Os principais obstáculos para o combate ao tráfico de pessoas no Brasil

  • 0

O Tráfico Negreiro foi uma atividade escravista muito presente no período colonial brasileiro, sendo caracterizada pelo transporte de escravos africanos ao país para o trabalho nos engenhos de açúcar da época. Semelhantemente, na contemporaneidade, o tráfico de indivíduos continua em evidência, desta vez, não mais escravista, mas igualmente perverso e sombrio. Nesse sentido, torna-se extremamente necessário debater  acerca dos obstáculos para combater o tráfico de pessoas no Brasil, problemática intensificada quando se refere aos abusos sexuais e a falta de conscientização e debate popular a respeito do assunto.

Convém ressaltar, primeiramente, o fato de que, o senso comum ainda tende a tratar tal temática um tabu, ignorando discussões sobre o assunto ao invés de  colocá-lo em pauta. Max Weber, importante sociólogo alemão, discorre a respeito da “Dominação Tradicional”, uma relação de poder baseada na passagem de uma ideologia, de geração em geração, que resulta em um receio de falar sobre problemas sociais, neste caso, o tráfico humano. Assim, se não há debates e campanhas de conscientização para denunciar e orientar a população sobre esse assunto, haverá cada vez mais criminosos e mais casos sendo recorrentes.

Outrossim, também é importante destacar que, os casos expressivos de pedofilia e exploração sexual em território nacional estão diretamente ligados ao tráfico de indivíduos. De acordo com o Ministério da Mulher da Família e dos Direitos Humanos, aproximadamente, um quarto do número total de violações registradas estão relacionadas aos abusos sexuais, sendo que, quase 20% dos casos de tráfico humano são de jovens de quinze a dezessete anos. Dessa forma, evidencia-se que, grande parte dos traficantes de pessoas tem por objetivo explorar sexualmente suas vítimas.

Infere-se, portanto, que medidas sejam tomadas a fim de combater o tráfico humano no país. É preciso que, o Ministério da Segurança Pública crie políticas de fiscalização que permitam a investigação de criminosos por vias cibernéticas e locais, em conjunto com a polícia federal, a fim de acabar com possíveis redes de tráfico de pessoas, ademais, cabe também à mídia juntamente à sociedade trazer mais debates e pautas sobre tal temática, por intermédio de palestras ministradas por especialistas, com o intuito de quebrar o tabu sobre o assunto. Por meios como esses, será possível combater o tráfico de pessoas no Brasil e desfazer semelhanças com o Tráfico Negreiro.

Compartilhar

3 Correções

  1. Boa noite!
    Paulo, sua redação é muito boa, mas me deparei com alguns desvios nela, como o uso indevido das vírgulas, depois dos pronomes “que”, elas quebram a oração subordinada e prejudicam na fluidez da leitura, a falta da crase em alguns “a”, a ausência de um conectivo de autoridade (segundo, conforme, de acordo…) No início do período que aborda a ideia de Marx Weber e a inversão da ordem das tuas teses, pois primeiro desenvolvimento tu fala da ausência de debate acerca do tema sendo que ela tá na introdução como seu segundo argumento, portanto, isso pode, futuramente, te prejudicar na competência 3, no que tange a organização do texto.

    • 0
  2. Olá, Paulo!
    Sua redação está muito boa. Parabéns! Apenas algumas observações: No último parágrafo, você poderia ter adicionado um ponto final e iniciar a frase com “Ademais, cabe também à mídia…”, pois a frase ficou muito extensa. Ainda, você poderia ter explanado mais acerca dos Direitos Humanos, fazendo uma relação com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a qual dispões em seu artigo 4: “Ninguém será mantido em escravidão ou servidão; a escravidão e o tráfico de escravos estão proibidos em todas as suas formas.” Isso enriqueceria muito a sua redação. Continue praticando!

    • 0
  3. Ponto 1- Começando pelo título, tente fazer frases mais curtas, não muito longas. Pense em algo que iria atrair os leitores, e você como leitora, o que iria lhe atrair.
    Ponto 2- O início de sua introdução está perfeito, começou com uma alusão histórica interessante, o que chama a atenção, além de ligar a alusão histórica com o tema central com a utilização da palavra “semelhantemente”.
    Ponto 3- O 1 desenvolvimento está perfeito, com uma alusão filósofica não começando diretamente sobre o assunto abordado, além de uma pequena conclusão no final do desenvolvimento.
    Ponto 4- O desenvolvimento 2 está quase perfeito, porém é sempre bom em cada desenvolvimento não começar diretamente no assunto, tente realizar alguma alusão relacionado até mesmo ao tópico que você irá desenvolver, vai ajudar muito no desenvolvimento.
    Ponto 5- O desenvolvimento da conclusão está ótima, porém evite fazer tópico frasal com dois tópicos, por exemplo você concluiu bem o primeiro ponto que você destacou, porém na parte do “ademais’ você poderia ter substituído a vírgula por um ponto final, começando uma novo tópico.

    Obs: Não sou especialista em redações, mas no que eu puder ajudar estou aqui.

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.