Os jogos eletrônicos fazem parte do cotidiano da maioria dos jovens. O investimento em tecnologias cada vez mais avançadas, reflexo da fase do Capitalismo Técnico-Informacional em que vivem, aumenta a falsa necessidade de consumo por mais tempo diário. Por um lado, os jogos eletrônicos proporcionam uma nova forma de aprendizagem a ser utilizada nas escolas; Por outro, o uso excessivo dos aparelhos causa vícios que interferem na socialização dos usuários fora do mundo virtual.
Novas formas de aprendizagem sempre são buscadas pelos doscentes para promover a interação dos alunos na aula. Filmes e séries são os mais utilizados para analogar com os assuntos abordados. Porém, são os jogos que, por promoverem à competitividade e demandarem mais atenção, têm o resultado mais efetivo cumprindo o artigo 5º da Constituição Federal, que garante a educação à todos os cidadãos, de forma leve e divertida aos olhos dos alunos.
Entretanto, os jogos eletrônicos também são nocivos à saúde quando utilizados em excesso. Além das consequências físicas como danos à visão, eles também causam danos psicológicos como ansiedade e baixa autoestima, interferindo na socialização desses indivíduos perante a Sociedade.
Portanto, cabe ao Ministério da Educação investir em jogos eletrônicos pedagógicos, abrangentes a grade curricular completa, para aumentar a aprendizagem dos discentes que, pela possibilidade de ter o jogo em qualquer dispositivo, aumentam as horas de estudo. Os desenvolvedores dos jogos também devem contribuir com a causa, limitando o número de horas diárias dos usuários, diminuindo os casos de vício e, assim, contribuindo para a socialização entre os cidadãos, pois, segundo o sociólogo Émile Durkheim “A sociedade é um organismo vivo” e para funcionar ela deve estar em equilíbrio, sendo esse responsabilidade de todos.
Teteull
Gostei da sua redação, ficou bem estruturada, porém acredito que você ficou em cima do muro ao defender um ponto bom e outro ruim. Uma forma para você resolver isso é deixar os argumentos a favor do tema para a proposta e desenvolva mais as problemáticas adicionando casos como o da EAgames que usa lutbox em seus jogos oq vicia muitos jovens, principalmente crianças.
Espero n ter sido muito critico com sua redação, espero que tenha gostado da ajuda :3