Biopirataria no Brasil

  • 0

Estima-se que a biopirataria se iniciou no Brasil por volta do século XVI, época do descobrimento por Pedro Álvares Cabral. No entanto, esse problema perdura até os dias atuais, haja vista que houve uma intensa exploração dos recursos naturais do país descoberto, no qual cabe-se destacar a exploração do pau-brasil, espécie nativa da Mata Atlântica, segunda maior floresta em extensão do Brasil. Uma vez que a extinção de espécies e o desequilíbrio ecológico configuram os maiores problemáticos desse pernicioso cenário.

Em primeiro lugar, é notório a extinção de espécies. Desse modo, em 2014 o Brasil teria 3299 espécies em risco de extinção, segundo levantamentos do IBGE. Dessa forma, o Brasil já perdeu muitos animais  por irresponsabilidade do homem, uma vez que a biopirataria utiliza-se das espécies como uma forma de recurso financeiro, visando apenas o capital, e deixando de lado a preocupação com o meio natural. Pode-se concluir que a grande irresponsabilidade é por parte do ser humano.

Além disso, cabe ressaltar o desequilíbrio ecológico, no qual a consequência pode ser intensa e até mesmo catastrófica, chegar até mesmo a ter desastres naturais, como, deslizamento de terras. Consoante a isso, o filósofo Hobbes dizia que “O homem é o lobo do homem”. Diante de tal exposto, o homem é o pior inimigo de si próprio, ou seja, algumas destruições que acontecem com o homem, são resultante das ações do mesmo. Logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Portanto, fica evidente a necessidade de medidas que venham a combater esses obstáculos. Por conseguinte, é imprescindível medidas por parte do Ministério do Meio Ambiente por intermédio do IBAMA, intensifique a segurança nos biomas mais explorados e também deixe as leis ambientas mais rígidas, a fim de que não haja oportunidade de contrabandistas explorarem o meio natural. ONGS poderiam levar até as escolas palestras apresentando os estragos que o desequilíbrio ecológico causa na nossa sociedade. Somente assim, a biopirataria diminuiria no Brasil.

Compartilhar

5 Correções

  1. sua redação ficou boa, mas a introdução ficou meio confusa, recomendo deixar os problemas bem claros para que haja uma melhor identificação de tese pelo corretor, além disso notei alguns erros gramaticais bobos que podem ser evitados com a revisão.

    Creio que a redação vale uns 750 pontos. Continue escrevendo, é o melhor jeito para melhorar:)

    • 0
  2. Sua redação está excelente!!

    Você soube usar incrivelmente bem sua argumentação de modo que eu, como leitor, pudesse compreender a problemática perfeitamente.
    Gostei do repertorio também foi muito bem utilizado, contudo acredito que você poderia abranger um pouco mais o seu vocabulário, a redação ficaria muito mais interessante.

    Não sou muito bom em notas, porém acredito que sua redação esta na faixa dos 700 pontos.
    Espero ter ajudado :3

    • 0
  3. Não tenho muita autoridade para corrigir redação, mas espero que nós dois tiremos algo proveitoso dessa situação.

    Na sua introdução, ficou um pouco confuso, na minha opinião, exemplificar e comprovar a atualidade de um tema com uma situação do século XVI, quando você diz (esse problema perdura até os dias atuais, haja vista que houve uma intensa exploração dos recursos naturais do país descoberto…), penso que se visa reafirmar a atualidade e importância do tema, poderia ter escolhido um exemplo mais atual, ou invertido a ordem das frases :
    – Estima-se que a biopirataria se iniciou no Brasil por volta do século XVI, época do descobrimento por Pedro Álvares Cabral, haja vista que houve uma intensa exploração dos recursos naturais do país descoberto, no qual cabe-se destacar a exploração do pau-brasil, espécie nativa da Mata Atlântica, segunda maior floresta em extensão do Brasil. No entanto, esse problema perdura até os dias atuais.

    Mas achei a sua tese (analítica) válida.
    ———————————————————————————————————————————
    No seu desenvolvimento, a frase final do primeiro parágrafo é desnecessária, e não acrescenta nada de importante ao texto, e seu tópico frasal (Em primeiro lugar, é notório a extinção de espécies.) poderia ter sido melhor elaborado.

    – Em primeiro lugar, é notório que a extinção de espécies nativas do nosso território, é uma das piores consequências da biopirataria.

    Já no segundo parágrafo, quando você fala “Cabe ressaltar o desequilíbrio ecológico, no qual a consequência pode ser intensa e até mesmo catastrófica”, não é especificado qual consequência é essa. A citação de Hobbes é interessante, e poderia se encaixar perfeitamente no tema, mas precisaria ser melhor organizada e executada.
    ———————————————————————————————————————————
    Sua proposta de intervenção é interessante, e relativamente bem detalhada.

    Não analisei muito bem gramaticalmente, mas já vi que alguns outros o fizeram, e também recomendaria que estudasse algumas redações nota mil, e alguns textos, para melhorar sua capacidade de organizar as palavras no contexto, e melhorar sua coerência e coesão, mas os pontos que levantou, como a extinção, e a maneira como isso pode ser prejudicial para a própria humanidade é interessante, gostaria que tivessem sido mais explorados. parabéns pelo desempenho.

