Iniciante

O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira.

  • 2

   No livro “Holocausto brasileiro”, da jornalista Daniella Aerbex, é apresntado o cotidiano de inúmeros pacientes, com transtornos mentais, do hospital psiquiátrico de Barbacena, no interior de Minas Gerais, os quais sofriam com tratamentos violentos e ineficientes, o que causava cicatrizes irreversiveis neles. Nesse contexto, fora da literatura, infelizmente, muitos portadores dessas enfermidades são marginalizados na comunidade brasileira, isso devido à negligência governamental e à banalização de muitos indivíduos sobre essas doenças. 

   Inicialmente, é necessário pontuar que romper com as marcas integradas as enfermidades psicológicas no meio público brasileiro, promovidas pelo descaso governamental, é de suma importância. Ainda que esteja firmado na Constituição Federal de 1988 o direito à uma saúde plena aos cidadãos do país vigente, inclusive os portadores de enfermidades intelectuais, tristemente, essa benesse não é integralmente executada, o que salienta um descaso de muitos governantes sobre essas pessoas. Nesse sentido, evidencia-se o não vigoramento absoluto da legislação, fator o qual limita a cidadania nacional e perpetua os traços acerca de tais doenças. Exemplo disso é encontrado no livro “Democracia em pedaços”, de Gilberto Dimenstein, que apresenta traços de uma legislação falha e as suas consequências, dentre elas o sucateamento dos postos de saúde e a negligência social.  

    Ademais, outro fator que promove os traços relacionados aos transtornos mentais no país vigente, o qual precisa ser erradicado, é a banalização desses comprometimentos por muitos indivíduos. Embora existam inúmeros canais do”YouTube” que abordam as causas e os tratamentos das doenças psicossociais, lamentavelmente, diversas pessoas desconsideram essas fontes de informação, o que limita o conhecimento popular sobre esses impasses. Nessa perspectiva, nota-se uma falta de interesse por grande parcela dos brasileiros, o quais, geralmente, abordam esse assunto como um “tabu”. Prova disso foi registrada em uma publicação do jornal “Folha de São Paulo”, em que foi realizada uma pesquisa evidenciando que a maioria dos entrevistados descrentes quanto a gravidade das patologias mentais. 

    É necessário, portanto, romper com os estigmas ligados às doenças mentais no Brasil para promover uma plena harmonia social. Assim, cabe ao Governo Federal, por meio da total realização das leis, como as presentes na Constituição de 1988, amparar legalmente todos os brasileiros com tratamentos de qualidade e promover uma comunidade menos negligente, a fim de preservar a cidadania nacional. Outrossim, as escolas, mediante a criação de feiras sociais organizadas pelos alunos e professores, ministradas em praças públicas e em eventos beneficentes, devem instruir a população sobre os transtornos mentais e como acolher os pacientes dessas enfermidades, para que popularize o saber relacionado a esse assunto. Dessa forma, será possível formar pessoas mais humanizadas e combater plenamente relatos como os presentes no livro “Holocausto brasileiro”.     

Compartilhar

1 Correção

  1. Oi Richard, você corrigiu uma redação minha e eu gostei muito, vim tentar retribuir com base nos meus conhecimentos até hoje.
    Introdução:

    Repertório pertinente e produtivo. (Muito bom, aliás)

    Correção: apresentado (palavra escrita errada) e irreversíveis (faltou o acento). (Creio que são erros de digitação que não devem ser penalizados)

    Você tem muitos erros na colocação de vírgulas, fique atento a isso. Correção:

    No livro “Holocausto brasileiro”, da jornalista Daniella Aerbex, é apresentado o cotidiano de inúmeros pacientes com transtornos mentais do hospital psiquiátrico de Barbacena, localizado no interior de Minas Gerais, os quais sofriam com tratamentos violentos e ineficientes, o que causava cicatrizes irreversíveis neles. Nesse contexto, infelizmente, muitos portadores dessas enfermidades são marginalizados na comunidade brasileira, isso devido à negligência governamental e à banalização de muitos indivíduos sobre essas doenças.

    Você apresenta a tese explicitamente. Além disso coloca seus dois argumentos na introdução demonstrando organização textual, parabéns.

    1° parágrafo: .

    Não são utilizados mais conectivos como “Inicialmente, em primeira instância…” no início de parágrafo de acordo com o Descomplica. Substitua por: “Sob esse viés” ou “Sob essa perspectiva”

    Muitos erros nas vírgulas amigo.

    Repertório produtivo e legitimado, parabéns.

    Correção: creio que a palavra “vigoramento” não existe.

    Fator NO qual

    Você argumenta e escreve muito bem. No entanto, uma dica, não coloque dois repertórios em um só parágrafo, pode ficar muito grande e também ser difícil ligar as informações de ambos. Sugiro que escolha apenas um. Coloque apenas 1 repertório em cada parágrafo (fora a conclusão, conclusão não precisa de repertório)

    2° parágrafo: Parabéns pelo uso do “Ademais”.

    Eu aconselho a não usar argumento de oposição. Exemplo: não coloque algo bom como a exposição no youtube e depois algo ruim, isso pode te contradizer, seu objetivo é convencer o leitor do seu ponto de vista. No entanto, não está errado, é só uma dica, você trabalhou muito bem a contradição no seu parágrafo.

    Repertório produtivo.

    Bom argumento.

    Conclusão:

    “as presentes na Constituição” ficou meio estranho de se ler.

    Parabéns por retomar a referência que usou na introdução, demonstra organização textual.

    DICA: Escolha apenas uma proposta de intervenção que esteja completa.

    Na sua primeira proposta faltou detalhamento.

    A sua segunda proposta cujo o agente são as escolas está completa então vou avaliar ela, mas procure usar apenas uma.

    Agente: correto.

    Ação: correto.

    Modo/meio: correto

    Detalhamento: correto

    Efeito: Correto

    C1: LÍNGUA PORTUGUESA 120 (você escreve MUITO BEM, e creio que os erros que teve são de digitação, mas não dá para deixar passar, pois foram mais de 2, o corretor do Enem também não deixaria, procure estudar principalmente sobre vírgulas que você errou bastante durante todo o texto :()

    C2: ABORDAGEM GÊNERO 200 (argumento consistente com uso de repertório legitimado)

    C3: DEFESA E CORERÊNCIA 200 (defendeu bem seu ponto de vista)

    C4: COESÃO E ARTICULAÇÃO 200 (escreve bem e sabe usar os conectivos de forma adequada, se atente as dicas que dei)

    C5: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 200 (faltou detalhar mais na minha opinião (1° proposta), mas como avaliei a segunda você foi incrível e desenvolveu com todos elementos necessários)

    NOTA FINAL: 920

    Você escreve MUITO BEM e está acima da média dos outros estudantes. Vou te dar uma dica, leia redações nota mil e decore os repertórios e veja como são organizadas. Além disso, tem um canal no Youtube muito divertido e didático, do Me Salva! Os vídeos tem o título de “CORRETOR SINCERÃO”, assista, vai te ajudar.

    ESPERO TER AJUDADO!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.