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A falta de empatia nas relações sociais no Brasil

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No livro “O poder da empatia: A arte de se colocar no lugar do outro para transformar o mundo” o filósofo Roman Krznaric cita que ter empatia é “achar a humanidade compartilhada”, relacionando a frase ao contexto atual do Brasil é notório a falta da mesma nas relações sociais em diversos contextos. Visto isso, é possível afirmar que a falta de empatia causa consequências graves, se tornando um problema de alta relevância, fazendo-se necessário realizar uma análise neste cenário.

Primeiramente, vale ressaltar o mais recente caso que polemizou a falta de empatia entre as pessoas, que ocorreu no programa Big Brother Brasil, onde alguns participantes agiram de má fé com outro participante, Lucas Penteado, nas mais diversas situações, e o banalizaram principalmente após um beijo entre ele e o participante Gilberto, Lucas não era assumido como bissexual até o momento, o que para ele foi muito difícil e importante, porém alguns dos seus colegas de confinamento diminuíram sua causa e o agrediram verbalmente, sem se colocar em nenhum momento no lugar dele e nem tentar entender sua situação, o participante não aguentou e pediu sua eliminação do reality. O programa está sendo um retrato de como está em falta a empatia nas relações brasileiras, causando exclusão, opressão e  disseminando discursos de ódio.

Por consequência, o ato de não se colocar no lugar do outro, repudiar ideais que não condizem com o seu e/ou expor pensamentos de forma agressiva sem pensar em como afetará o outro, como já mencionado gera opressão e ódio, que eventualmente causam problemas como ansiedade, depressão e em muitos casos suicídio. As relações interpessoais na atualidade sofrem muito pela falta de empatia, pois as pessoas são rasas em seus sentimentos e priorizam a “razão” acima da emoção, querem a todo custo estar acima do outro, seja pelos princípios, pela classe social, pela cultura em que se encontra e todos os pontos em que ajam diferenças. Diálogos simples que poderiam facilmente ser resolvidos acabam virando conflitos em que uma parte sempre sai lesionada, oprimida e prejudicada psicologicamente.

Portanto, é nítido que a empatia é primordial para que existam relações sociais saudáveis e harmoniosas. Cabe inicialmente a família ensinar as crianças a importância de se colocar no lugar do outro e entender que as diferenças existem e podem conviver juntas, trabalho este que deve ter continuação nas escolas, que por meio da educação devem  introduzir palestras e projetos para discussão de temas e tabus, tanto entre os discentes e docentes como com os pais, já que muitas vezes a ideologia dos jovens vem desde sua casa. Sob o mesmo ponto de vista é de competência do governo elaborar campanhas com a temática para conscientizar  o maior numero possível de pessoas. Com essas medidas, será possível uma diminuição nos números de casos gerados pela falta de empatia e a convivência entre as pessoas será melhor.

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5 Correções

  1. “pois as pessoas são rasas em seus sentimentos” – generalização do seu argumento, se houver ao menos 1 pessoa que não é rasa em seus sentimentos seu argumento é refutado.
    “priorizam a “razão” acima da emoção” – outra generalização. Você pode dizer que a maioria ou grande parte tem esse comportamento, mas não todos.
    Seu texto deu destaque aos ataques que os homossexuais sofrem, em nenhum momento falou dos ataques que os heterossexuais também sofrem. Por conta disso seu texto ficou parecendo mais uma militância do que uma redação, onde você enxerga somente um lado da história, mas e o outro? Talvez seria interessante se você citasse que todos os “grupos” do Brasil e do mundo sofrem esse tipo de preconceito e falta de empatia, tanto os negros, gays, travestis e umbandistas como também os brancos, héteros e cristãos.
    Você também deu muitos detalhes sobre o caso do Big Brother, algo que não é relevante para a redação.

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  2. Há boas reflexões e referências de repertório sociocultural produtivo trazidas ao texto, mas é preciso se aprofundar nelas, conforme apontado nos comentários, para que a relação com o tema e a proposta fique mais claramente desenvolvida. Bons estudos.

    SEGUE AS COMPETENCIAS

    COMPETÊNCIA 1
    Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa

    COMPETÊNCIA 2
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

    COMPETÊNCIA 3
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

    COMPETÊNCIA 4
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

    COMPETÊNCIA 5
    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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  3. – Preste atenção na ortografia e nos seus argumentos, generalize menos e foco em argumentos sólidos.
    Você detalhou muito sobre o caso do Big Brother, algo que não é relevante para a redação.
    perdeu o foco do tema e expos outras perspectivas.
    Responda todas as perguntas na solução( Quem?, O quê?, Como? e Para que?) , elaborando de forma clara e simples o que você propõe para resolver o problema.
    nota 640

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  4. Vamos lá, você tem que deixar mais claro a introdução, o desenvolvimento “1” e “2” que deve ter em uma redação.
    Cuidado para não se perde no assunto, se você falar de várias coisas, vai acabar não focando no principal.
    Também você deve ter cuidado no uso das vírgulas, preste mais atenção!!

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  5. Olá,

    – Primeiro, tome cuidado com o uso de vírgula, indico uma revisão sobre isso.
    – Segundo, tenha cuidado quando estiver desenvolvendo o texto, use sempre argumentos sólidos, um de autoria e outro de autoridade, desenvolvendo os dois, deixando claro a sua opinião sobre o assunto.
    – Quando estiver escrevendo evite fazer frases muito longas, isso pode ocasionar diversos erros de concordância e vírgula,
    – Use e abuse de elos coesivos.
    – Na introdução deixe mais claro seus argumentos (que você irá desenvolver no 2 e 3 parágrafo)
    – Amplie seus argumentos de autoria
    – Responda todas as perguntas na solução( Quem?, O quê?, Como? e Para que?) , elaborando de forma clara e simples o que você propõe para resolver o problema

    Enfim, um bom texto, eu daria uma nota na casa dos 700

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