No contexto atual, a sociedade brasileira é marcada pela presença pequena da empatia, por conta disso, são registrados diariamente diversos casos de crimes de ódio e preconceito. Isso é motivado principalmente pela má representação de minorias em produções audiovisuais e pelo crescente posicionamento governamental induzindo os cidadãos a não serem empáticos, dessa forma, é necessário maior amparo para resolver esta problemática.
Primeiramente, o entretenimento é um marco no Brasil, sendo o cinema e a televisão líderes deste ramo. Porém, muitas vezes esses meios passam uma visão distorcida de causas sociais, um exemplo é a telenovela ”Fina Estampa”,na qual o personagem ”Crô” é constantemente humilhado por ser homossexual e isso acaba sendo normalizado durante toda a narrativa, evidenciando que seria normal tratar LGBT’s de forma desumana, logo, a mídia precisa urgentemente rever este assunto que incita ódio.
Além disso, o Presidente é a figura de maior respeito dentro de um país e seus posicionamentos e opiniões influenciam o seu povo. Atualmente no Brasil, Jair Bolsonaro dispara diariamente opiniões que induzem a população brasileira a não ser empática, isso pode ser visto em uma matéria realizada pelo site ”G1”, no qual o Presidente alega que Covid-19 é apenas uma gripe, ignorando as mais de 200 mil mortes causadas pelo vírus, influenciando os brasileiros a não serem solidários com as vidas perdidas, dessa maneira, o Governo necessita se reposicionar.
Portanto, com as problemáticas das produções audiovisuais e posicionamento governamental, é preciso que o Estado em conjunto com a Mídia criem projetos que induzam a prática da empatia, por meio da criação de um entretenimento que respeite causas sociais e que tenha a vistoria de membros da minoria para avaliar o produto, e que o Governo ative um departamento para regular as opiniões anunciadas pelos governantes, para que esses problemas sejam solucionados e a empatia seja algo cotidiano.
NatalieMendes
Oi, tudo bem? Quero te pedir desculpas por não fazer exatamente uma correção no seu texto. Sou novata e não me sinto preparada para isso. Para ter algo a contribuir vou compartilhar um pouco dos meus estudos:
1) Toda redação possui introdução, desenvolvimento e conclusão que devem seguir estruturas próprias em cada paragrafo;
2) Estrutura da introdução: Contextualização + tese (A favor ou contra o tema);
Estrutura do desenvolvimento (2 parágrafos): Tópico frasal + Conceito explicado + Exemplos + conclusão do parágrafo;
Estrutura da conclusão: Esclarecer um ponto de vista ratificando a tese + proposta de intervenção (Quem vai resolver o problema? O que ele fará? Como fará? Qual objetivo dessa ação?)
É importante sempre usar um conectivo no início de cada paragrafo (Conjunção), ater-se ao uso da crase, a colocação pronominal e possíveis erros de gramática.
Apesar de pequena a minha contribuição, no futuro espero retomar essa correção com mais bagagem. Obrigada pela atenção!
falou fatos de bolsonaro p mim já era mil, mas como não depende da minha opinião vamos para as competências, peço desculpas desde já caso eu fale algo errado
C1- 120, achei que essa competência foi a que você mais pecou, os períodos estão muito longos o que dificulta a fluidez do texto, há muito uso do gerúndio também e repetição incômoda de algumas palavras como “sendo”.
C2- 160, você traz introdução, desenvolvimento e conclusão, entretanto senti falta de um pouco mais de argumento além da exposição de fatos
C3- 160, faltou relacionar mais as informações dadas com seu ponto de vista
C4- 160, apesar de vc usar elementos coesivos, senti falta de mais, acredito que pelos períodos serem longos isso fez falta, tenta dividir mais as frases e acrescentar conjunções
C5- 200, novamente trago a questão dos períodos longos, mas vi todas as coisas necessárias na sua conclusão
Josenildo da Silva Barbosa
INTRODUÇÃO:
▪︎No contexto atual, a sociedade brasileira é marcada pela presença pequena da empatia, por conta disso, são registrados diariamente diversos casos de crimes de ódio e preconceito. Isso é motivado principalmente pela má representação de minorias em produções audiovisuais e pelo crescente posicionamento governamental induzindo os cidadãos a não serem empáticos, dessa forma, é necessário maior amparo para resolver esta problemática.
OBS:
▪︎Depois de (empáticas) é um ponto final e não uma vírgula.
