O tráfico de pessoas é uma realidade em muitos países, incluindo o Brasil. O número cresce de forma silenciosa pois não é um assunto muito comentado. Em 2018, 159 denúncias de tráfico de pessoas foram registrados em todo o país.
A camada social mais afetada por esse problema, é a mais pobre. Um exemplo que representa muito bem isso é, uma pessoa que busca uma boa oportunidade de emprego em outro estado, como São Paulo, chega na rodoviária e é enganado por alguém e acaba sendo levado como alvo.
As mulheres são os alvos mais frequentes desse crime, usadas para exploração sexual e remoção de órgãos. Também existem os tráficos relacionados a adoção de crianças e exploração de trabalho infantil e adulto.
O principal obstáculo para o combate ao tráfico de pessoas no Brasil seria a falta de informação. Recentemente foi lançado uma série brasileira chamada Bom dia, Veronica, em que foi retratado esse crime de uma forma muito explícita e detalhada. Esse foi um dos meios para alertar as pessoas, principalmente mulheres, sobre o tráfico. O Ministério dos Direitos Humanos, da Mulher e da Família, deveriam buscar cada vez mais métodos para alertar a todos. A divulgação de séries, filmes, publicidades, tudo que envolva a informação deve ser mostrado para alertar a todos.
Stephany123765
Oi amigaaaaa, vou tentarrr te ajudar!!Olha sua redação precisa melhorar muito , mas tá na media. Vc precisa organizar seus parágrafos , colocar todos na mesma quantidade de linha , eseu desenvolvimento ta curto, corrige suas redações que ajuda muito !! Faltou a tese ,e tenta colocar uma citações.
Nota 640
Adriele Rodrigues
Olá!
Eu achei sua introdução vaga, não teve o posicionamento de sua tese. Os dois desenvolvimentos estão sem embasamento, vc deve detalhar o problema, no caso do seu texto acho que como os dois se trata praticamente da mesma coisa seria melhor uni-los.a sua conclusão, no inicio ela esta com detalhamento semelhantes ao 2 e 3 parágrafo, o ideal seria vc já começar com uma palavra conclusiva.
Nota: 540
Alessandra França dos Santos Silva
Oi Vitoria, aconselho não começar uma redação alguns repertórios estatísticos, procura sempre um livro, revista, filmes, documentários, até mesmo novelas. Também achei que seu primeiro parágrafo muito vago, precisando de uma tese que será apresentado nos seus desenvolvimento. Garanto que isso te dará uma boa nota :)
juliarodfer
Olá Vitoria! Seu texto necessita de alguns ajustes, corrigirei ele de acordo com as competências do enem, tudo bem?
Vamos lá, primeiramente, há falhas estruturais no seu texto. O primeiro parágrafo precisa vir acompanhado de uma tese, ou seja, um tópico que resuma o que você apresentará no desenvolvimento 1 e 2, se atente a isso!
No desenvolvimento, procure argumentos de autoridade que fortaleçam sua argumentação, como citações da área judiciária, filosófica, linguística, dados estatísticos ou qualquer alusão a outra área do conhecimento que exemplifique o que você está propondo. Desenvolva o primeiro e o segundo parágrafo a partir de perguntas: O que? O que você propõe/ Por que? Utilize repertórios para comprovar o que você apresentou/ E daí? Faça uma breve conclusão das suas ideias.
Na proposta de intervenção, eu não recomendaria usar filmes ou séries, você poderia ter utilizado esse repertório na introdução, tornaria ele mais produtivo.
C1:120 – houve desvios gramaticais, com ênfase no mau uso na vírgula.
C2:120 – houve alguns desvios da estrutura dissertativa argumentativa
C3:120 – você teve boas ideias, mas não soube organizá-las
C4:120 – faltou coerência e coesão na construção da dissertação
C5:160 – faltou detalhamento
No mais, leia redações que obtiveram nota 1000 e observe nelas a estrutura e a organização de ideias, assim. com um pouco de treino. você poderá alcançar seu objetivo. :))
cauasacchitiello
Olá, de introito, aconselho não iniciar a introdução com um repertório estatístico, não cai bem, busque por filmes, séries, leis, livros, etc. Ademais, faltou evidenciar aspectos que colocarei no fim da análise.
O D1 retrata um caso sem embasamento, fonte ou mesmo argumentos que justifiquem o ocorrido, pode ser que ocorra o caso, mas por quê? O que leva a isso acontecer? Quais as consequências?
O D2 retrata outro caso com os mesmos problemas, mas ainda, em ambos eu digo que você precisa tornar o texto mais cheio, certamente não chega nem 20 linhas, para isso, tente acrescentar as ideias por que ocorre, as consequências e repertórios que possam agregar confiança ao que se fala.
Na intervenção é interessante NÃO colocar nenhum tipo de repertório como a série “Verônica”, sim, sempre o repertório vem entre aspas, aliás, lembre-se dos 5 aspectos necessários na intervenção: Agente, Ação, Modo/Meio, Finalidade/Efeito, Detalhamento.
Não sei se é uma redação sob moldes do Enem, mas já denoto aspectos gerais:
Introdução
Carga argumentativa: Sem
Repertório: Ok
Evidenciar o tema: Sem
Delimitações: Sem
Desenvolvimento 1
Introduzir assunto: Sem
Repertório: Ok
Carga Argumentativa: Sem
Fechar assunto: Sem
Desenvolvimento 2
Introduzir assunto: Sem
Repertório: Ok
Carga Argumentativa: Sem
Fechar assunto: Sem
Intervenção:
Introduzir o fechamento: Sem
Agente: Ok
Ação: Ok
Modo/Meio: Ok
Efeito: Sem
Detalhamento/Finalidade: Quase
Tornar Cíclico a redação: Sem