Desafios e soluções para os problemas do sistema carcerário brasileiro

  • 0

O sistema carcerário brasileiro vive em constante superlotação, em contrapartida  os índices de criminalidade  não diminuem. A frase: “eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens” – dita por Pitágoras – nos permite analisar o atual sistema prisional do Brasil e sua ineficácia de capacitação do detento perante a reinserção social, logo, convém analisarmos as principais consequências dessa problemática no país.

Antes de mais nada, é essencial destacar a importância de se garantir uma estadia decente aos presos. Atualmente, prende-se muitas pessoas no Brasil, com isso as prisões acabam ultrapassando o limite previsto por cela, levando os detentos a dormir no chão, no banheiro, próximo a saídas de esgoto. Motivos esses, em maior escala, que causaram o massacre de Carandiru, em que, resumidamente, as condições de vida insalubres e a superlotação incidiram numa revolta dos presos, que causou, por parte dos carcereiros, uma matança desenfreada, deixando mais de 250 mortos.

Além disso, a reinserção é fundamental para a melhora no sistema penitenciário brasileiro, pois o Brasil é um dos países que mais prende, nosso índice de reincidência é um dos maiores do mundo, porém a criminalidade persiste por todo o país. Por outro lado, a Lei de Execução Penal diz que é dever do estado dar assistência ao preso a fim de prevenir o crime e orientar o retorno à sociedade.

Logo, cabe ao poder Executivo garantir a ressocialização do presidiário, a partir de atividades, cursos etc., para além de reduzir sua pena, ter condições de sair de lá com habilidades que lhe trará alguma renda, bem como fornecer auxílio psiquiátrico. Com o fim de resolver tanto o problema de reincidência, quanto conflitos internos que podem ou não ter sido as causas iniciais dos crimes cometidos, consequentemente não precisaremos mais castigar os homens.

Compartilhar

3 Correções

  1. Oi

    Bom alem dos erros apontados pelos colegas como o uso de primeira pessoa eu gostaria de fazer as seguintes correções

    Sua tese ficou bacana
    Faltou o uso de conectivos entre as frases principalmente no d2 e isso deixou ele a desejar
    Evite o uso de etc e finalize melhor o seu texto, escreva assim
    “Somente assim o …. e o Brasil deixara….”

    • 0
  2. Saudação, essa redação foi bastante argumentativa. Realmente não pode ser escrita em primeira pessoa, faltou ficar mais clara! O último parágrafo poderia ter sido mais específico, uma solução passa pela diminuição de presos provisórios. “Unidades prisionais pequenas, estímulo do contato dos detentos com suas famílias e com a comunidade, trabalho, capacitação profissional e assistência jurídica eficiente. Essas são algumas das características de prisões consideradas modelo que já funcionam pelo país. Elas estão sendo tratadas pelas autoridades como possíveis soluções para os problemas do sistema prisional brasileiro.” (https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/brasil/sistema-carcerario-brasileiro-problemas-solucoes.htm)

    • 0
  3. oi espero ajuda

    sua redação tem erro de escrita, em uma redação modelo enem não poder te 1° pessoa do singular ou plural “nosso índice” vc poderia ter colocado “o índice”. No seu D2 faltou um maior aproveitamento da citação que vc trouxe, apenas jogar os argumentos não vai melhorar sua redação. Tente fazer uma proposta de intervenção clara, deixando bem nítido onde estão os 5 elementos.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.