Na obra cinematográfica, “O menino que descobriu o vento”, desenvolvida pela plataforma Netflix, é exibida a história de um menino que por meio da educação, tem a vida e a realidade transformada. A realidade da população brasileira é bem diferente, a negligência com o ensino e principalmente com a educação financeira, faz com que os brasileiros não tenham uma base para evitar o aumento de dívidas e o gerenciamento das finanças pessoais.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que 43,7% da população não sabe administrar os recursos financeiros. Isso ocorre porque o ensino público do Brasil é precário e não tem na base curricular obrigatória uma disciplina sobre educação financeira. A população brasileira tem tendência a “gastar mais do que possui”, pois, a renda da maior parte dos empregados atualmente é um salário mínimo, enquanto os preços de tudo o que é necessário para ter uma vida simples e digna, só aumentam. Logo, os elevados preços dos bens de consumo necessitam que os brasileiros tenham direito e dever de saber administrar suas finanças de modo sensato.
Ademais, a população não possui qualidade de vida devido à incapacidade de administrar choques financeiros, em consequência também, pela crise econômica atual. Para John Locke, filósofo inglês, o Estado, enquanto garantidor dos direitos fundamentais, deve assegurar uma vida confortável à sociedade. É perceptível que o Estado não está garantindo a confortabilidade dos brasileiros visto que, os gastos com produtos essenciais demanda grande parte do salário, não podendo obter a estabilidade e tranquilidade financeira para os objetivos pessoais de cada família.
Portanto, medidas devem ser tomadas para que essa situação não perdure na sociedade. O Governo Federal juntamente aos professores aptos para darem aulas sobre educação financeira, devem criar uma base obrigatória no currículo escolar para o ensino de finanças pessoais e como administrá-las. É necessário também, a criação e divulgação de cursos gratuitos, com profissionais que estejam interessados no ensino de pessoas mais velhas e que não puderam aprender nas escolas sobre seus bens financeiros. Com isso, é possível a quebra desses problemas na sociedade.
Josenildo da Silva Barbosa
INTRODUÇÃO:
▪︎Na obra cinematográfica, “O menino que descobriu o vento”, desenvolvida pela plataforma Netflix, é exibida a história de um menino que por meio da educação, tem a vida e a realidade transformada. A realidade da população brasileira é bem diferente, a negligência com o ensino e principalmente com a educação financeira, faz com que os brasileiros não tenham uma base para evitar o aumento de dívidas e o gerenciamento das finanças pessoais.
OBS:
▪︎Equívoco de vírgula depois de (educação).
▪︎Poderia ter usado conectivos para ligar as partes da sua introdução.
▪︎Não comsegui identificar a tese.
DESENVOLVIMENTO 1:
▪︎Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que 43,7% da população não sabe administrar os recursos financeiros. Isso ocorre porque o ensino público do Brasil é precário e não tem na base curricular obrigatória uma disciplina sobre educação financeira. A população brasileira tem tendência a “gastar mais do que possui”, pois, a renda da maior parte dos empregados atualmente é um salário mínimo, enquanto os preços de tudo o que é necessário para ter uma vida simples e digna, só aumentam. Logo, os elevados preços dos bens de consumo necessitam que os brasileiros tenham direito e dever de saber administrar suas finanças de modo sensato.
OBS:
▪︎Aconcelho fazer um tópico frasal antes de trazer um dado.
▪︎Equívoco de vírgula depois de (pois).
▪︎Poderia ter usado conectivos.
DESENVOLVIMENTO 2:
▪︎Ademais, a população não possui qualidade de vida devido à incapacidade de administrar choques financeiros, em consequência também, pela crise econômica atual. Para John Locke, filósofo inglês, o Estado, enquanto garantidor dos direitos fundamentais, deve assegurar uma vida confortável à sociedade. É perceptível que o Estado não está garantindo a confortabilidade dos brasileiros visto que, os gastos com produtos essenciais demanda grande parte do salário, não podendo obter a estabilidade e tranquilidade financeira para os objetivos pessoais de cada família.
OBS:
▪︎Equívoco de vírgula depois de (Estado).
▪︎A vírgula deve vir antes do (visto que) e não depois.
▪︎Faltou conectivos.
CONCLUSÃO:
▪︎Portanto, medidas devem ser tomadas para que essa situação não perdure na sociedade. O Governo Federal juntamente aos professores aptos para darem aulas sobre educação financeira, devem criar uma base obrigatória no currículo escolar para o ensino de finanças pessoais e como administrá-las. É necessário também, a criação e divulgação de cursos gratuitos, com profissionais que estejam interessados no ensino de pessoas mais velhas e que não puderam aprender nas escolas sobre seus bens financeiros. Com isso, é possível a quebra desses problemas na sociedade.
OBS:
▪︎Ausência de vírgula depois de (Governo Federal).
▪︎Poderia ter incluído o MEC e detalhado mais.
NOTA:
C1: 160
C2: 160
C3: 160
C4: 160
C5: 160
TOTAL: 800
Qualquer coisa estou à disposição.
Ana beatriz almeida
Na obra cinematográfica, “O menino que descobriu o vento” , desenvolvida e transmitida por a plataforma de entretenimento “Netflix”, exibe a história de um menino que por meio da educação, tem sua vida e realidade transformada. Na população brasileira diferentemente do filme citado há negligência com o ensino e principalmente com a educação financeira, fazendo com que os brasileiros não tenham se quer uma base para evitar o aumento de dívidas e o gerenciamento das finanças pessoais.