Mestre

A redução da maioridade penal (deixem nota por favor)

  • 2

No livro ”Precisamos fala sobre o Kevin” da jornalista Lionel Shriver, é retratado uma família na qual Kevin, o filho mais velho, comete um massacre em sua escola. Nesse sentido, a narrativa foca na trajetória de Eva, mãe do garoto, e sua relação com ele. Fora da ficção, é fato que a realidade apresentada pela jornalista pode ser relacionada à redução da maioridade penal. Atualmente, com a consciência de que não podem ser presos, os adolescentes estão mais propostos a cometer crimes, além de já terem o discernimento do que é certo ou errado.

Em primeira análise, é importante destacar que nos Estados Unidos, a maioria dos estados submetem jovens a processos criminais como adultos a partir dos 12 anos de idade, assim como é retratado no livro de Lionel, aonde Kevin, logo após de cometer o massacre, é julgado à prisão perpétua. No entanto, com a maioridade penal sendo de 18 anos, os adolescentes se sentem mais encorajados a cometerem crimes, o que os faz não somente esquecerem das suas responsabilidades penais como também, na maioria dos casos, os pais terem que responder pelos seus filhos.

Ademais, vale ressaltar que jovens de 16 anos já tem o direito ao voto como cidadão, assim como o discernimento do certo e o errado. Entretanto, muitos jovens são atraídos para o mundo do tráfico para fazerem serviços e pequenos delitos a partir do comando de criminosos. Sem a maioridade penal baixa, o aliciamento de menores perde o sentido e as medidas do Estatuto da Criança e do Adolescente são insuficientes para conter essas ações.

Portanto, é mister que o Estado tome previdências para amenizar o quadro atual. Para combater o aumento de crimes por parte de adolescentes, urge que o Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com o Ministério da Cidadania e o Estatuto da Criança e do Adolescente, por meio da implantação de uma nova lei efetiva, faça o aumento da maioridade penal para 16 anos e o aumento da punição máxima de internação para todos os menores infratores a fim de diminuir o nível de criminalidade na adolescência e infância. Apenas assim será possível combater essa problemática.

Compartilhar

4 Correções

  1. Faltou apresentar a tese na introdução, apesar de não ser obrigatório, isso mostra para o corretor que você fez um projeto de texto.
    Evite repetir o repertório, afinal o ENEM exige que você mostre conhecimento sobre várias áreas do conhecimento, se você usar o mesmo RSC fica difícil de perceber isso. Aprofunde seu argumentos e relacione com o repertório para mostrar como eles se ligam. Proposta de intervenção completa.
    C1: 200
    C2: 140
    C3:160
    C4: 160
    C5:200

    • 1
  2. Oi! Tudo bem? Você tem uma desenvoltura impressionante no texto, junto de coerência e fluidez na leitura. Essas características são essenciais pra se ter uma boa nota no Enem e vestibulares. Porém, há certas coisas, pequenos detalhes que merecem atenção. Vamos lá? :)
    Então, a sua introdução está muito boa eu, particularmente, não mudaria muita coisa. Pulemos para o desenvolvimento! No desenvolvimento 1 notei que existe uma grande separação de períodos, isso não é recomendado fazer pois retira a fluidez do texto e gramaticalmente está errado, como aqui ” […]pequenos delitos a partir do comando de criminosos. Sem a maioridade penal baixa […]” eu colocaria ”[…]pequenos delitos a partir do comando de criminosos, visto que, sem a maioridade penal baixa, […]” viu como da uma diferença? :D
    No D2 ”[…]Ademais, vale ressaltar que jovens de 16 anos já tem o direito ao voto como cidadão […]” *Precisamos da fonte ^^ ”[…] o aliciamento de menores perde o sentido […]” *qual sentido? São questões que não podem ficar com lacunas abertas viu ;)
    ”[…] para amenizar o quadro atual. Para combater o aumento […]” mais uma vez temos separação de períodos :( note que não precisaria do ponto, você está falando da mesma coisa na mesma frase :) um conectivo cairia bem rsrs ”[…] menores infratores a fim de diminuir o nível de criminalidade […]” *afim é junto :)
    Bom, no geral, você escreve super bem e com muita qualidade! Se está se preparando para o Enem, fica tranquila que seguindo esse caminho você vai ter uma nota muito alta! Espero te ajudado, boa sorte! :D

    • 1
  3. Olá Ester, sua redação está excelente boa escrita e argumentação. Mas, acho que nessa parte “vale ressaltar que jovens de 16 anos já tem o direito ao voto como cidadão,” seria interessante você colocar um país de referencia, onde essa característica acontece. Isso pode aumentar e fazer seu repertório socio-cutural ainda mais enriquecido.

    • 1
  4. Boa tarde, deveria apresentar a tese na introdução, apesar de não ser obrigatório, isso mostra para o corretor que você fez um projeto de texto.
    Evite repetir o repertório, afinal o ENEM exige que você mostre conhecimento sobre várias áreas do conhecimento, se você usar o mesmo RSC fica difícil de perceber isso. Aprofunde seu argumentos e relacione com o repertório para mostrar como eles se ligam. Proposta de intervenção completa.

    • 0
  5. Na sua introdução, achei ótimo você colocar um repertorio sociocultural logo de cara, porém faltou os dois argumentos, isso deixou vago sua introdução.
    No seu primeiro paragrafo de desenvolvimento achei que você poderia colocar outro repertorio para não ficar algo repetitivo.
    Já, no segundo paragrafo de desenvolvimento faltou um repertorio para enriquecer.
    Sua conclusão está muito boaaa, não faltou absolutamente nada.
    Na minha opinião você tiraria em media 840.

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.