Iniciante

Défice de Habitação em Grandes cidades

  • 2

O romance “O Cortiço”, do escritor realista Aluísio Azevedo, descreve algumas condições nas quais viviam os moradores em um tipo de habitação precária. No Brasil, as favelas  mostram essa realidade, onde muitas pessoas moram em um aglomerado de casas, sem saneamento básico.

Assim como é contado no romance, as situações precárias de habitação desencadeia diversos problemas abrangentes. Sobretudo, o motivo dessas  pessoas morarem nas favelas é que as mesmas não tem dinheiro, e acabam achando a solução de consegui-lo através de furtos, tráficos, ou seja, isso gera um problema social muito difícil de ser revertido.

Além disso, habitantes em situações precárias, são humilhados e antipatizados por classes sociais maiores, onde se gera um cenário de racismo, e muito preconceito, e como dizia o pensador Jack London “A verdadeira função do homem é viver, não existir”, e uma vez que isso não ocorre o conceito de uma boa sociedade deixa de existir.

Jamais podemos deixar isso acontecer, por isso existe o Governo, com o papel nesse caso de ajudar pessoas em estados críticos de habitação, onde também a legislação garante acesso a moradia digna, isso não quer dizer luxo, apenas acesso a coisas básicas como redes de esgoto. Eventualmente resolvendo esse problema, ainda ira existir o racismo que podemos fazer programas escolares e divulgação para acabar com todos os preconceitos.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá, entendi a sua proposta, porém precisa ficar atento a alguns pontos.
    -Primeiro na introdução vc deve explicitar qual a sua tese, para mim ficou muito em aberto sobre o que vc irá falar, além disso a construção de modo geral da introdução ficou meio confuso principalmente na ligação do primeiro com o segundo período.
    -Segundo ponto a observar é a forma formal, vc em muitos momentos escrever termos/expressões que passam o sentido coloquial.
    -Terceiro ponto é expor menos e explicar, argumentar um pouco mais para o texto ficar mais concreto.

    Com mais treino e observando esses ponto terá um melhor desempenho.

    • 1
  2. INTRODUÇÃO:
    ▪︎O romance “O Cortiço”, do escritor realista Aluísio Azevedo, descreve algumas condições nas quais viviam os moradores em um tipo de habitação precária. No Brasil, as favelas  mostram essa realidade, onde muitas pessoas moram em um aglomerado de casas, sem saneamento básico.

    OBS:
    ▪︎Falto sua tese. Esta vai ser colocada suas problemáticas do D1 e D2.

    DESENVOLVIMENTO 1:
    ▪︎Assim como é contado no romance, as situações precárias de habitação desencadeia diversos problemas abrangentes. Sobretudo, o motivo dessas  pessoas morarem nas favelas é que as mesmas não tem dinheiro, e acabam achando a solução de consegui-lo através de furtos, tráficos, ou seja, isso gera um problema social muito difícil de ser revertido.

    OBS:
    ▪︎Faltou trazer alguma área do conhecimento.
    ▪︎Argumentou pouco. O ideal é fazer 4 períodos nos parágrafos dos desenvolvimentos.
    ▪︎Use conectivos.

    DESENVOLVIMENTO 2:
    ▪︎Além disso, habitantes em situações precárias, são humilhados e antipatizados por classes sociais maiores, onde se gera um cenário de racismo, e muito preconceito, e como dizia o pensador Jack London “A verdadeira função do homem é viver, não existir”, e uma vez que isso não ocorre o conceito de uma boa sociedade deixa de existir.

    OBS:
    ▪︎Equívoco de vírgula depois de (precárias).
    ▪︎Equívoco de vírgula depois de (racismo).
    ▪︎Argumentou pouco.
    ▪︎Use mais conectivos.

    CONCLUSÃO:
    ▪︎Jamais podemos deixar isso acontecer, por isso existe o Governo, com o papel nesse caso de ajudar pessoas em estados críticos de habitação, onde também a legislação garante acesso a moradia digna, isso não quer dizer luxo, apenas acesso a coisas básicas como redes de esgoto. Eventualmente resolvendo esse problema, ainda ira existir o racismo que podemos fazer programas escolares e divulgação para acabar com todos os preconceitos.

    OBS:
    ▪︎(Jamais podemos deixar isso acontecer) não fale com o leitor. Seja mais formal.
    ▪︎Sua solução está parecendo que está falando com o leitor.
    ▪︎Detalhe sua solução.

    NOTA:
    C1: 160
    C2: 140
    C3: 140
    C4: 140
    C5: 120
    TOTAL: 700

    Qualquer coisa estou à disposição.

    • 0
  3. Oi, como está?
    O primeiro parágrafo poderia ter sido escrito com mais clareza! Para uma boa introdução: O tema deve ser apresentado já na primeira frase.
    Não há meios de fazer rodeios já na primeira frase do primeiro parágrafo.
    Também é no primeiro parágrafo que está inserido a linha de raciocínio do autor.
    O objetivo é convencer o leitor.
    Faça a dissertação usando a terceira pessoa do singular ou plural.
    A conclusão também deveria ter ficado mais clara.

    • 0
  4. Introdução: tese tinha que estar mais explícita, uso de citação de um romance para entrar num contexto.
    Desenvolvimento: bom uso de frases filosóficas,e resumo do racismo e preconceito,fala sobre a consequência da falta ou precariedade de moradias
    Conclusão:Devia deixar um pouco mais claro a solução,falta o resumo do texto

    Nota:7

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.