a educação fez dele”, seguindo tal pespectiva, conclui-se que a falta de capacitação adequada para que pessoas possam atuar nessa área é o que reflete para que o Brasil não seja referência no que tange ao desenvolvimento tecnológico.

Logo é imprescindível que este problema seja resolvido, para isso cabe ao Minitério da Ciência,Tecnologia Inovações e Comunicação (MCTIC) juntamente com o Ministério da Economia criarem laboratórios para pesquisas, por meio de verbas governamentais, com o intuito de oferecer inovação para o setor industrial. Esses laboratórios seria usado pelos melhores proficionais que se encaixariam no perfil indicado. Assim se consolidará um pais no qual os impactos socio-econômicos da desindustrialização no Brasil seria menos dissolvida na população.

Compartilhar

4 Correções

  1. Sua redação está muito boa, pois você apresenta um bom repertório sociocultural e sabe como contextualizar conforme o tema,o que é muito importante para a redação. Você também possui um vocabulário diversificado mas vc deve se atentar a erros gramaticais .Única coisa que falta é conseguir desenvolver a parte do desenvolvimento,argumentar mais o porquê você defende esta tese.

    • 1
  2. c1;160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita
    c2;160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e
    apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com
    proposição, argumentação e conclusão.
    c3;160Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema,
    de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de
    vista.
    c4;200
    c5;200
    trabalhe e desenvolva melhor os seus argumentos
    nota;880

    • 1
  3. Olá, boa tarde! Eu sou nova por aqui então talvez você não deva levar minha opnião tão a sério skksks
    Você tem um ótimo vocabulário e apresentou uma boa solução, porém, acredito que você poderia se aprofundar nos argumentos, acho que você se preocupou demais com o como o texto se desenvolveria e deixou as informações meio vagas e também há ali alguns erros gramáticais do terceiro paragrafo para baixo, eu acho que sua nota estaria próxima de 800.
    Espero ter ajudado :)

    • 1
  4. Oi :)
    Gostei muito da sua redação, seu domínio na linguagem está adequado e seu repertorio é muito bom e diversificado, além de que a sua proposta de intervenção ser bem detalhada.
    Só acho que você poderia trabalhar mais o desenvolvimento da sua redação, adicionando um pouco mais de informação.
    Não sou muito bom em notas, porém acredito que sua redação está entre 700~800
    Espero ter ajudado

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.