Desde as civilizações antigas que o homem relaciona-se intensamente com o meio ambiente. Tal convívio, em uma certa medida, foi pautado no equilíbrio. No entanto, a partir da Revolução Industrial, tendo como cume a atual Revolução Técnico-científica, a relação humana com a natureza tornou-se desarmônica. São estabelecidos, assim, desafios na interação entre a sociedade e o meio natural em que está inserida. Pode-se apontar, dentre as causas dessa problemática, a visão histórica da humanidade em relação à natureza e a sua intensa exploração. [1] [8] [4]
Primeiramente, é necessário fazer uma análise histórica do pensamento humano em relação ao meio ambiente. Na Grécia antiga, os pré-socráticos foram os primeiros a estudar os processos naturais do mundo. Porém, a partir de Sócrates, começa a haver uma valorização do homem das ideias e um certo desprezo pelos elementos físicos. Chega-se, dessa forma, ao antropocentrismo de base racionalista, determinando de maneira diferente a consideração da natureza. Tal postura ainda é repassada às futuras gerações, acarretando [2] nessa persistência de uma visão em que as realizações humanas podem-se sobrepor à sanidade ambiental. [3]
Convém abordar, também, o papel da indústria no cenário atual. De fato, os bens industriais, hoje, são gerados em uma quantidade e brevidade de tempo antes impensáveis. Isso ocorre com imensos prejuízos à natureza, pois, além da exploração intensa dos recursos naturais, tem-se o uso, principalmente no Brasil, de tecnologias obsoletas e fortemente poluentes. Inevitavelmente, ecossistemas inteiros são afetados com esses dejetos, levando ao risco de extinção inúmeras espécies da fauna e flora local. [9]
Fica evidente, portanto, que há entraves para o estabelecimento de uma relação de igualdade entre o homem e o meio em que vive. A educação ambiental contribuirá enormemente para mitigar essa problemática. Para tanto, a Secretaria de Educação poderá oferecer treinamento especial aos professores para que fiquem habilitados a ensinarem ecologia. Dessa maneira, poderão passá-la de forma transdisciplinar em sua respectivas matérias. Passeios com os alunos para sítios e áreas de preservação também contribuiriam para a criação de uma consciência cidadã para com a natureza. Ademais, o Ministério do Meio Ambiente deve aumentar a fiscalização às indústrias, seja pela criação de uma ouvidoria específica ou pela abertura de concursos públicos destinados ao aumento no quadro de fiscais. Por outro lado, ONGs e instituições voltadas ao empresariado, como o Sebrae, podem criar cartilhas com temáticas ambientais. Dessa forma, novos empreendedores poderão começar seus negócios já com uma consciência ambiental formada. [5] [6] [7]
Josenildo da Silva Barbosa
INTRODUÇÃO:
▪︎Desde as civilizações antigas (1) que (2) o homem relaciona-se intensamente com o meio ambiente. Tal convívio, em uma certa medida, foi pautado no equilíbrio. No entanto, a partir da Revolução Industrial, tendo como cume a atual Revolução Técnico-científica, a relação humana com a natureza tornou-se desarmônica. São estabelecidos, assim, desafios na interação entre a sociedade e o meio natural em que está inserida. Pode-se apontar, dentre as causas dessa problemática, a visão histórica da humanidade em relação à natureza e a sua intensa exploração.
OBS:
▪︎1- Ausência de vírgula depois do adjunto adverbial de tempo deslocado
▪︎2- Tire esse “que”
DESENVOLVIMENTO 1:
▪︎Primeiramente, é necessário fazer uma análise histórica do pensamento humano em relação ao meio ambiente. Na Grécia antiga, os pré-socráticos foram os primeiros a estudar (1) os processos naturais do mundo. Porém, a partir de Sócrates, começa a haver uma valorização do homem das ideias e um certo desprezo pelos elementos físicos. Chega-se, dessa forma, ao antropocentrismo de base racionalista, determinando de maneira diferente a consideração da natureza. Tal postura ainda é repassada às futuras gerações, acarretando nessa persistência de uma visão em que as realizações humanas podem-se sobrepor à sanidade ambiental.
