Cadastre-se

Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!

Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline

Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)

Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.

Desculpe, você não tem permissão para enviar uma redação, Você precisa acessar sua conta para enviar uma redação.

Como reduzir a produção e o descarte ilegal de lixo no Brasil?

Como reduzir a produção e o descarte ilegal de lixo no Brasil?

TEXTO I

Brasil produz lixo como primeiro mundo, mas faz descarte como nações pobres

“O Brasil tem uma produção de resíduos sólidos por habitante por ano semelhante à de países desenvolvidos, mas ainda tem um padrão de descarte equivalente ao dos países pobres, com envio para lixões a céu aberto e pouca reciclagem. É o que mostra uma análise feita pela Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) por ocasião dos seis anos da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O Brasil produz em média 387 quilos de resíduos por habitante por ano, quantidade similar a de países como Croácia (também 387), Hungria (385) e maior que a de nações como México (360), Japão (354) ou Coreia do Sul (358). Mas só destina corretamente pouco mais da metade do que coleta (58%), enquanto esses países trabalham com taxas mínimas de 96%. Em termos de destinação do lixo, o Brasil está mais parecido com a Nigéria (apenas 40% vai para o local adequado).

O estudo global calculou que em todo o mundo 2 bilhões de toneladas de resíduos sólidos são produzidas anualmente e que 3 bilhões de pessoas (quase 50% da população mundial) não contam com a destinação final adequada dos resíduos”.

Fonte: http://sustentabilidade.estadao.com.br/blogs/ambiente-se/tecnico-revela-pressao-para-mudar-zoneamento-do-tiete-queriam-que-alterasse-sem-demonstrar/ – Acesso em 14.03.2021 [Adaptado].

 

TEXTO II

O bicho

(Manuel Bandeira – 1947)

Vi ontem um bicho

Na imundície do pátio

Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa,

Não examinava nem cheirava:

Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão,

Não era um gato,

Não era um rato.

O bicho, meu Deus, era um homem.

Fonte: http://rascunho.com.br/o-bicho-de-manuel-bandeira/ – Acesso em 14.03.2021.

 

TEXTO III

Fonte: https://www.humorpolitico.com.br/gilmar/o-lixo/ – Acesso em 14.03.2021.

A partir da leitura e interpretação dos textos motivadores, redija um texto dissertativo-argumentativo a respeito do tema: Como reduzir a produção e o descarte ilegal de lixo no Brasil? Selecione e organize fatos e argumentos relacionados a distintas áreas do conhecimento que contribuam para a defesa de um ponto de vista. Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.

Conteúdo relacionado

1 Comment

  1. kkkkkk to quase analfabeto, mas vamos la
    Brasil e um paÍS, carente de industrialismo,por ter sido um dos úlltimos paìses a ser industrializado, mesmo com o crescimento elevado, nas ultimas décadas, ainda dependemos de importações; para obter certos recursos.
    E pela recente industrialização do pais, somos incapazes de descartar tudo o que produzimos de forma correta, por efeito da falta de planejamento anterior a produção.
    E por leis inexequíveis somos ainda um pais desordenado. por tanto a melhor opçao e a mudança de materiais, materiais retornaveis, e nao mais descartaveis, com eles e possivel diminuir a taxa de produçao, e consequentemente manter um controle maior no descarte dos mesmos.

Comente