Iniciante

O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

  • 0

        Na Grécia Antiga, durante o período Homérico, as organizações sociais mais comuns eram os Genos, comunidades que viviam em plena harmonia e que valorizavam o bem-estar coletivo, tornando-se, assim, uma ideal estrutura igualitária e justa. Conquanto, no Brasil hodierno, pensar no bem-estar coletivo ainda não é uma realidade, visto que o estigma associado às pessoas com doenças mentais é presente na sociedade, acarretando em diversos imbróglios para tais indivíduos. Sendo assim, é preciso findar tais mazelas, geradas pela negligência da população e pela inobservância estatal.

               A priori, faz-se mister salientar a negligência do povo brasileiro, demonstrada pela falta da busca por conhecimento para compreender e lidar com as doenças mentais – como a depressão, ansiedade, transtorno de hiperatividade, entre outros -, que são demasiadamente comuns, mas, mesmo assim, vistas como “frescura” e fraqueza, principalmente entre os membros familiares dos enfermos, que se sentem ainda mais sozinhos e sem amparo. Além disso, são notórias a discriminação e a minimização do tema, que sempre foi banalizado – tanto em escolas como no ambiente familiar – quando esse não recebe a discussão que merece, mesmo com o Brasil sendo o país com maior número de pessoas depressivas na América Latina, de acordo com o site “Zenklub”. Desse modo, a teoria “Modernidade Líquida” do sociólogo Zygmunt Bauman prova ser real, pois afirma que a sociedade atual é individualista e as pessoas só se preocupam com elas mesmas.

               A posteriori, é evidente a inobservância estatal quando o Estado não cria campanhas publicitárias divulgando a importância do diagnóstico às doenças mentais, quiçá cria políticas públicas para fazer com que esses indivíduos se sintam acolhidos pela comunidade e que tenham acesso à tratamento médico de qualidade. Ademais, tamanha desinformação ocasiona em jovens que sequer sabem que possuem uma enfermidade que necessita de acompanhamento médico, e, sendo saúde direito de todos e dever do Estado, esse não cumpre com seu dever. Dessa forma, faz-se cotidiano o conceito “Cidadania de Papel”, do filósofo Gilberto Dimenstein, que afirma que os brasileiros não possuem os direitos previstos na Constituição efetivados na prática, ação repugnante.

               Depreende-se, portanto, que medidas são necessárias para resolver o impasse. Primeiramente, cabe ao Ministério da Saúde criar o programa de televisão “Saúde Mental em dia”, que será transmitido em horário nobre, para todos terem acesso, através de parcerias com as maiores emissoras de televisão, como a Globo. Assim, o programa abordará o tema “doenças mentais” de forma leve e necessária, com médicos explicando a importância de consultas regulares para garantir o bem-estar, levando o conhecimento necessário para o público, para que assim, em breve, o estigma acerca do assunto acabe no Brasil, e que esse esteja cada vez mais próximo de alcançar as ideais comunidades gentílicas gregas (Genos).

Compartilhar

2 Correções

  1. Oi, você corrigiu uma redação minha e eu gostei muito. Vim tentar retribuir corrigindo uma sua conforme meus conhecimentos.
    Introdução:

    Repertório pertinente, muito bom.

    Escrita impecável, exposição clara da tese e colocação dos dois argumentos na introdução demonstrando organização textual.

    1° parágrafo: .

    O Descomplica me informou que conectivos como “A priori, Em primeira instância, etc” não devem mais ser utilizados por não são mais considerados conectivos de início de parágrafo. No entanto, eles me avisaram isso ano passado, como é recente não creio que haja alguma penalização. Tente substituir por: Sob esse viés ou Sob essa perspectiva.

    Períodos muito longos podem comprometer a fluidez do seu texto, sua escrita ficou ótima, mas atente-se a isso.

    Muito bom seu repertório, mas um conselho: escolha apenas um para colocar na redação e que seja legitimado. Nesse caso eu excluiria a pesquisa do site por não passar tanta segurança e ficaria com Bauman. Além disso, quando você coloca muitas informações fica difícil contextualizar com o seu argumento.

    Parabéns, argumentação muito forte.

    2° parágrafo:

    A posteriori também não deve ser colocado de acordo com o Descomplica, assim como “Em segunda instância, Em segundo plano”. Substitua por: Outrossim, Ademais, Além disso… que dão ideia de continuidade de ideias.’

    Você apresenta meio que uma proposta no argumento, isso é interessante, mas tome cuidado, busque problematizar mais do que dizer soluções no seu desenvolvimento. Guarde-as pra proposta de intervenção.

    Você tem uma escrita impecável. No entanto, se você puder tente tornar sua linguagem um pouco mais acessível, não é obrigatório. EXemplo: algum corretor pode não entender alguma expressão como “quiçá”, por exemplo. Ele pode procurar o significado, mas não podemos contar com isso , pois são muitas redações e é muito cansativo, ele pode deixar de entender algum período por conta de expressões muito rebuscadas. Isso pode prejudicar o seu desenvolvimento e tirar 40 pontos. Todavia, vou fingir que eu entendi e não penalizar kkkk

    Não entendi, o “ação repugnante” faz parte da citação? Eu tiraria, mas é opcional, talvez eu não tenha entendido por falta de conhecimento mesmo kkkk

    Você argumentou muito bem. No entanto poderia ter explorado mais a questão da negligência governamental do que da desinformação, mas mesmo assim ficou uma argumentação muito forte e com ótimo repertório, parabéns.

    Conclusão:

    Agente: correto.

    Ação: correto.

    Modo/meio: correto

    Detalhamento: correto

    Efeito: Correto

    CONCLUSÃO PERFEITA. Vou até salvar pra usar de exemplo kkk foi muito criativa, nada genérica e apresentou todos os elementos.

    C1: LÍNGUA PORTUGUESA 200 (eu não identifiquei erros gramaticais nem uso incorreto da língua, mas tenho dificuldade nessa área então é bom procurar um professor pra ter mais certeza)

    C2: ABORDAGEM GÊNERO 200 (argumento consistente com uso de repertório legitimado, mas atente-se as dicas que eu falei)

    C3: DEFESA E CORERÊNCIA 200 (defendeu muito bem sue ponto de vista, mas atente-se ao que eu falei, algumas dicas, principalmente no d2, poderiam não passar em branco pro corretor e você perder 40 pontos)

    C4: COESÃO E ARTICULAÇÃO 200 (escreve bem e sabe usar os conectivos de forma adequada, mas estão faltando conectivos de início de parágrafo adequados)

    C5: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 200 (conclusão perfeita)

    NOTA FINAL: 980 (pois não tenho mt conhecimento da C1, vamos imaginar que eu coloquei 1000 e um professor de verdade deu 960)

    Você escreve muito bem e está acima da média dos outros estudantes. Vou te dar uma dica, leia redações nota mil e decore os repertórios e veja como são organizadas. Além disso, tem um canal no Youtube muito divertido e didático, do Me Salva! Os vídeos tem o título de “CORRETOR SINCERÃO”, assista, vai te ajudar.

    ESPERO TER AJUDADO!

    • 1
  2. vamos lá…
    Tome cuidado com erros ortográficos, revise sua redação quantas vezes forem necessário.
    Ouve muita utilização de virgula sem a necessidade, procure saber as regras do uso da virgula ajudara muito. Tome cuidado também quando for utilizar o travessão.
    Em geral achei interessante sua redação, mas poderia organizar melhor seu texto. Espero ter ajudado, continue assim você esta no caminho certo !!! <3

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.