Em vários episódios de O Rei do Gado, famosa telenovela brasileira, os meios para a criação de gado em larga escala são evidênciados de forma a informar o público de forma sutil. Abordando desde o uso indevido de agrotóxicos até o desmatamento (e o consequente aumento na emissão de gás carbônico), é inegável dizer que este foi um importante março televisivo nacional para a população, que até então pouco sabia sobre o assunto. Nos dias de hoje, entretanto, a vida real é pouco diferente da dramaturgia, uma vez que é crescente o desmatamento pecuário aliado ao constante uso de agrotóxicos, o que apenas contribui para tornar o ofício uma inegável ameaça ao meio ambiente.
Quando falamos da pecuária, é imprescindível comentar sobre o fenômeno da desertificação dos solos causado pelo uso indevido de agrotóxicos, principalmente em regiões como o Cerrado, que já vem sofrendo com o problema há bastante tempo. Só na última década, o crescimento da agropecuária de criação atingiu mais de 60%, contribuindo não só para o aumento da concentração de CO², mas também maximizando as ondas de desertificação nesses mesmos lugares.
Com a criação do Protocolo de Kyoto após a convenção do clima promovida pela ONU (Organização das Nações Unidas), esperava -se que os países participantes encontrassem meios de diminuir a quantidade de gases do efeito estufa encontradas e emitidas em seus territórios. No entanto, este não foi exatamente o caso do Brasil: pouco se fez para resolver o problema. Pelo contrário, as medidas de proteção à criação de gado só aumentaram.
Portanto, medidas devem ser tomadas para resolver o impasse. Os Ministérios da Saúde e Meio Ambiente devem criar campanhas midiáticas e na televisão aberta de forma a estimular petições públicas que pressionem o Congresso a criar leis mais duras de fiscalização de agrotóxicos e contra o desmatamento exacerbado para a pecuária. Dessa forma, a criação de gado terá um impacto menor no meio ambiente brasileiro.
enzolgborges
Boa tarde! Tudo bem? Sou estudante também, porém acho que posso te ajudar em alguns pontos, vamos a eles?
Pontos negativos:
Primeiro parágrafo: algumas palavras escritas de forma errada, como “inegável dizer que este foi um importante MARÇO televisivo”, você poderia ter abordado a alusão (Rei do Gado) mais rapidamente, sem ter esse detalhamento exacerbado, finalizando ela no primeiro período, outro erro foi você não ter apresentando o tema no segundo período e por último senti falta da tese. Teve outros erros, porém com uma boa revisão você já os arruma.
Segundo e terceiro parágrafo: Senti falta de alusões no segundo parágrafo, e por não ter uma tese, senti a falta de uma argumentação concisa, senti que seu texto na realidade estava me expondo fatos (tornando-se um texto do gênero expositivo, tome cuidado que isso poderia zerar sua redação), além disso senti um pouco de fuga ao tema.
Quarto parágrafo: Vamos analisa-lo parte a parte “Os Ministérios da Saúde e Meio Ambiente devem criar campanhas midiáticas e na TELEVISÃO ABERTA”, “na TELEVISÃO ABERTA” deveria ser o detalhamento ou até mesmo o meio em que se irá propagar as campanhas, no seu texto ele está com o sentido de ação. Sua conclusão não teve o meio ou o modo e faltou o detalhamento
Pontos positivos: em todos os parágrafos sinto que você tem uma linguagem formal, o uso de conectivos está mediano, porém com a prática você pegará o jeito (o uso de conectivos influência diretamente na coesão)
Nota:
Competência 1: 160
Competência 2: 120
Competência 3: 80
Competência 4: 120
Competência 5: 40
NUNCA DESISTA DE FAZER REDAÇÃO, CASO VOCÊ QUEIRA ALGUMA DICA OU ALGUMA AJUDA ME CHAME NO PRIVADO OU ATÉ MESMO UMA CORREÇÃO MAIS DETALHADA ME CHAME NO PRIVADO!
Gi
Acredito que você ainda pode evoluir. Contudo, foi uma tentativa mediana.
No primeiro parágrafo, vi um detalhamento desnecessário a cerca da emissão de gases poluentes, quando você cita a novela; poderia ter usado esse detalhamento somente nos parágrafos de desenvolvimento.
Quanto aos parágrafos de desenvolvimento, poderiam estar mais detalhados, com alusões e argumentos, eles estão um tanto vagos e superficiais.
Quanto a conclusão achei boa até, só senti falta de detalhamento. E quanto aos erros ortográficos e gramaticais, também sou ruim, só vi erro na introdução pra ser sincera, quando você escreveu “março televisivo” mas acredito que foi um erro de digitação mesmo.
Competência 1:160
Competência 2: 120
Competencia 3: 80
Competencia 4: 120
Competência 5: 120