No Brasil existem mais de 5.000 mil museus, a maior parte na região sudeste, onde tem o PIB mais elevado que as demais regiões. A maioria fica concentrada nos centros das cidades ou em lugares que residem pessoas de renda alta, por consequência esses espaços ficam exclusivos para ricos e inacessível para os menos favorecidos. Como resultado, a maior parte da população, que recebe menos de 6.000 mil reais, segundo o IBGE, fica sem consciência do passado e acaba sendo excluída dos debates sociais.
A princípio, ramos que estudam sobre a humanidade são historicamente desvalorizados. E a falta de interesse público em visitar lugares que preservam a história, deixa o museu sem cumprir sua função social, que é passar conhecimento e ajudar a sociedade a refletir sobre o passado e o presente, consequentemente, dando espaço para opinião que instituições de preservação da memória não têm utilidade, que não é verdade, com finalidade de diminuir investimentos a esses locais.
Outrossim, o orçamento dedicado à preservação da história tem decaído. Isso faz com que a preservação de coleções seja dificultada e que a divulgação para atrair visitantes faça-se escassa. Em 2019, o museu nacional, fundado por Dom João VI, sofreu um grande incêndio por falta de reforços em sua estrutura, fez com que perdesse parte do seu acervo, ou seja, perdendo materiais históricos de grande relevância.
Com objetivo de valorizar e levar história material para os cidadãos, o ministério da educação junto com a secretaria da cultura devem criar um programa que leve alunos de escolas públicas para ter uma vez no mês aula de história em um museu. Fazendo com que cresçam com consciência de que é um espaço de grande relevância. O saber público faz com que não seja possível contradizer a necessidade desse espaço.
matheus_vini26
Introdução:
– Gostei dos elementos nos quais você apresentou sobre o tema. Entretanto, de início para uma introdução o impacto de informações ficou exacerbante, além disso a falta do uso de conjunções para tese e para os argumentos deixou a introdução desorganizada. Vale ressaltar, que a sua introdução não possui tese, pois você utiliza apena dados em sua introdução.
como ela poderia ser organizada :
1º Período- Contexto sociocultural: Falar brevemente que existe uma quantidade enorme de museus, mas que se localizam em regiões que metropolitanas mais desenvolvidas.
2º Período- Tese: explicar que a cada momento que passa a desvalorização dos museus, como uso de informações e memórias histórias, vem diminuindo gradativamente.
3º Período- Argumentos: escolher argumentos que comprovem o que você falou na sua tese.
Desenvolvimento:
Tem diversos erros de vírgulas, erro de ponto entre o Primeiro e o segundo período. Na maioria das redações nota mil cada parágrafo possui uma divisão de três períodos.
É necessário que verifique apenas os erros gramaticais e estruturais (principalmente no Desenvolvimento 1), pois seus desenvolvimentos possuem fortes opiniões que se adequaram perfeitamente ao tema.
Conclusão:
– É necessária uma conjunção conclusiva no início;
– Muitos corretores preferem que haja a retomada da tese logo após a conjunção;
– Faltou o detalhamento
NOTA: 560
C1- 80
C2-160
C3-120
C4-80
C5- 120
Bruna128
Bons argumentos, no entanto, falta organização lógica na estrutura do texto. Seria interessante, na introdução, apresentar o tema brevemente, em seguida explicá-lo, e por fim, adicionar suas duas teses que serão utilizadas nos parágrafos seguintes. No segundo parágrafo (de desenvolvimento), inserir a primeira tese descrita na introdução, posteriormente utilizar de dados comprovando e, ainda conectando os fatos ao tema. No terceiro parágrafo (desenvolvimento 2), seguir lógica parecida com o anterior, mas agora, com a segunda tese utilizada na introdução. E, finalmente, iniciar o último parágrafo com um conectivo de conclusão, como “em síntese”. Além disso, colocar os agentes que realizarão a ação, definir a ação e mostrar uma forma de aplicação.
Boa sorte! Estamos aprendendo todos juntos.