    • 0
  4. Olá, eu não sou um professor então posso estar equivocados em alguns pontos, porém tentarei ajudar. Primeiro falarei dos erros (pois acho que é a parte mais importante na correção para que possamos melhorar), depois farei um breve comentário sobre seus acertos.

    1° Parágrafo

    * “esse problema perdura até os dias de hoje” – não demonstrou como ele perdura até os dias de hoje, poderia citar um impacto em nossas vidas que seja decorrente dessa exploração lá atrás, ou algo que ocorre hoje nesta temática. Dizer que “houve uma intensa exploração dos recursos naturais” não demonstra que o problema perdura até o período atual; no meu entender, o trecho:”configuram os maiores problemáticos desse …” é um erro gramtatical, onde o correto seria colocar ‘as maiores problemáticas’.

    2° Parágrafo

    * Não há necessidade de se repetir a ideia “irresponsabilidade por parte do ser humano”, haja vista que você escreveu anteriormente o trecho “o Brasil já perdeu muitos animais por irresponsabilidade do homem”.

    3° Parágrafo

    * Repetição da expressão “até mesmo”, onde você precisa encontrar alternativas como: “chegar inclusive a ter desastres naturais”, entre outras expressões que traduzem a mesma ideia. Erro na utilização da vírgula e concordância nominal (uso do plural) no trecho: “algumas destruições que acontecem com o homem, são resultante das ações do mesmo”, deveria ser: ‘algumas destruições, que acontecem com homem, são resultantes das ações do mesmo’, do jeito que você colocou, infelizmente acabou separando sujeito de predicado (predicado é o verbo que se usa).

    4° Parágrafo

    * Quando você fizer uma redação com proposta de intervenção, tenha em mente que você deve colocar algo/alguém fazendo algo, por meio disso, para chegar nisso. Ficou confuso a vírgula no seguinte trecho: “por intermédio do IBAMA, intensifique a …”, eu não consegui entender 100% a ideia propagada; você disse que “é imprescindível medidas por parte do Ministério do Meio Ambiente”, mas quais medidas são essas? Se for intensificar a segurança, a forma verbal “intensifique” não concorda com o trecho anterior, mas você poderia colocar ” é imprescindível medidas por parte do Ministério do Meio Ambiente por intermédio do IBAMA, como por exemplo a intensificação da segurança nos biomas mais explorados, e enrijecer as leis ambientais, …”.

    Porém sua redação é boa e você tem grande potencial, acredito que você só precise ficar mais tranquilo na hora de escrever e ler mais redações nota 1000; sua estrutura é muito boa, e você traz bom repertório com frases e dados, além de nesta redação ter deixado a tese muito bem evidente e bem feita.

    Nota
    160 (critério 1)
    200 (critério 2)
    120 (critério 3)
    120 (critério 4)
    160 (critério 5)
    Nota: 760

    Eu tento ser mais pessimista tendo em vista minha experiência no ENEM.

    Bons estudos!

    • 0
  5. Biopirataria no Brasil

    Estima-se que a biopirataria se iniciou no Brasil por volta do século XVI, época do descobrimento por Pedro Álvares Cabral. No entanto, esse problema perdura até os dias atuais, haja vista que houve uma intensa exploração dos recursos naturais do país descoberto, no qual(acrescente vírgula) cabe-se destacar a exploração do pau-brasil, espécie nativa da Mata Atlântica, segunda maior floresta em extensão(isole o temo “em extensão)do Brasil. (retire o ponto e acrescente uma vírgula) Uma vez que a extinção de espécies e o desequilíbrio ecológico configuram os maiores problemáticos desse pernicioso cenário.
    Em primeiro lugar, é notório a extinção de espécies. Desse modo, em 2014(acrescente vírgula) o Brasil teria (tinha) 3299 espécies em risco de extinção, segundo levantamentos do IBGE. Dessa forma, o Brasil já perdeu muitos animais  por irresponsabilidade do homem, uma vez que a biopirataria utiliza-se das espécies como uma forma de recurso financeiro, visando apenas o capital, e deixando de lado a preocupação com o meio natural. (conectivo) Pode-se concluir que a grande irresponsabilidade é por parte do ser humano.
    Além disso, cabe ressaltar o desequilíbrio ecológico, no qual a consequência pode ser intensa e até mesmo catastrófica, chegar até mesmo a ter desastres naturais, como, (retire a vírgula) deslizamento de terras. Consoante a isso, o filósofo Hobbes dizia que “O homem é o lobo do homem”. Diante de tal exposto, o homem é o pior inimigo de si próprio, ou seja, algumas destruições que acontecem com o homem, são resultante das ações do mesmo. Logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
    Portanto, fica evidente a necessidade de medidas que venham a combater esses obstáculos. Por conseguinte, é imprescindível medidas por parte do Ministério do Meio Ambiente, por intermédio do IBAMA, intensifique a segurança nos biomas mais explorados e também deixe as leis ambientas mais rígidas, a fim de que não haja oportunidade de contrabandistas explorarem o meio natural. ONGS poderiam levar até as escolas palestras apresentando os estragos que o desequilíbrio ecológico causa na nossa sociedade. Somente assim, a biopirataria diminuiria no Brasil.

    Nota
    160 (erros entre parênteses)
    200
    160 (a argumentação está quase perfeita, mas ainda existem equívocos)
    200
    160 (tem agente, ação, detalhamento e finalidade. faltou o modo)

    Parabéns

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.