A sociedade no presente é um conjunto de memórias passadas em sua forma de evolução. Na Grécia Antiga foi criada a democracia como forma de governo de Atenas, analogamente, com a realidade do Brasil atual também é utilizado a mesma forma de governo inspirada na da pólis grega, em contraste foi aperfeiçoada.
Mormente, de acordo com o professor Paulo Freire, se o aprendizado sozinho não transforma a sociedade, sem ele tampouco ela mudará. Congruente, a isso, é imprescindível ressaltar que para haver mudanças nos tempos hodiernos são necessárias experiências passadas que sirvam como lição, para que a sociedade possa ser transformada.
Ademais, na literatura canadense, o livro “Anne de Green Gables”, destaca que a protagonista se inspira em livros antigos da renomada escritora “Jane Eyre”, para poder mudar uma sociedade patriarcal. Em contexto, ações passadas auxiliam no questionamento do presente.
Em síntese, é preciso incentivo ao estudo de história na sociedade brasileira. Cabe ao Ministério da educação, expandir o repertório cultural e histórico dos alunos, de modo que seja investido em mais passeios escolares, para museus, bibliotecas e teatros, com o fito de proporcionar maior capacidade de desenvolvimento a partir de visualizações do mundo antigo.
Indy8Iniciante
De que maneira o passado contribui para a compreensão do presente (fico grata se puderam dar nota)
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Gabriel0101
os repertórios foram muito bem empregados nos dois primeiros parágrafos, entretanto não acho que você conseguiu relacionar o livro apresentando no terceiro de maneira efetiva ao tema. A introdução faltou apresentar a tese e os parágrafos de argumento ficaram muito pequenos, atrapalhando a entender melhor as suas ideias.
Na sua conclusão há a falta do detalhamento, entretanto ela foi bem feita.
C1:160
C2: 120
C3: 80
C4: 120
C5; 160
Total – 640
flavia vilhena
oi Indy, tudo bem?
então, o parágrafo de introdução está muito grande, as alusões históricas foram muito bem colocadas e você não colocou um tópico frasal específico, o que deixava em aberto para colocar no D1 e D2, porém você só fez o D1 e extremamente pequeno.
no início do D1 você usou o conectivo “ademais”, e ele não é correto lá, já que você não usou como adição a algum argumento, como é o início de uma argumentação, você poderia ter deixado apenas a partir de “na literatura canadense”
na conclusão, não cabe ao MEC, e sim as escolas, entende? já que elas que irão investir em passeios escolares
Competência 1 (domínio da língua portuguesa) – 120
Competência 2 (compreensão da proposta) – 160
Competência 3 (organização e defesa) – 100
Competência 4 (conhecimentos linguísticos e argumentação) – 80
Competência 5 (proposta de intervenção) – 80
total – 540