Que atitude o Estado e os indivíduos precisam adotar, em termos globais, para prevenir os efeitos dos eventos climáticos e proteger a humanidade?

  • 0

                  “O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles”. A afirmação, atribuída a filósofa francesa Simone de Beauvoir, pode facilmente ser aplicado ao problema dos efeitos e eventos climáticos do planeta, já que mais escandaloso do que a ocorrência dessa problemática é o fato da população se habituar a essa realidade. Uma vez que o capitalismo tem se tornado um empecilho para o meio ambiente, e os indivíduos se preocupam cada vez menos com a proteção ambiental da Terra.

                      De início, é notório destacar a questão do capitalismo de obter lucro por intermédio da exploração dos recursos naturais, prejudicando, por exemplo, as faunas, floras e a sociedade. Como diz o filósofo Sêmena, enquanto houver ganância a natureza nunca será uma prioridade.

                             Ademais, cabe ressaltar que a irresponsabilidade dos sujeitos e do Estado afeta severamente a vida das pessoas. Prova disso recai nas Secas no Nordeste e na crise hídrica no Sudeste brasileiro, provocando as transformações climáticas. Sendo assim, torna-se urgente o desenvolvimento sustentável, até mesmo por medidas simples, como: evitar o uso de canudos, fazer pequenos trechos a pé, não desperdiçar alimentos e reduzir o volume de lixos.

                         Com o objetivo de alterar as mudanças climáticas, é dever do Estado melhorar a fiscalização ambiental, aplicando multas mais severas e realizar campanhas a favor do meio ambiente. Outrossim, cabe as escolas aplicar uma disciplina para ensinar meios sustentáveis, para todas as faixas etárias. Somente assim, garantiremos a sobrevivência do planeta para as futuras gerações.

Compartilhar

1 Correção

  1. • Introdução
    – Há um erro de pontuação no “.Uma vez que o capitalismo tem se tornado…” acho que não deveria ter esse ponto antes do “Uma vez” e sim uma virgula, ou você poderia ter colocado um conectivo que ligasse ao que disse anteriormente.
    • Desenvolvimento 1:
    – Você desenvolveu muito pouco seus argumentos e colocou o repertório no final do desenvolvimento.
    • Desenvolvimento 2:
    – Você desenvolveu melhor aqui mas o seu repertório e argumentos não se ligam, o estado deveria fazer algo quanto as secas do Nordeste e a crise hídrica, não necessariamente apenas medidas sustentáveis feitas pela população irá resolver isso.
    • Conclusão:
    – Apresenta boas propostas mas acho que deveria ter elaborado mais no tópico frasal e explicado como deveria ser feito cada proposta.

    Você fugiu um pouco do tema ao abordar o capitalismo e não relacionar ele com o estado e os indivíduos. Também fugiu no desenvolvimento 2 pois você começou a falar da irresponsabilidade dos indivíduos e do estado mas só relacionou o repertório com o desenvolvimento sustentável.

    Nota: 680

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.