OBS:
▪︎1- Erro de concordância, “estudar” tem que concordar com “os pré-socráticos” que está no plural, então o correto é “estudarem”
▪︎Você foca quase o parágrafo inteiro sobre “Sócrates” e acaba deixando de lado o foco do tema “Os desafios da relação entre o homem e o meio ambiente”, você deveria ter falado que desafios são esses e quais as consequências para o meio ambiente.
DESENVOLVIMENTO 2:
▪︎Convém abordar, também, o papel da indústria no cenário atual. De fato, os bens industriais, hoje, (1) são gerados em uma quantidade e brevidade de tempo antes impensáveis. Isso ocorre com imensos prejuízos à natureza, pois, além da exploração intensa dos recursos naturais, tem-se o uso, principalmente (2) no Brasil, de tecnologias obsoletas e fortemente poluentes. Inevitavelmente, ecossistemas inteiros são afetados com esses dejetos, levando ao risco de extinção inúmeras espécies da fauna e flora local.
OBS:
▪︎1- Evite dizer “hoje/nos dia atuais/atualmente” é informal e clichê, substitua por “meio hodierno/meio contemporâneo ou meio moderno”
▪︎2- Ausência de vírgula para isolar “no Brasil”
▪︎Utilize mais conectivos, poderia ter usado um em cada início de período
▪︎Deveria ter argumentado mais sobre a “exploração dos recursos naturais”, você quase não falou sobre isso, o que, consequentemente, afetará sua nota na C3.
CONCLUSÃO:
▪︎Fica evidente, portanto, que há entraves para o estabelecimento de uma relação de igualdade entre o homem e o meio em que vive. A educação ambiental contribuirá enormemente para mitigar essa problemática. Para tanto, a Secretaria de Educação poderá oferecer treinamento especial aos professores para que fiquem habilitados a ensinarem ecologia. Dessa maneira, poderão passá-la (1) de forma transdisciplinar (2) em sua respectivas matérias. Passeios com os alunos para sítios e áreas de preservação também contribuiriam para a criação de uma consciência cidadã para com a natureza. Ademais, o Ministério do Meio Ambiente deve aumentar a fiscalização às indústrias, seja pela criação de uma ouvidoria específica ou (3) pela abertura de concursos públicos destinados ao aumento no quadro de fiscais. Por outro lado, ONGs e instituições voltadas ao empresariado, como o Sebrae, podem criar cartilhas com temáticas ambientais. Dessa forma, novos empreendedores poderão começar seus negócios já com uma consciência ambiental formada.
OBS:
▪︎1 e 2- Ausências de vírgulas
▪︎3- Quando você usa uma conjunção coordenativa alternativa, o “seja” não pode vir acompanhado pelo “ou”, ou utilizado sozinho. Então, troque o “ou” por “seja” e coloque uma vírgula após “específica”
▪︎Você fez uma conclusão ENORME, pois trouxe 4 soluções, isso é um exagero. Traga só 1, visto que NÃO é mais obrigatório fazer 2 soluções, resolva um de seus problemas com apenas 1 solução detalhada.
▪︎Os parágrafos maiores sempre são os de desenvolvimento.
NOTA:
▪︎C1: 160
▪︎C2: 160
▪︎C3: 160
▪︎C4: 160
▪︎C5: 140
▪︎TOTAL: 780
Bárbaraborg
Oii, não sou tão boa em corrigir mas vou ajudar como posso.
Na C1- pelo que eu entendo, você dominou muito bem, só que os períodos ficaram muito curtos e teve muitos períodos ( por exemplo, no D1 você usou 3 períodos pra escrever um repertorio). — 200
Na C2- ficou muito boa seu uso com os repertórios–200
Na C3- A argumentação D2 ficou muito bom, no D1 por você ter colocado o repertório de uma forma muito grande, acho que atrapalhou na parte da argumentação. — 160
Na C4- Conectivos bem usados e conectados– 200
C5- ficou muito desorganizado e confusa a sua proposta, poderia deixar mais evidente os elementos, na proposta mais completa faltou o meio e a finalidade.– 120
Sua redação ficou muito boa, parabéns.