No período realista da literatura brasileira, os poetas se concentravam em abordar nas suas obras os problemas sociais da época. No contexto atual, é evidente que se esse período literário ainda fizesse presença na contemporaneidade, um dos temas abordados seria os efeitos negativos da pandemia, na saúde mental da população brasileira, devido esse infortúnio ocasionar consequências negativas no bem-estar mental da coletividade, como: a depressão e a ansiedade. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um problema, em virtude do isolamento social e insuficiência prerrogativa.
A princípio, é de suma importância destacar que o isolamento social constitui um fator determinante para a persistência do problema. Em um experimento realizado nos anos 60, um sociólogo reuniu jovens de todas as idades e raças para passarem dois meses, isolados no mar, foi verificado no final do experimento que devido estarem em interação com outras pessoas não sentiram solidão ou as consequências dela. Desse modo, é possível dissertar, com base no experimento, que a interação humana auxilia na manutenção da saúde mental, contudo pelo contexto vivido atualmente, observa-se que o isolamento dos indivíduos, mesmo que necessário, coibi para a intensificação dos problemas mentais no corpo social.
Além disso, outro agente importante que intensifica a problemática é a ineficiência prerrogativa. A Carta Magna de 1988, sétima constituição do País, tem, em seu artigo 6°, a inviolabilidade do direito à saúde a todos os cidadãos, independente do contexto vivido. Todavia, verifica-se na realidade, uma insuficiência da prerrogativa em questão, visto que esse direito instituído aos cidadãos, não confere autenticidade na sociedade brasileira, devido a maioria desses estarem sofrendo algum tipo de doença mental em meio ao contexto pandêmico, sendo isso falha da falta de eficiência do direito prescrito na Constituição.
Portanto, medidas são necessária para inibir os efeitos da pandemia na saúde mental. Logo, o Governo Federal, deve realizar campanhas publicitárias, em todo o País, que mostrem atividades para a ocupação da mente nesse período vívido, além de oferecer ajuda hospitalar para tratamento de doenças da mente em clínicas especiais, com ajuda dos governos do estado e de municípios, em que tudo isso será feito por meio de auxílios fiscais, a fim de que não só a controversa deixe de ser uma problemática no Brasil, mas também que não seja abordada, como um empecilho, em nenhum movimento literário, como outras foram no realismo brasileiro.
Corrijir de acordo com as competências do enem!!!!
aCamila
Boa tarde, estudante!!
❆Segue os pontinhos:
✦ Um ponto que gostei muito em sua redação é que ao adicionar seu repertório, você o desenvolveu muito bem, demonstrando domínio sobre o assunto. Invista sempre nisso, que é importante.
✦ Além disso, fez o uso de vários conectores coesivos e organizou bem o texto.
✦ Sua conclusão ficou ótima, não senti falta de nenhum elemento na solução e ficou detalhadinho.
✦ Única coisa que fiquei meio assim, foi que você citou na introdução ansiedade e depressão, porém não abordou tanto na dissertação, e eu pensei que seria. Entretanto, você caminhou para um caminho mais amplo falando sobre saúde mental, então tudo ok.
❆ Sou corretora iniciante, mas as notas que eu daria são:
✧ Comp 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa
180, não reparei nos erros de escrita, se tiver vai ser muito pouquinho, você possui linguagem adequada, senão ótima!
✧ Comp 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa
200, você apresentou argumentação válida e demonstrou áreas de conhecimento, ficou bom o seu desenvolver, parabéns.
✧ Comp 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
200
✧ Comp 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
200, você foi muito bem nessa
✧ Comp 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
200, Reconheci todos elementos os cinco elementos: Ação, agente, modo/meio, detalhamento e efeito.
Total: 980
Foi muito bem, continue treinando!! :)
ammatona
Sua redação está maravilhosa! Sem nenhum erro gramatical, uma ótima argumentação, sem palavras repetidas, etc. Eu diria que a sua nota seria acima de 900, pois não tem erros na estrutura da redação, e nem mesmo, fugiu do tema escolhido.
Uma dica: Procure usar referências de filmes, séries, livros ou qualquer outro entretenimento do cotidiano, está pequena mudança irá diversificar a sua redação, de acordo com as suas áreas de conhecimento.