DESENVOLVIMENTO 1:
▪︎Primeiramente, o entretenimento é um marco no Brasil, sendo o cinema e a televisão líderes deste ramo. Porém, muitas vezes esses meios passam uma visão distorcida de causas sociais, um exemplo é a telenovela ”Fina Estampa”,na qual o personagem ”Crô” é constantemente humilhado por ser homossexual e isso acaba sendo normalizado durante toda a narrativa, evidenciando que seria normal tratar LGBT’s de forma desumana, logo, a mídia precisa urgentemente rever este assunto que incita ódio.
OBS:
▪︎O termo correto agora é (LGBTQI+)
▪︎Depois de (desumana) deve-se colocar um ponto final.
▪︎Argumentou pouco. O ideal é fazer 4 períodos nos parágrafos dos desenvolvimentos.
DESENVOLVIMENTO 2:
▪︎Além disso, o Presidente é a figura de maior respeito dentro de um país e seus posicionamentos e opiniões influenciam o seu povo. Atualmente no Brasil, Jair Bolsonaro dispara diariamente opiniões que induzem a população brasileira a não ser empática, isso pode ser visto em uma matéria realizada pelo site ”G1”, no qual o Presidente alega que Covid-19 é apenas uma gripe, ignorando as mais de 200 mil mortes causadas pelo vírus, influenciando os brasileiros a não serem solidários com as vidas perdidas, dessa maneira, o Governo necessita se reposicionar.
OBS:
▪︎Ausência de vírgula depois de (dentro de um país).
▪︎Depois de (vidas perdidas) coloca-se uma vírgula.
▪︎Argumentou pouco.
CONCLUSÃO:
▪︎Portanto, com as problemáticas das produções audiovisuais e posicionamento governamental, é preciso que o Estado em conjunto com a Mídia criem projetos que induzam a prática da empatia, por meio da criação de um entretenimento que respeite causas sociais e que tenha a vistoria de membros da minoria para avaliar o produto, e que o Governo ative um departamento para regular as opiniões anunciadas pelos governantes, para que esses problemas sejam solucionados e a empatia seja algo cotidiano.
OBS:
▪︎Ausência de vírgula depois de (Estado).
▪︎Ausência de vírgula depois de (mídia).
▪︎O correto é (crie) e não (criem).
▪︎Faltou detalhamento nessa solução.
NOTA:
C1: 160
C2: 160
C3: 160
C4: 160
C5: 160
TOTAL: 800
Qualquer coisa estou à disposição.
LeandroNovais
Acredito que seu modelo tem como espelho o do ENEM, certo? Se sim, primeiramente, é de extrema importância que seu texto seja maior, ou seja, que atinja, pelo menos, no mínimo, 25 linhas numa folha de papel normal. E outro aspecto, nunca, em hipótese nenhuma utilize terceira pessoa do plural, pois se trata de um texto dissertativo argumentativo, impessoal. Logo, “sabemos”, como, por exemplo, nuca deve ser utilizado.
Ademais, precisam ser implementados nos seus parágrafos os seguintes esqueletos:
-Introdução
É necessário contextualizar o tema com um argumento de autoridade/interdisciplinar – filósofos, sociólogos, conceitos geográficos, econômicos ou fatos históricos. Após ter realizado a contextualização, você deve introduzir a sua tese sobre o tema proposto. Nessa perspectiva, deixe claro duas teses – ou três, porém, de preferência, duas -, aquilo que será defendido nos parágrafos de argumentação. OBS: A banca sugere que o candidato escreva 4 períodos, no mínimo, nesse parágrafo.
-Argumentação
Nesses parágrafos, desenvolva suas teses. Sob esse viés, utilize argumentos de autoridade que legitimem o seu argumento. Aqui um exemplo:
Vamos supor que eu irei ter, como tese, que o problema do saneamento básico no brasil é oriundo da segregação geoespacial. Dessa forma, eu devo explicar o que esse conceito significa e, de forma clara, estabelecer a relação que ele tem com os desafios acerca do saneamento.
-Conclusão
bem, nesse parágrafo você deve propor uma proposta de intervenção, isto é, dissertar modos de como contornar os empecilhos que você apresentou na sua tese. Em adendo, sua conclusão terá como base: agente/ação/modo ou meio/finalidade e detalhe. Sobre o detalhe, é necessário que você detalhe a ação ou modo ou finalidade. Só precisa detalhar um desses, à sua preferência.
Procure ler redações nota 1000. Inclusive, um youtuber chamado Lucas Felpi fez uma cartilha com diversas notas 1000 do ano de 2018 e 2018. Lendo elas você vai se familiarizando mais com a redação do ENEM. Enfim, gostei do seu texto, você tem futuro.